Disco inacessível... ou não?

zyon_hork

Membro
Boas pessoal, o que se passa é o seguinte, liguei um disco numa placa controladora RAID porque já possuo todos os meus cabos IDE/SATA ocupados tanto com drives DVD+RW como com mais discos. Não pretendo utilizar as capacidades de strip ou mirror data da placa RAID, ou seja, apenas ligar lá o disco, já previamente particionado e formatado e contendo dados (130gbs de 160gbs de capacidade total), e utilizá-lo como se fosse apenas mais um cabo IDE que venha da board, mas neste caso saindo da placa RAID... Quando fiz o boot ao pc tudo correu bem, a BIOS detecta todos os discos e drives e a placa RAID reconheceu o disco como deve de ser, e deixou configurar para ser usado como uma drive normal, e não envolvendo qualquer processo RAID...

Já dentro do windows, na janela de navegação do "meu computador" não há sinal do disco... ao que usando a utility de "gestão de discos" ele aparece... mas não está atribuído, nem possui uma letra de unidade... ao que o xp me recomenda para o converter numa unidade básica ou dinâmica... converti em dinâmica sem saber ao certo as vantagens entre uma e outra, pois anteriormente nunca tinha escolhido tais opções em relação a discos rígidos...

Fiquei sem acesso aos dados do disco, pois após a conversão o xp pede para formatar o disco, coisa que está obviamente fora de questão... montei-o numa caixa de disco externo USB ligada a outro computador... tive de novo de aceder à gestão de discos, e desta vez tanto por sugestão do xp como por não haver outra alternativa, converti em unidade básica... ao que o problema persistiu... não tenho acesso aos dados e o xp pede para formatar...

Quero com tudo isto saber se alguém sabe como ter acesso de novo aos dados sem formatar o disco... usando algum software que anule as modificações que fiz aos dados do disco, ou que as ignore, simplesmente acedendo à informação em bruto, para posterior transferência de tudo para outro disco devidamente funcional, e ENTÃO formatar o problemático... ocorreu-me também usar um LIVE CD de uma distribuição de linux como o knoppix ou o ubuntu, mas como nunca tive muito boas experiências com aceder a unidades ao estar a correr esses S.O. ainda não tentei, até porque estes não devem ler todos os ficheiros por ser um S.O. diferente não?

Aguardo ansiosamente e com a maior das urgências as vossas sugestões, e desde já obrigado pelo tempo dispendido para lerem isto ;)

cheers

ZYON
 
Bem... o que posso dizer é que fizeste porcaria.. :( Um disco dinamico é apenas suportado pelo o Windows (2000, XP e VISTA)

Mas uma coisa... afinal ficas te sem acesso a que disco? O novo ou o XP?
Quando o XP te pede para formatar, é o disco que puseste dinamico e não o disco onde tens os teus dados... A não ser que o disco dinamico seja onde tem os teus dados...

E se as escolhas era entre básico e dinamico.. e se não sabias PORQUE não escolheste básico? Logicamente básico não seria normal? :P

Ou então perguntavas aqui....

Então é assim volta a montar no teu PC, isto se o disco onde ocorreu isso NAO é o que tem os dados importantes, pois se o disco dinamico é o que tem os teus dados então esquece pois já ficas te sem eles, mas não era, era o disco novo não era?

Então formata esse disco..
 
ya .. era o "novo" .. que ja tinha sido usado no mesmo pc onde o estou a montar agora.. a situação é a seguinte: eu tinha já 6 discos no pc ... 4 em ide e 2 em sata.. 1 dos ide (o primary master) é onde tem o S.O. os restantes são para armazenamento .. e visto que tinha os cabos ide todos ocupados, queria montar uma drive dvd+rw que já tinha, e que anteriormente desmontei para ter espaço para mais discos... entretanto arranjaram-me uma placa RAID, e visto que tenho os discos TODOS já com dados não posso formatar nem nada disso, nenhum deles, logo não posso usar a placa RAID para aquilo que ela REALMENTE serve, queria apenas desligar de "um sítio" e montar "noutro", para ter espaço para a drive dvd+rw percebes? mas quando o xp mo detectou (um desses 6 discos, que neste caso foi para a RAID para ser usado apenas como um disco normal), na gestão de discos pediu-me para lhe atribuir que tipo de disco eu queria ter.. e só tinha a opção dinâmico.. ou seja, não tive outra hipótese... não dá mesmo para aceder de forma "transparente" aos dados? só para os sacar? e então depois formatá-lo? obrigado pela atenção :)

ZYON
 
Então, desculpa que te diga, mas ao atribuires o disco como dinâmico já perdeste todos os dados :( ...

Quando o XP não "detectou" o disco ele tava a ter algum problema, e pensava que estava vazio, assim ficas te sem nada
 
É estranho, porque quando convertes de básico para dinâmico devias continuar a aceder na boa.. ainda há pouco tempo fiz isso e correu tudo bem
 
É estranho, porque quando convertes de básico para dinâmico devias continuar a aceder na boa.. ainda há pouco tempo fiz isso e correu tudo bem

Pois, mas pelo o que ele descreveu o XP devia "pensar" que o Disco não estava formatado, logo deve o ter feito depois da conversão..
Talvez um problema de pinos de master/slave nos IDE?
 
poissss ai e que esta meu... o xp n formatou!!! pq deu-me essa opcao mas eu escolhi n formatar!! ou seja apenas se perdeu a forma de aceder aos dados!!! eles estao la tds!! :) ha esperanca assim? ... fdx digam-me ke sim!!!!
 
a discussão já vai longa e, na minha opinião, completamente estéril....
formatado ou não, o disco continua a ter os dados...
por isso, só terás que usar software de recuperação....
 
bem .. quando usei o software sugerido pelo luikki, e quando selecciono a drive em questão para ser recuperada diz-me "drive not available" ... :S devo usar outro? :S
 
apaguei a partição com a gestão de discos, e usei um prog "getdataback" ke me safei na boinha ;) recomendo ao pessoal, obrigado pla ajuda de todos ;)

ZYON
 
Back
Topo