Disco Rigido[DUvida]

JP^^

Power Member
Viva!
O que se passa é o seguinte , eu vou comprar um disco rigido , mas eu so percebo de discos "normais" em termos de memoria e rpm's , tenho ouvido falar sobre "pratos" Raid e isso , alguem me pode dizer o q é isso dos Raid e "pratos" ?

Cumps
 
Os pratos são os discos giratórios que estão dentro do disco. É onde uma espécie de agulha grava os dados.

Quanto ao RAID, é a possibilidade de em vez de teres um disco de 100GB (C:) e um disco de 100GB (D:), passas a ter um disco de 200GB (C:). Resumindo, é uma opção que te permite ter dois discos, mas que tu interages com eles como se fossem apenas um com a soma das capacidades dos dois.
 
Os pratos são os discos giratórios que estão dentro do disco. É onde uma espécie de agulha grava os dados.

Quanto ao RAID, é a possibilidade de em vez de teres um disco de 100GB (C:) e um disco de 100GB (D:), passas a ter um disco de 200GB (C:). Resumindo, é uma opção que te permite ter dois discos, mas que tu interages com eles como se fossem apenas um com a soma das capacidades dos dois.

entao Raid é como se tivesse 2 discos , mas juntos certo?
 
Peço desculpa nao percebi , se for ao Meu Computador aparece disco C e D certo?

Não.

Imagina que tens o DISCO X e o DISCO Y. Tens os dois ligados ao computador. O X tem 100GB e o Y tem 100GB também. Se estes estiverem ligados em RAID, em O Meu Computador apenas vais ter um disco, mas com a capacidade de 200GB (DISCO X + DISCO Y). Percebeste?

EDIT:

Mas atenção que há vários tipos de RAID, eu estava-me a esquecer disso. Há um RAID (RAID-1) em que no DISCO X gravas as coisas normalmente e o DISCO Y automáticamente daz um backup do DISCO X. Entre outros, ...
 
Última edição:
Não.

Imagina que tens o DISCO X e o DISCO Y. Tens os dois ligados ao computador. O X tem 100GB e o Y tem 100GB também. Se estes estiverem ligados em RAID, em O Meu Computador apenas vais ter um disco, mas com a capacidade de 200GB (DISCO X + DISCO Y). Percebeste?

EDIT:

Mas atenção que há vários tipos de RAID, eu estava-me a esquecer disso. Há um RAID (RAID-1) em que no DISCO X gravas as coisas normalmente e o DISCO Y automáticamente daz um backup do DISCO X. Entre outros, ...

Pois , mas se estao juntos e so aparece um no "meu pc" é a mesma coisa que ter 1 normal nao?
desculpem a ignorancia :S
 
Outra coisa ppl , vou comprar um disco só para correr o SO (daqui a uns dias windows vista Ultimate 32) com 80Gb que chega perfeitamente , acham que este é bom em termos de velocidade e essas cenas todas? (é só mesmo para o windows o resto vai para o meu disco "normal") http://www.*****.com/loja/detalhes.php?id=2097
 
RAID 0 - uma partição distribuída por 2 discos. 2x HDD de 160 Gb = 1 partição de 320 Gb. Muito perigoso, se acontece alguma coisa a 1 dos discos, os dados no outro ficam perdidos.

RAID 1 - 2 discos, a mesma partição. 2x HDD de 160 Gb = 1 particao de 160 Gb. Ambos os discos contêm exactamente o mesmo contéudo. É, essencialmente, um backup em tempo real para prevenir contra bad sectors e avarias mecânicas. Se um disco se estragar, o PC vai ler os dados bons ao outro.

Simplifiquei um bocadinho, mas deve dar para entender. Há mais modos RAID, estes sao os mais simples.

O HDD com melhor relação preço/qualidade é o Western Digital de 640 Gb a 7200 rpm. cerca de 80 euros. Apenas 2 pratos. Menos pratos, menos consumo de energia e menos barulho.
 
Outra coisa ppl , vou comprar um disco só para correr o SO (daqui a uns dias windows vista Ultimate 32) com 80Gb que chega perfeitamente , acham que este é bom em termos de velocidade e essas cenas todas? (é só mesmo para o windows o resto vai para o meu disco "normal") http://www.*****.com/loja/detalhes.php?id=2097
Nem olhaste para os preços dos outros discos, pois não? Comprar um disco de 80 Gb é mau negócio quando um disco de 250 Gb custa cerca de 50 euros.

Essa loja parece ter preços desactualizados. Isto é melhor:

http://www.*****.com/*****/ListaProdutos.asp?Familia=Hardware&Grupo=Discos%20R%EDgidos@Hardware&Subgrupo=SATA@Discos%20R%EDgidos&SubgrupoII=

Aquele Seagate de 360 Gb por 50 euros parece simpático. Eu comprava o WD de 640 Gb. É um disco rápido e fica mais barato que comprar 640 Gb de DVD-Rs.
 
Última edição:
Nem olhaste para os preços dos outros discos, pois não? Comprar um disco de 80 Gb é mau negócio quando um disco de 250 Gb custa cerca de 50 euros.

Essa loja parece ter preços desactualizados. Isto é melhor:

http://www.*****.com/*****/ListaProdutos.asp?Familia=Hardware&Grupo=Discos%20R%EDgidos@Hardware&Subgrupo=SATA@Discos%20R%EDgidos&SubgrupoII=

Aquele Seagate de 360 Gb por 50 euros parece simpático. Eu comprava o WD de 640 Gb. É um disco rápido e fica mais barato que comprar 640 Gb de DVD-Rs.

Mas eu só quero pó SO , quero 1 menos de 100Gb ..
Achas que é bom em termo de velocidade e isso TUDO ? (nao interessa a memoria 80Gb chegam)
 
Back
Topo