Disco Rigido fazendo barulho..

Gota

Membro
tipo.. eu tenho 2 discos aki.. um de 60GB (tem uns 5 mees) e um de 200GB (tem 1 mes +/-)
sendo o de 200GB Sata e esta designado pra ser master (eu n sei a marca de ambos)

bem.. hj ao acordar minha mae tava no pc e eu notei q tava a dar uns estalos (parecendo quando se poe algo a fritar mas com menos intensidade e mais baixo) mas parou por um tempo..

raramente os estalinhos voltam e me parece ser do disco q ta mais proximo da parede superior do PC
eu ja experimentei copiar cenas e apagar cenas pros discos separadamente pa tentar descobrir qual deles q ta a dar problema.. mas quando eu faço isso não acontece barulho nenhum..

eu só notei o barulho quando fui extrair uns fixeiros po anbiente de trabalho...
o pc nunca trava nem nada do genero quando esses estalos acontecem...

anyway.. gostaria de saber como faço pa descobrir qual disco q ta a fazer esses barulhos (se for o disco), se existe algum teste ou algo do genero sem ter q abrir a caixa...

se for o disco de 60gb fico mais aliviado =\
 
Última edição:
Se a bios da board tiver liga a opção Smart dos discos pode ser que detecte algum erro, ou numa janela de DOS corres o comando chkdsk /f em ambos os discos, supondo que windows instalado.
 
se não trava nada o pc, deve ser no disco k n tem o Windows.. mas é facil.. desliga o disco k n tem o windows, e s continuares a ter os estalos é desse.. s n tiveres mais estalos é do outro.. instala o speedfan e vê o estado dos discos na opção S.M.A.R.T. faz backup das tuas cenas.. k isso avaria de repente kndo ta assim..
 
Os meus fazem isso quando estão em actividade intensa, principalmente o Raptor. Contudo, não me parece ser algum problema, faço periodicamente testes aos discos, com vários softwares, e além de estarem a abarrotar, não lhes encontro qualquer problema.
 
aproveitando o tópico (desculpa Gota) os meus sata's (1x Seagate 160 + 1x Seagate 120 + 1x WD 80) fazem um barulho altissímo quando estão em leitura e recentemente o pc começou a bloquear. instalei o SO num dos Seagate (originalmente no WD) e acontece exactamente o mesmo.

com a nova board não vinha qualquer suporte c/ os drives sata e apesar de o windows XP Prof. PT SP2 os reconhecer a todos já me questionei se não será um problema dos próprios drives.

no WD corri o software da própria marca (extended test) e nenhum problema detectou. apesar disso fiz um 'low level format' (ñ me recordo do termo exacto) e o problema subsistiu.

algum conselho/opinião?
 
o pc blokeia como? congela mesmo? tens k fazer reset? pode ser algum coflito com algum hardware k tens.. visto k reinstalando o windows persiste.. tenta tirar td e deixa apenas o essencial ligado a ele.. "rato teclado"
 
Tou com um problema parecido,


Tenho um Maxtor SATA com o windows instalado, há 2 dias meti um novo disco WD SATA, a partir de que meti o disco, o computador bloqueia, e mesmo reiniciando depois de o pc bloquear, simplesmente não entra no windows, tenho que esperar tipo 1h para conseguir fazer um reset e entrar no windows...

Eu sei que este problema não pode ser de nenhum problema físico do novo Western Digital, porque simplesmente ainda nem fiz as partições (devido a este problema).
O que estou para aqui a imaginar é que secalhar o meu Maxtor Aquece muito devido que meti este novo disco, logo menos espaço para circulação do ar, mas como isto é uma suposição minha e eu não sendo nenhum tecnico, não consigo confirmar se é este o problema, o facto é que ao retirar da caixa o disco novo, eu consigo usar o computador sem nenhum freeze.


Tou confuso e não sei realmente identificar o problema e corrigir!


Sugestões?
 
Isso são falhas de leitura, mais frequentes em regra em discos de alta performance (10k rpm por ex). No Verão sou obrigado a ligar as ventoinhas da caixa (que normalmente mantenho desligadas) para evitar esse tipo de problemas.

Os discos na vertical também é uma causa comum. Os discos estão optimizados para funcionar horizontalmente e mesmo que funcionem verticalmente, a probabilidade de falhas de leitura aumenta, sobretudo mais uma vez, em discos de alta performance.

Uma boa solução para o problema da temperatura se não tiverem formas convencionais de aumentar a ventilação é simplesmente abrir a caixa e trabalhar com ele assim. Se mesmo assim não for suficiente, peguem numa ventoinha (das que usamos para nós) e apontem-na lá para dentro.

Outra boa ideia é, no caso da existência de múltiplos discos, em espaçá-los o mais possível entre eles. É melhor por vezes usar as slots livres das drives 5,25 (DVD-ROM, CD-ROM, etc) para meter discos adicionais, com adaptadores 3.5 claro está, do que empilhá-los nas slots de 3,5 onde aquecem mais.

O bloqueio no sistema deve-se ao facto de ele ficar incapaz de aceder ao disco. Os estalos que ouvem são os magnetos internos a disparar depois de cada reboot do disco após cada tentativa fracassada de leitura. Eles basicamente tentam ler, falham e reiniciam-se e fazem-no sucessivamente. Alguns entram em idle após várias tentativas falhadas e só tentam novamente algum tempo depois, outros continuam perpetuamente até conseguir ler com sucesso.

EDIT: Se têm curiosidade, esventrem um disco velho ou inutilizado e brinquem com a agulha e os magnetos para perceber o que acontece. Ou então vão para o INESC trabalhar ou estudar, lol.
 
Última edição:
Os discos na vertical também é uma causa comum. Os discos estão optimizados para funcionar horizontalmente e mesmo que funcionem verticalmente, a probabilidade de falhas de leitura aumenta, sobretudo mais uma vez, em discos de alta performance.


Bem, secalhar mencionaste o problema!


Não tenho o disco boot na vertical mas tá com a traseira inclinada e a frente levantada, devido a uma engenhoca que fiz para aqui, pois tenho uma caixa Coolermaster Centurion (não me lembro da versão :P) e esta caixa trás um compartimento especial para HD's, em que não usa parafusos mas sim duas abas que depois encaixam nesse compartimento.
Devido a ter só 2 abas (ou seja só dá para um disco), meti as abas no disco novo (é novo tem que se estimar) e o velho (com o windows) montei aqui uma engenhoca que fazia o disco estar ligeiramente inclinado (é mesmo ligeiramente), pensei que não fizesse mal (por ser ligeiramente).


Não sei se estão a ver as "abas que estou a falar" o que acontece é que fui há loja informática cá da terra e disseram-me que isso não se vende separado (o que me obrigou a montar o disco desta forma, pois é rídiculo compra uma caixa nova tendo esta que é bem boa! e por causa de mais um par de abas).


Tou a ver que vou ter que improvisar ainda mais para meter o disco completamente direito, porem tou sem ideias. :\


PS: Isto se for mesmoooooooo disso, mas não tou a ver outra razão! Porque a de refrigeração era a minha "pista" devido a pensar que o que estava a fazer não teria problemas!
Sorry se o post foi confuso. :P
 
Confesso que não conheço o caso em particular mas penso que fiquei com uma ideia. Aconselho-te a pegar no disco e a metê-lo na horizontal no chão da caixa nem que seja para ver se é essa a causa.

A minha Lian-Li tem um compartimento para 6 discos na vertical. Tive um problema similar com um dos meus discos Raptor, coloquei esse compartimento dentro da caixa mas com os discos na horizontal e há 6 ou 7 anos que não tenho problemas (idade do PC em causa).
 
Não há problema em completamente apoiar no chão da caixa, tipo o chip não fica em contacto? E a temperatura?



Edit: E tou a falar de discos de 7200 rpm! Ou seja o problema de ser discos de alta rotação excluísse.
 
Última edição:
Back
Topo