Problema Disco Rígido internamente não é reconhecido pela BIOS

Rakter

Folding Member
Olá,

Nunca me tinha ocorrido tal problema com discos rígidos.

Tenho 2 WDC WD80EZAZ de 8TB em caixa externa e são reconhecidos sem quaisquer problemas ( USB 3.0).

Comprei entretanto uma placa pcie com 4 portas sata pois a minha motherboard só dispõe de 6 e estão todas ocupadas.

Instalei tudo sem problema e reparei que não me reconhecia os discos internamente. Fiz despiste da placa pois pensei que fosse problemas da mesma, os outros discos lá são reconhecidos. Troquei os cabos SATA 3 e de alimentação e nada. Liguei os discos WDC WD80EZAZ à própria motherboard e a BIOS nem os reconhece, diz que as portas estão vazias.

A motherboard é uma MSI X470 gaming m7 ac e tem ligadas às próprias portas SATA 2 discos de 4TB, um de 2TB, um SSD de 500GB e 2 drives opticas.

Alguém faz ideia do que será?
 
Deverá estar relacionado com isto.
Gandas sacanas estes gajos da WD, Vou testar isso do pino.

Obrigado a todos pelo tempo dispensado.

Tens a BIOS actualizada? Eu já tive um problema em que o computador encravava ao ligar-se discos de 4TB exFAT e a solução foi actualizar a BIOS!!!

Sim tenho a última BIOS disponível. deve ser o problema que o asof descreveu .
Obrigado
 
Tive a ler um pdf da WD e será que isto resolve?

There is a simple fix if you find yourself in a situation where an Ultrastar SATA HDD is not spinning up. By using a simple “Molex to SATA” power connector (Figure 1) to supply power to the HDD, you can usually eliminate the problem. Changing the power connector effectively removes power from P3 (Pin 3) and allows the drive to spin up normally

https://documents.westerndigital.co...h-brief-western-digital-power-disable-pin.pdf
 
@Rakter resolve porque o conector molex só tem +5V (fio vermelho) e +12V (fio amarelo), não tem +3.3V, e é a presença de alimentação de +3.3V que faz com que o disco não seja detectado.
 
Boas,

A boa notícia é que tens dois "disquinhos" bem bons para NAS, na realidade são da série Helium He10 (Helium filled) e caros pa carai.
Claro que tinham de ter alguma diferença, são de 5400rpm mas para NAS são óptimos.

Cumps.
 
Boas,

A boa notícia é que tens dois "disquinhos" bem bons para NAS, na realidade são da série Helium He10 (Helium filled) e caros pa carai.
Claro que tinham de ter alguma diferença, são de 5400rpm mas para NAS são óptimos.

Cumps.

E foram relativamente baratos. Comprei o ano passado 2 discos wd externos MyBook para retirar da caixa e usar.
Agora são as versões 12TB que também estão a bom preço mas para já não tenho problemas de espaço lol.
 
Back
Topo