1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Disco rígido reconhecido mas aparentemente morto

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por rena, 29 de Setembro de 2012. (Respostas: 10; Visualizações: 820)

1. rena

rena What is folding?

Boas,

Deram-me um disco rígido externo (multimédia). É um Dane Elec So Speaky de 1TB.
    O disco deixou de funcionar no antigo dono e eu ando a tentar ressuscitá-lo.
    Comecei por ligá-lo por USB e o disco é reconhecido e as respectivas drivers são instaladas. O problema é que não aparece o tamanho do volume nem tão pouco dá para abrir no My Computer. Tentei abrir o Disk Manager do Windows e o computador bloqueia.
    Abri a caixa e tirei o HDD interno. É um F1 3.5" SATA da Samsung de 1TB. Liguei-o diretamente à mobo do meu desktop e ele é reconhecido na BIOS mas nem aparece no My Computer.
    Já vi que este disco para ser usado como multimédia tem que ser formatado em FAT32; pergunto-me se o antigo dono não o tentou formatar em NTFS e houve algum problema.
    A minha ideia era ligar ao desktop, formatar em FAT32 e tentar usar como multimédia. Se não desse formatava em NTFS e usava-o no desktop. Mas visto que o disco é reconhecido mas é como se estivesse completamente morto no computador...não sei o que fazer.
    (Também já o meti como primeiro no Boot e tentei instalar o Windows diretamente pelo boot e não acontece nada...embora ele seja reconhecido na BIOS).
    Alguém tem ideias?

2. DavidJamez

DavidJamez Power Member

liga-o na motherboard do pc e testa-o com o ESTool, acho q tem no HirenBootCD.
    se der erros, lixo.

3. rena

rena What is folding?

Dá erros no ESTool :/
    Bad Sector :/

Não há nada que se possa fazer?

4. custandre

custandre Power Member

Podes tentar usar HDD Regenerator, mesmo que corrija os bad sectors, não significa que o disco fica a funcionar e mesmo que fique pode falhar pouco tempo depois.

5. rena

rena What is folding?

Deixei-o durante 2h e meia a correr o HDD Regenerator e tinha encontrado quase 2000 Bad Sectors e corrigido 6...acho que vou desistir.

6. seed.helper

seed.helper Power Member

nao desistas ... pode ser o suficiente para recuperares a info

arranjas outro disco para passar depois

7. asus_vento

asus_vento Power Member

Se for um problema "lógico" e não "mecânico", arranja o chip controlador e substitui o do disco. Se o problema for mecânico e se não estiveres à vontade de arranjar o HD por dentro, deixa para quem sabe.
    Se tiver garantia, envia-o.

Detetar erros lógicos: reconhecimento inadequado, desaparecimento indevido nos gestores de discos, etc etc.
    Detetar erros mecânicos: cliques na leitura das platinas, arranques e paragens sucessivas, etc etc.

Cumps

8. 2h a corrigir, e desistes?
    isso e coisa pa levar dois dias lol
    continua o scan, podera funcionar...ou nao.

9. rena

rena What is folding?

Desisti porque vi que ia nos 1000 e tal Bad sectors e não passava dos 6 regenerated em 2.5h.

Não tenho nenhuns dados que me interessem no disco já agora. O objectivo é simplesmente ficar com um HDD de 1TB a funcionar.

E como posso ter a certeza que é um erro lógico e não mecânico? Ou não posso?

10. asus_vento

asus_vento Power Member

Simplesmente não podes, só entendidos realmente conseguiram te dize-lo, ao verem o disco.

Cumps

11. rena

rena What is folding?

Será que vale a pena continuar com o HDD Regenerator?
    Vi pessoal na net a dizer que com 20h a correr, tinha encontrado/restaurado 1000 Bad Sectors e ia a 8%. Estimativa de 240h.
    Houve alguém que respondeu que se tinha tanto Bad Sectors mais valia comprar outro disco.

Partilhar esta Página