Disco rigidos, qual a melhor solução!?

Blue_Men

Power Member
Boas Pessoal!

Tenho uma dúvida que gostava que me dessem a vossa opinião.

Entre ter no sistema apenas um disco rigido, mas com duas partições uma para o SO, programas e jogos e a outra partição para guardar os meus ficheiros. Ou então a melhor solução será ter 2 discos e usar apenas uma partição em cada um deles, ficando assim um disco para SO, programas e jogos e o outro disco para ficheiros.
Qual das duas soluções será a melhor em termos de rapidez?

Cumps
 
Eu tenho 3 discos. 2 a fazer raid, e um stand alone. No raid tenho 2 partições: SO + programas e na outra os jogos. Se algum dos discos se brecar, tudo bem, volta-se a instalar o SO e os jogos. Alem disso, sento raid, é mais rápido, logo é o melhor sitio para ter o SO e os jogos. No outro disco, tenho todos os ficheiros (com respectivo backup obviamente).

Se tiveres dinheiro, compra 2 discos. Um de pequena capacida (e single plate de preferencia, tipo 250Gb) para o SO e jogos que puchem mais pelo disco, mas com 2 partições, uma para o SO e outra para os jogos, e um outro disco, de maior capacidade e mais lento, para toda a tralaha que tenhas.
 
2 discos em Raid 0 seria o mais rápido, mas se um dos discos dá o "berro" arriscas-te a não conseguir recuperar nada.
 
Eu tenho 3 discos. 2 a fazer raid, e um stand alone. No raid tenho 2 partições: SO + programas e na outra os jogos. Se algum dos discos se brecar, tudo bem, volta-se a instalar o SO e os jogos. Alem disso, sento raid, é mais rápido, logo é o melhor sitio para ter o SO e os jogos. No outro disco, tenho todos os ficheiros (com respectivo backup obviamente).

Se tiveres dinheiro, compra 2 discos. Um de pequena capacida (e single plate de preferencia, tipo 250Gb) para o SO e jogos que puchem mais pelo disco, mas com 2 partições, uma para o SO e outra para os jogos, e um outro disco, de maior capacidade e mais lento, para toda a tralaha que tenhas.

Eu tenho dois discos 1 Seagate single plate de 250GB e outro Seagate de 500GB com 32mb cache, mas acho que o de 500 é mais rápido para ter o SO jogos e programas do que de 250GB, logo estava pensar utilizar o de 250GB para ficheiros.

É a melhor solução?
 
Os sinlgle plate penso serem mais rápidos.

Mas olha que acho que não, o tempo de acesso dos single plate é em média de 15ms, enquanto que o de 500GB tem tempo de acesso a 12,3 +/-, isto pelo hdtune e hdtach!
Noto por exemplo que quando tou a jogar na fase em que está a carragar o jogo o single plate é mais lento.

Cumps
 
Eu tenho dois discos 1 Seagate single plate de 250GB e outro Seagate de 500GB com 32mb cache, mas acho que o de 500 é mais rápido para ter o SO jogos e programas do que de 250GB, logo estava pensar utilizar o de 250GB para ficheiros.

É a melhor solução?

eu tb comprei esse seagate 7200.11 , e segundo um review, o single plate de serie 7200.11 de 320gb é mais rapido (pouco, mas é) que o de 500gb, pois o de 500gb tem 2 pratos.

Mas agr 500gb 7200.11 vs 320gb 7200.10 por exemplo, penso que o de 500gb 7200.11 será mais rapido..
 
Mas olha que acho que não, o tempo de acesso dos single plate é em média de 15ms, enquanto que o de 500GB tem tempo de acesso a 12,3 +/-, isto pelo hdtune e hdtach!
Noto por exemplo que quando tou a jogar na fase em que está a carragar o jogo o single plate é mais lento.

Cumps

fizes.t o teste com os teus ? ou vist num review ?
 
eu tb comprei esse seagate 7200.11 , e segundo um review, o single plate de serie 7200.11 de 320gb é mais rapido (pouco, mas é) que o de 500gb, pois o de 500gb tem 2 pratos.

Mas agr 500gb 7200.11 vs 320gb 7200.10 por exemplo, penso que o de 500gb 7200.11 será mais rapido..

Sim mas isso é em realação ao single plate de 320GB, que são mais rápidos do que os seagate single plate de 250GB.

Penso que por ordem de performance em relação a esses três seja assim:
320GB SP 7200.11 > 500GB 32MB 7200.11 > 250GB SP 7200.10

fizes.t o teste com os teus ? ou vist num review ?

Fiz o teste com os meus!

Cumps
 
Sim mas isso é em realação ao single plate de 320GB, que são mais rápidos do que os seagate single plate de 250GB.

Penso que por ordem de performance em relação a esses três seja assim:
320GB SP 7200.11 > 500GB 32MB 7200.11 > 250GB SP 7200.10



Fiz o teste com os meus!

Cumps

Mas estás a comparar um .11 com um .10. Se falares dum 250Gb .11 com um 320 .11 o 250 é mais rápido.

Mas mesmo assim, os SP .10 penso serem mais rápidos que os .11 de 2 pratos.
 
nah, vi num review, e apenas o 320gb 7200.11 ganha ao 500gb 7200.11 , mesmo tendo um 16mb e o outro 32mb, mas cmo ja disseram é devido ao numero de pratos =/

eu ja formatei o meu de 500gb e no format notei diferenca para o meu anterior de 320gb 7200.10, a instalar o winxp, nao notei..!! vou ver cmo ele se porta agr nos loadings e boots :)

cumps
 
Eu da próxima vez que formatar vou usar o disco de 500GB para o SO, programas e jogos numa única partição e o disco de 250GB SP para guardar ficheiros, penso que seja a melhor solução!
 
Back
Topo