Disco SSD desapareceu e reapareceu

kikofra

Power Member
Caracteristicas dos portátil: https://pt.dynabook.com/discontinued-products/satellite-l50-a-18t/

Boa noite a todos,

na sexta feira troquei o HDD deste portátil por um SSD mais especificamente um kingston a400 de 480gb. Fiz um clone do disco original usam o macrium. Instalei o disco e tudo correu bem. Hoje a reiniciar o pc nao fez boot, vou ver ao menu da bios e nao detectava o disco. Mudei o tipo de boot de UEFI para a outra opção e nada. Voltei então a mudar para UEFI e lá fez boot de novo. Acho muito estranho isto ter acontecido, que acham que poderá ter acontecido? Tenho também um disco externo, que quando reiniciei o sistema estava conectado. Poderá ter feito interferência?

Obrigado,
 
Creio que o disco externo interfere apenas se tiveres o boot por USB à frente do SSD/HDD.
E estava :\ lembrei-me que podia ser isso, mas quando tentei selecionar o boot pelo SSD não estava a ser detectado nenhum disco. Estou com um bocado de receio que o SSD tenha alguma avaria, há relatos de problemas no firmware deste modelo
 
@kikofra

Entretanto voltou a acontecer? Ou se tentaer

Se o disco é novo, creio que o melhor é ativar a garantia, ou devolver e comprar outro modelo, se esse tem problemas de firmware como dizes.
 
@kikofra

Entretanto voltou a acontecer? Ou se tentaer

Se o disco é novo, creio que o melhor é ativar a garantia, ou devolver e comprar outro modelo, se esse tem problemas de firmware como dizes.
Finalmente tive oportunidade de voltar a testar. Desligei o disco externo, e depois desliguei o pc, e a mesma coisa voltou a acontecer. Voltei a desligar e carreguei f8 depois de ligar e lá voltou a fazer boot normal. Desliguei de novo e o mesmo erro. Liguei outra vez carregando f8 antes de ligar e erro. Desligei liguei e carreguei f8 e lá fez boot.
Alguém faz ideia do que seja isto?
 
Sinceramente parece problema do SSD.

Ainda tens o HDD antigo? Nunca deu problemas do género?
Provavelmente será. Estou a experimentar repor o computador, vou ver se resolve, mas duvido. Experimentei fazer boot por USB com um software de testes e o disco até apareceu, mas tenho de voltar a testar.
O HDD antigo ainda o tenho, acho que vou experimentar coloca-lo de novo e ver o que acontece. Problemas destes nunca, só uma lentidao tremenda por vezes, mas nao sei se seria só por ser um HDD de 5400rpm. Hei de ter algures outro sdd da toshiba, se o encontrar ainda vou testar a ver se da
 
Ps:
Acho que tenho a ultima versão da Bios 1.9, o EC é 1.3
o firmware segundo a aplicação da kingston também é o mais recente.
A reposição do sistema falhou... Não consegui perceber o motivo ainda :\
 
Bem, isto é esquesito, experimentei fazer boot com o systtem rescue cd e na primeira vez nao apareceu o usb nem o ssd, fui a bios, mudei de uefi para csm e nao deu, voltei a uefi e lá apareceu, fui ao gparted e tentei corrrigir o sector de boot do ssd, penso que nao tenha sido corrigido nada, mas as ultimas vezes que reiniciei e desliguei o pc tem feito boot para o ssd direito.
 
Isso é tudo muito estranho...
No site dos drivers do portátil não existe nenhum update para a BIOS? Não encontras pela net alguém com o mesmo modelo que tenha tido problemas semelhantes?

Se puderes testar outro SSD, ficavas a saber se o problema era do SSD novo ou não; o disco antigo ser lento é normal, e se estiver muito cheio pior ainda, as 5400rpm não fazem milagres.
 
Back
Topo