[Discussão] Frames/s e jogabilidade

mauro1855

I'm cool cuz I Fold
Boas pessoal. Penso que esteja a postar no local correcto.
Eu e um grupo de amigos táva-mos a discutir a existência de uma relação entre a quantidade de frames por segundo e a jogabilidade dos jogos, e houve alguma discordância.
Essa discordância baseia-se em quê? Bem, todos defendemos que, de facto, quanto mais FPS, melhor a jogabilidade. No entanto, um dos nossos "compinchas" disse que, por exemplo, no Quake 3, quanto mais FPS, maiores seriam os saltos que conseguia dar (devido à velocidade), e que se notava isso numa passagem de 60 FPS para 333 FPS, por exemplo... Outros dizem que "não pode ser", e outros dizem que a partir dos 30fps a diferença já não será assim tanta para o olhos humano perceber, notando apenas melhor fluidez...

Ou seja, ninguém tem dúvidas que fica mais fluído quanto mais FPS, mas será que provoca alguma alteração na física do jogo como, por exemplo, saltos maiores ou corridas mais rápidas.
É isso que se propoem discutir...

(Já agora, não digam mal aqui do pessoal que se não eles ainda vos poem de férias na Zwame -> Só a brincar)...

Cumps
 
Última edição:
Acredito que haja alterações na "fisica" e "dinamica" do jogo havendo mais FPS, ha exemplos no CS e Quake3 noutros desconheço tb não sou jogador avido de de First Person Shooters.

Quanto aos 30 vs 60fps para min varia de jogo para jogo, ha uns tempos fiz uma experiencia no WOW ha um commando que serve para limitar os FPS normalmente tenho 75fps(vsync ligado) meti 30fps, vi logo a diferença brutal mas depois de 15-20minutos de jogo ja não notava muita diferença acho que o cerebro "abitua-se".

Quanto a diferença de 60fps+ eu não noto quase nenhuma, para min 60 ja é super fluido e não precisso de mais, talvez por jogar ainda em CRT.

Para min o mais importante e não haver quedas de FPS tipo estarmos a jogar a 60fps+ e de vez em quando cair para 20-30fps durante 2segundos ou mais isso é que é frustrante.
 
Ou seja, ninguém tem dúvidas que fica mais fluído quanto mais FPS, mas será que provoca alguma alteração na física do jogo como, por exemplo, saltos maiores ou corridas mais rápidas.
É isso que se propoem discutir...

No Quake 3 sei que provocava, penso que era um conhecido "exploit", no cs estar sempre colado aos 100FPS dava realmente outra sensibilidade no que toca a jogabilidade e liberdade de movimentos/noção do espaço.

Agora, isso acontecia nesses motores, nos mais modernos isso não acontece, e não porque não conseguimos muitos FPS, mas apenas porque os motores são menos bug-victim que os anteriormente referidos...

Quanto aos 30fps vs 60fps, isso já foi mais que debatido aqui, e a conclusão a que normalmente se chega, é que os 60FPS são o ideal, se bem que valores 30+ são suportáveis em alguns jogos e valores 30- são slideshow.

Não metam é o olho humano ao barulho, pois se vos fecharem numa sala escura e passarem 199 frames totalmente brancas por segundo intervaladas por uma frame preta, o olho humano vai notar a diferença, portanto... Falemos de fluidez...
 
Lembro-me de haver jogos que isso fazia diferença, outros até a velocidade do processador.
Isso era antigamente, agora acho que já nada disso acontece...

btw: quem tem dúvidas se existe diferença entre 30, 60, 100 fps teste este programa.
Num lado metam 30/60fps noutro 60/100fps e vejam por vocês próprios :)
 
Eu no Cod4 consigo saltar coisas com 250fps que com 60 nunca iria conseguir msm que tentasse horas a fio. Porquê? nao tenho a certeza mas diria que os milisegundos a menos ganhos entre os frames fazem toda a diferença.

a 60fps há 1frame a cada 16.7ms, ora a 250 tens a cada 4ms o que possiblita saltares mais perto do limite da berma
 
Última edição:
a 60fps há 1frame a cada 16.7ms, ora a 250 tens a cada 4ms o que possiblita saltares mais perto do limite da berma
Mas repara que a alteração no frames não devia alterar a física do jogo, simplesmente a placa gráfica processa a informação mais rapidamente, e mostra mais informação no mesmo espaço de tempo, não devendo alterar a física do jogo.

Quanto ao jogo quake 3, ontem durante a nossa discussão fizemos umas pesquisas e concluimos que o Quake 3 tinha um bug, eram os "números mágicos". Se se pusesse o Quake a 333 ou a 125 Fps, os saltos eram mais altos. Diz que a 333fps aquilo dava tão alto que o pessoal até batia com a cabeça no tecto, ou assim... Foi mesmo um bug que mais tarde foi corrigido, depois de um dos "programadores" observar o código do jogo, mais especificamente as unidades que davam a gravidade, velocidade, etc, e reparou-se que nas suas equações, a quantidade de frames influenciava os valores...

Cumps
 
Eu no Cod4 consigo saltar coisas com 250fps que com 60 nunca iria conseguir msm que tentasse horas a fio. Porquê? nao tenho a certeza mas diria que os milisegundos a menos ganhos entre os frames fazem toda a diferença.

a 60fps há 1frame a cada 16.7ms, ora a 250 tens a cada 4ms o que possiblita saltares mais perto do limite da berma

Eu noto claramente a diferença de 30fps para 60 ou mesmo de 50 para 60 mas para mim os saltos são sempre iguais :S
 
o olho humano não nota diferença apartir de 50 fps (acho eu se não for é para menos e não pra mais) por isso mais de 50 + n se nota diferença
 
Acho que nos CoD (dizem os entendidos) que quantos mais FPS: mais alto saltam, mais tiros mandam por segundo, mais facil é acertar nos oponentes, etc.

Eu não sei, sempre lutei para ter os FPS a 60 xD
 
o olho humano não nota diferença apartir de 50 fps (acho eu se não for é para menos e não pra mais) por isso mais de 50 + n se nota diferença

O olho humano é uma coisa que não existe, cada pessoa vê de diferente maneira, logo por aí não pode haver um limite fixo universal (50fps).
Para além disso há testes de pilotos que conseguem ver diferenças a 200fps..

Já tinha ouvido 25, 60 agora essa dos 50 é nova :) deve ser por modas.
 
No CS 1.6 embora alguma gente afrima que não existe uma diferença enorme na jogabilidade.
Mas qualquer pc corre o CS 1.6 a 100 FPS
 
Back
Topo