1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

[Discussão] Frames/s e jogabilidade

Discussão em 'PC Gaming' iniciada por mauro1855, 24 de Junho de 2009. (Respostas: 12; Visualizações: 935)

  1. mauro1855

    mauro1855 I'm cool cuz I Fold

    Boas pessoal. Penso que esteja a postar no local correcto.
    Eu e um grupo de amigos táva-mos a discutir a existência de uma relação entre a quantidade de frames por segundo e a jogabilidade dos jogos, e houve alguma discordância.
    Essa discordância baseia-se em quê? Bem, todos defendemos que, de facto, quanto mais FPS, melhor a jogabilidade. No entanto, um dos nossos "compinchas" disse que, por exemplo, no Quake 3, quanto mais FPS, maiores seriam os saltos que conseguia dar (devido à velocidade), e que se notava isso numa passagem de 60 FPS para 333 FPS, por exemplo... Outros dizem que "não pode ser", e outros dizem que a partir dos 30fps a diferença já não será assim tanta para o olhos humano perceber, notando apenas melhor fluidez...

    Ou seja, ninguém tem dúvidas que fica mais fluído quanto mais FPS, mas será que provoca alguma alteração na física do jogo como, por exemplo, saltos maiores ou corridas mais rápidas.
    É isso que se propoem discutir...

    (Já agora, não digam mal aqui do pessoal que se não eles ainda vos poem de férias na Zwame -> Só a brincar)...

    Cumps
     
    Última edição: 24 de Junho de 2009
  2. akgis

    akgis Power Member

    Acredito que haja alterações na "fisica" e "dinamica" do jogo havendo mais FPS, ha exemplos no CS e Quake3 noutros desconheço tb não sou jogador avido de de First Person Shooters.

    Quanto aos 30 vs 60fps para min varia de jogo para jogo, ha uns tempos fiz uma experiencia no WOW ha um commando que serve para limitar os FPS normalmente tenho 75fps(vsync ligado) meti 30fps, vi logo a diferença brutal mas depois de 15-20minutos de jogo ja não notava muita diferença acho que o cerebro "abitua-se".

    Quanto a diferença de 60fps+ eu não noto quase nenhuma, para min 60 ja é super fluido e não precisso de mais, talvez por jogar ainda em CRT.

    Para min o mais importante e não haver quedas de FPS tipo estarmos a jogar a 60fps+ e de vez em quando cair para 20-30fps durante 2segundos ou mais isso é que é frustrante.
     
  3. lohka_86

    lohka_86 Banido

    No Quake 3 sei que provocava, penso que era um conhecido "exploit", no cs estar sempre colado aos 100FPS dava realmente outra sensibilidade no que toca a jogabilidade e liberdade de movimentos/noção do espaço.

    Agora, isso acontecia nesses motores, nos mais modernos isso não acontece, e não porque não conseguimos muitos FPS, mas apenas porque os motores são menos bug-victim que os anteriormente referidos...

    Quanto aos 30fps vs 60fps, isso já foi mais que debatido aqui, e a conclusão a que normalmente se chega, é que os 60FPS são o ideal, se bem que valores 30+ são suportáveis em alguns jogos e valores 30- são slideshow.

    Não metam é o olho humano ao barulho, pois se vos fecharem numa sala escura e passarem 199 frames totalmente brancas por segundo intervaladas por uma frame preta, o olho humano vai notar a diferença, portanto... Falemos de fluidez...
     
  4. songoku

    songoku Power Member

    Lembro-me de haver jogos que isso fazia diferença, outros até a velocidade do processador.
    Isso era antigamente, agora acho que já nada disso acontece...

    btw: quem tem dúvidas se existe diferença entre 30, 60, 100 fps teste este programa.
    Num lado metam 30/60fps noutro 60/100fps e vejam por vocês próprios :)
     
  5. Tsuchi

    Tsuchi Banido

    Eu no Cod4 consigo saltar coisas com 250fps que com 60 nunca iria conseguir msm que tentasse horas a fio. Porquê? nao tenho a certeza mas diria que os milisegundos a menos ganhos entre os frames fazem toda a diferença.

    a 60fps há 1frame a cada 16.7ms, ora a 250 tens a cada 4ms o que possiblita saltares mais perto do limite da berma
     
    Última edição: 24 de Junho de 2009
  6. mauro1855

    mauro1855 I'm cool cuz I Fold

    Mas repara que a alteração no frames não devia alterar a física do jogo, simplesmente a placa gráfica processa a informação mais rapidamente, e mostra mais informação no mesmo espaço de tempo, não devendo alterar a física do jogo.

    Quanto ao jogo quake 3, ontem durante a nossa discussão fizemos umas pesquisas e concluimos que o Quake 3 tinha um bug, eram os "números mágicos". Se se pusesse o Quake a 333 ou a 125 Fps, os saltos eram mais altos. Diz que a 333fps aquilo dava tão alto que o pessoal até batia com a cabeça no tecto, ou assim... Foi mesmo um bug que mais tarde foi corrigido, depois de um dos "programadores" observar o código do jogo, mais especificamente as unidades que davam a gravidade, velocidade, etc, e reparou-se que nas suas equações, a quantidade de frames influenciava os valores...

    Cumps
     
  7. Stripes

    Stripes Power Member

    Eu noto claramente a diferença de 30fps para 60 ou mesmo de 50 para 60 mas para mim os saltos são sempre iguais :S
     
  8. manelis

    manelis Power Member

    claro que são iguais, fica as ver com mais soluços a mesma informação
     
  9. rodrigocampos

    rodrigocampos What is folding?

    o olho humano não nota diferença apartir de 50 fps (acho eu se não for é para menos e não pra mais) por isso mais de 50 + n se nota diferença
     
  10. Master_Link

    Master_Link Power Member

    Acho que nos CoD (dizem os entendidos) que quantos mais FPS: mais alto saltam, mais tiros mandam por segundo, mais facil é acertar nos oponentes, etc.

    Eu não sei, sempre lutei para ter os FPS a 60 xD
     
  11. songoku

    songoku Power Member

    O olho humano é uma coisa que não existe, cada pessoa vê de diferente maneira, logo por aí não pode haver um limite fixo universal (50fps).
    Para além disso há testes de pilotos que conseguem ver diferenças a 200fps..

    Já tinha ouvido 25, 60 agora essa dos 50 é nova :) deve ser por modas.
     
  12. telmo_d

    telmo_d Power Member

    No CS 1.6 embora alguma gente afrima que não existe uma diferença enorme na jogabilidade.
    Mas qualquer pc corre o CS 1.6 a 100 FPS
     
  13. rodrigocampos

    rodrigocampos What is folding?

    é verdade confirmo, faz uma grande diferença
     

Partilhar esta Página