[Discussão] Qual a distribuição mais user friendly?

Mantem-te no Ubuntu, quando achares que já sabes resolver a maioria dos problemas que te surjam, muda para outra distro mais avançada (se quiseres).
 
Boas.
Estou a pensar começar a deixar Windows e passar para Linux, mas não sei como começar.
Sei +/- como funciona Linux, sei que não é fazer "seguinte, seguinte" para instalar programas e sei que vou ter que usar muito o google. Mas só usei Linux através de LiveCD.
O meu pc é um portátil: 256mb de ram, Pentium4 2.4Ghz, 30Gb de disco, MobilityRadeon de 64mb (placa grafica)...
Que distribuição de Linux aconselham?
Há algum tópico para ajudar a começar em Linux, ou é melhor criar um?

Obrigado desde já
:wink:
Boas pessoal.
Depois de estar praí 2 meses sem voltar a tentar por isto a funcionar (instalei o Linux mas não tenho net num modem por ethernet) queria pedir mais opções...

Que distro aconselham?
 
Se não tens mesmo nenhuma experiência então aconselho uma distro tipo ubuntu... Talvez o kubuntu com o kde te seja mais familiar dos tempos de windows :P
 
Não uses o Kubuntu por nada. É a pior distribuição com KDE que existe. Ficas logo com má ideia do Linux. Ubuntu, que utiliza maioritariamente Gnome, no entanto, está bastante bem conseguida. Aconselhável para iniciantes.

Se procuras uma distro para substituir o windows e não queres aprender muito sobre unix e linux, ubuntu é a tua escolha. Se queres aprender e és uma pessoa com facilidades, tens outras hipóteses melhores, na minha opinião. Eu talvez fosse antes para um Mandriva ou Fedora, pois são distros muito boas, acessíveis mesmo para quem sabe pouco ou nada de linux. Verdade seja dita, também não sou fã de Ubuntu.

Também há que ter em conta se preferes uma distro incrivelmente actualizada, com todos os últimos programas, mas que pode não ser a mais estável, ou se preferes estabilidade total, sacrificando umas actualizações de programas, nunca de segurança.

Mas Linux é linux. O melhor que tens a fazer é agarrar em VMWare, VirtualBox, ou um pc extra que tens, instala uma distro Linux e experimenta. Se gostares usa-o ;)
 
Eu já tenho aqui uma distro de debian instalada mas a net não me dá... :(
Prefiro uma distro mais estável e com menos actualizações... Onde posso arranjar uma distro de Mandriva mais antiga (a mais recente não deve correr muito bme aqui)?
 
Eu já tenho aqui uma distro de debian instalada mas a net não me dá... :(
Prefiro uma distro mais estável e com menos actualizações... Onde posso arranjar uma distro de Mandriva mais antiga (a mais recente não deve correr muito bme aqui)?

Agora estou a recordar-me de ti e da situação que viveste com o Debian. Foi realmente complicado e, pelo que percebi, ainda não deste a volta a isso do modem...

Porque dizes que a mais recente nao corre bem aí? A versão 2008 sai em breve, se nao me engano, agora em Setembro, ou Outubro. Mas podes experimentar o Mandriva one 2007.1. Não te aconselho outra do Mandriva senão a One. Saca em http://darkstar.ist.utl.pt/ (nacional e super rápido).
 
Pois, e já tentei com um liveCD de debian e não tenho net À mesma...
E o Mandriva 2007 corre aqui? Só tenho 256 de ram (o processador e jeitoso)
 
Sim, corre na boa :)

Podes sacar a versão mandriva One 2007.1 KDE ou Gnome. Eu prefiro a KDE, mas são gostos. É o que instalei no PC da minha namorada e já lá está há uns largos meses.

Ah, são Live CD's, com drivers gráficos incluidos. Podes inclusivé activar os efeitos 3D e tudo, através do Live CD. Por isso experimenta bem :)
 
Não uses o Kubuntu por nada. É a pior distribuição com KDE que existe. Ficas logo com má ideia do Linux. Ubuntu, que utiliza maioritariamente Gnome, no entanto, está bastante bem conseguida. Aconselhável para iniciantes.

Se procuras uma distro para substituir o windows e não queres aprender muito sobre unix e linux, ubuntu é a tua escolha. Se queres aprender e és uma pessoa com facilidades, tens outras hipóteses melhores, na minha opinião. Eu talvez fosse antes para um Mandriva ou Fedora, pois são distros muito boas, acessíveis mesmo para quem sabe pouco ou nada de linux. Verdade seja dita, também não sou fã de Ubuntu.

Também há que ter em conta se preferes uma distro incrivelmente actualizada, com todos os últimos programas, mas que pode não ser a mais estável, ou se preferes estabilidade total, sacrificando umas actualizações de programas, nunca de segurança.

Mas Linux é linux. O melhor que tens a fazer é agarrar em VMWare, VirtualBox, ou um pc extra que tens, instala uma distro Linux e experimenta. Se gostares usa-o ;)

Não sabia que a porra do kubuntu era assim tão mau... Mas é verdade que tb me tinha esquecido do mandriva... Pessoalmente não gosto de ubuntu e dos seus amigos, mas recomendei por causa da userbase talvez menos especializada mas em numeros talvez superior ou equivalente a do gentoo...
 
Bonito, usei o LiveCD do Mandriva e tb não tenho net... Outra vez o mesmo problema...
Não percebo, eu já fui à net num LiveCD do Linux (era kurubin se não me engano) com este modem... Não percebo porque não dá, ou melhor, nem sei qual é o problema
:(:(:(
 
ia agora fazer download do unbuntu mas fiquei indeciso com a escolha , era para mais tarde usar esta maquina como servidor web para videos , qual a verçao mais aconselhavel?

Desktop Edition Ubuntu 7.04 - Supported to 2008 Ubuntu 6.06 LTS - Supported to 2009 Server Edition Ubuntu 7.04 - Supported to 2008 Ubuntu 6.06 LTS - Supported to 2011
 
ia agora fazer download do unbuntu mas fiquei indeciso com a escolha , era para mais tarde usar esta maquina como servidor web para videos , qual a verçao mais aconselhavel?

Desktop Edition Ubuntu 7.04 - Supported to 2008 Ubuntu 6.06 LTS - Supported to 2009 Server Edition Ubuntu 7.04 - Supported to 2008 Ubuntu 6.06 LTS - Supported to 2011

Se vais fazer um server, não te aconselho qualquer Ubuntu. Parecido com o Ubuntu, menos fácil mas muito superior para um server (e não só, mas pronto), vai para Debian. Usa a versão Etch 4.0r1.


Bonito, usei o LiveCD do Mandriva e tb não tenho net... Outra vez o mesmo problema...
Não percebo, eu já fui à net num LiveCD do Linux (era kurubin se não me engano) com este modem... Não percebo porque não dá, ou melhor, nem sei qual é o problema
:(:(:(

Mas que motherboard e placa de rede tens tu?? Pensava que era do Debian, mas afinal, por algum motivo, o teu hardware funciona com poucas ou quase nenhumas distros... é esquisito.
 
Última edição:
Ah, é um portátil. Isso explica o problema da rede. Vi isto que te pode ajudar em alguns fóruns:

I've had a similar problem when I tried to install CentOS 5 in my Acer Aspire 1600 laptop: the network would work only in text mode, but not in graphical mode.

When I looked at the /var/log/messages file, I could see a "nobody cared" message for the irq 233. It seems that there was a IRQ conflict when the system tried to start the graphical card, and thus it blocked access to the network card. But in the message itself there was a suggestion on how to fix the issue: use the "irqpoll" kernel option during boot.

I did that and it worked! Just added "irqpoll" to the kernel options in the boot and there was no more IRQ conflict, the network started to work fine for both text and graphical modes.


Ethernet

Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10) works fine with 8139too driver.

# dmesg | tail
8139cp: 10/100 PCI Ethernet driver v1.2 (Mar 22, 2004)
8139cp: pci dev 0000:06:01.0 (id 10ec:8139 rev 10) is not an 8139C+ compatible chip
8139cp: Try the "8139too" driver instead.
8139too Fast Ethernet driver 0.9.27
ACPI: PCI Interrupt 0000:06:01.0[A] -> GSI 21 (level, low) -> IRQ 50
eth0: RealTek RTL8139 at 0xffffc20000058000, 00:16:XX:XX:XX:XX, IRQ 50
eth0: Identified 8139 chip type 'RTL-8100B/8139D'
eth0: link up, 100Mbps, full-duplex, lpa 0x45E1

To enable automatic module loading on access to eth0 add this to /etc/modprobe.d/network:

alias eth0 8139too

Note: Use ifscheme package to easily maintain different network configurations.



Wireless LAN

Atheros Communications, Inc. AR5005G 802.11abg NIC (rev 01) handled by madwifi driver.

You need to install from sources:

# aptitude install madwifi-source madwifi-tools madwifi-doc wireless-tools
# m-a a-i madwifi-source
# modprobe ath_pci

Driver initialization log should appears in dmesg log:

# dmesg | tail -n 13
ath_pci: 0.9.4.5 (0.9.3)
ACPI: PCI Interrupt 0000:06:02.0[A] -> GSI 22 (level, low) -> IRQ 233
wifi0: 11b rates: 1Mbps 2Mbps 5.5Mbps 11Mbps
wifi0: 11g rates: 1Mbps 2Mbps 5.5Mbps 11Mbps 6Mbps 9Mbps 12Mbps 18Mbps 24Mbps 36Mbps 48Mbps 54Mbps
wifi0: H/W encryption support: WEP AES AES_CCM TKIP
wifi0: mac 7.8 phy 4.5 radio 5.6
wifi0: Use hw queue 1 for WME_AC_BE traffic
wifi0: Use hw queue 0 for WME_AC_BK traffic
wifi0: Use hw queue 2 for WME_AC_VI traffic
wifi0: Use hw queue 3 for WME_AC_VO traffic
wifi0: Use hw queue 8 for CAB traffic
wifi0: Use hw queue 9 for beacons
wifi0: Atheros 5212: mem=0xc0200000, irq=233

Note: you need installed module-assistant. If you do not have it install it and run module-assistant prepare.

To enable automatic module loading on access to ath0 add this to /etc/modprobe.d/network:

alias ath0 ath_pci


O 1º adapta-se mais ao que te acontece. Apenas tinhas rede em modo texto, não era? Começa por esse. Se não der, tenta o 2º, com qualquer uma das distros, e vê o que dá. Há caminhos de ficheiros que são diferentes de distro para distro.

Abraço
 
Instalei o ubuntu ontem a noite e embora tivesse de inicio alguns problemas em configura lo nada que uma pequena pesquisa nao resolve se :D

É sem duvida muito fácil de instalar e configurar.

Cumps
 
Fiz o que disseste, adicionei o irqpoll ao boot... Precisei foi de ajuda pra isso, mas agora tá fino.
Muito obrigado pela ajuda
:wink:

P.s: tou a escrever no debian
 
Back
Topo