Discussão - qual a melhor forma de aprender a programar

Status
Fechado a novas mensagens.
o que é certo é que podes ter coisas em Java que não são objectos. se uma linguagem tem tipos primitivos, normalmente não se considera uma linguagem OO pura.

quanto a linguagens OO puras, o exemplo mais conhecido talvez seja o Ruby, mas, segundo a wikipedia, ainda tens o Smalltalk e o Eiffel (e certamente mais algumas).

Podes sempre deixar de usar as primitivas e assim fica uma linguagem OO pura. :D

Além dessa pequena falha dos tipos primitivos o Java tem tudo o que define uma POO.
Abstração, Encapsulamento, Polimorfismo, Heranças e Agregação, além de que tudo é um objecto (à excepção dos tipos primitivos). O C++ tb não é uma POO pela mesma razão (e um pouco mais).

Mas em relação às melhores linguagens para se aprender, isso é sempre complicado de definir. Na minha opinião seria Java e C++. Para Web, Java através de JSP's e de frameworks recentes como JSF, é mto seguro e potente.

Além disso, C++ é C++, e embora a minha área seja Java, tenho um grande respeito por essa linguagem. :P
 
Parecendo que não, Scheme é uma linguagem bastante boa para começar. É chata, não serve para nada, nem sequer é possível compilar (apenas interpretar), mas ajuda-nos bastante. Não tem ciclos, e isso obriga-nos a usar recursividade ou iteratividade, o que me parece bastante bom para depois atacar C ou C++. Após se aprender as bases disto, pode-se passar para uma linguagem a sério. Acho que o objectivo é mesmo aprender a pensar. Pelo menos foi a sensação com que eu fiquei.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo