Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

Jack-O-Lantern

Moderador
Staff
Tópico Oficial para discussão de todos os assuntos comparativos entre PC e Consolas da Nova Geração (PS5 e Xbox Series X/S) - Comparativos, Ports; Performances; etc.

Nota Importante: Não são tolerados posts inflamatórios, devendo-se cumprir as regras em vigor na discussão dos temas
 
Não sei bem se isto se encaixa aqui mas como não existe nenhum tópico sobre isso, aqui vai:

Já existem "leaks" sobre os preços das novas Nvidia RTX série 30. O consenso é que as novas gráficas estão overpriced por cerca de 150€/200€. Por exemplo a 3080 está com um preço de 799.

As novas consolas têm o poder de uma 2070/2080 e os rumores são de 500€/600€.

Penso que estes preços das novas gráficas vão colocar ainda mais olhos na nova geração de consolas e a Nvidia está claramente a aproveitar-se do monopólio que criou.

Amanhã já temos informações oficiais por parte da Nvidia mas se assim se confirmar, para mim, nem pondero me meter numa série 30 tão cedo.

O que é que a malta acha destes preços? Já que 2020 é a introdução de uma nova geração, tanto para consolas como para PC acham que os preços são descabidos tendo em conta a situação atual económica mundial? Ainda para mais com o lançamento de novas consolas ao virar da esquina?

Sinceramente estou muito desiludido com os preços das novas gráficas.
 
Não sei bem se isto se encaixa aqui mas como não existe nenhum tópico sobre isso, aqui vai:

Já existem "leaks" sobre os preços das novas Nvidia RTX série 30. O consenso é que as novas gráficas estão overpriced por cerca de 150€/200€. Por exemplo a 3080 está com um preço de 799.

As novas consolas têm o poder de uma 2070/2080 e os rumores são de 500€/600€.

Penso que estes preços das novas gráficas vão colocar ainda mais olhos na nova geração de consolas e a Nvidia está claramente a aproveitar-se do monopólio que criou.

Amanhã já temos informações oficiais por parte da Nvidia mas se assim se confirmar, para mim, nem pondero me meter numa série 30 tão cedo.

O que é que a malta acha destes preços? Já que 2020 é a introdução de uma nova geração, tanto para consolas como para PC acham que os preços são descabidos tendo em conta a situação atual económica mundial? Ainda para mais com o lançamento de novas consolas ao virar da esquina?

Sinceramente estou muito desiludido com os preços das novas gráficas.
Eu acho que as pessoas não pensam bem quando olham para as gráficas. Muitos dizem que para jogar ao nível de uma ps5 e assim é necessário uma rtx 2080 e por aí fora, que tais gráficas são mais caras que consolas e que mais vale comprar uma ps ou xbox. Na verdade, ninguém precisa de uma tal coisa para se jogar ao nível de uma consola que são os 4k30fps com settings no médio, uma rtx 2060 chega para isso e ainda sobra, tal como uma r9 280x, chega para jogar ao nível de uma ps4. Não estou a afirmar que pc>ps/xbox, apenas estou a dizer que as pessoas olham para as gamas erradas, uma gtx 1660S da para jogar 1440p@30/60hz qualquer jogo e é capaz de fornecer uma boa experiência custando 210€. Não é preciso comprarmos uma gráfica de 500€ para cima para termos boas experiências nem comprar sempre as topo de gama. Digo eu isto sempre tendo gráficas **60 e não foi por ter gráficas “baratas” que não joguei melhor que na ps4 nesta geração, sempre joguei tudo a 60fps no mínimo tendo comprado 2 computadores nestes 7 anos (2 porque tinha um portátil e este queimou mas ainda hoje serviria para jogar alguma coisa).
 
Estas comparações são sempre complicadas de fazer.

Se por um lado os preços dos GPUs estão bastante altos hoje em dia, especialmente nas gamas alta e entusiasta, também é verdade que existem alternativas mais em conta que permitem performance como não era habitual. Claro que estas alternativas (gamas 1650 e 1660, 5700, RX 580) não são capazes de correr jogos em 4K (nem as novas consolas o conseguirão com FPS acima de 40-50 fps se tanto) e portanto não enchem o olho.

Dito isto, esquecendo a gráfica, os jogos de PC são bastante mais baratos, com bastante mais variedade e sem ter de pagar para poder jogar online. Para além disso, um PC serve para muito mais do que jogar.

Espero para ver os novos preços. Gostava de trocar de gráfica no primeiro trimestre de 2021, mas se os preços forem como a actual geração prefiro reduzir settings nos jogos. Adorava poder dar o meu dinheiro à AMD, mas para tal terão de lançar algo realmente interessante.
 
Eu acho que as pessoas não pensam bem quando olham para as gráficas. Muitos dizem que para jogar ao nível de uma ps5 e assim é necessário uma rtx 2080 e por aí fora, que tais gráficas são mais caras que consolas e que mais vale comprar uma ps ou xbox. Na verdade, ninguém precisa de uma tal coisa para se jogar ao nível de uma consola que são os 4k30fps com settings no médio, uma rtx 2060 chega para isso e ainda sobra, tal como uma r9 280x, chega para jogar ao nível de uma ps4. Não estou a afirmar que pc>ps/xbox, apenas estou a dizer que as pessoas olham para as gamas erradas, uma gtx 1660S da para jogar 1440p@30/60hz qualquer jogo e é capaz de fornecer uma boa experiência custando 210€. Não é preciso comprarmos uma gráfica de 500€ para cima para termos boas experiências nem comprar sempre as topo de gama. Digo eu isto sempre tendo gráficas **60 e não foi por ter gráficas “baratas” que não joguei melhor que na ps4 nesta geração, sempre joguei tudo a 60fps no mínimo tendo comprado 2 computadores nestes 7 anos (2 porque tinha um portátil e este queimou mas ainda hoje serviria para jogar alguma coisa).

É a Series X que está mais perto de uma 2070 Super/2080. A PS5 está abaixo disso.
 
Última edição:
Estas comparações são sempre complicadas de fazer.

Se por um lado os preços dos GPUs estão bastante altos hoje em dia, especialmente nas gamas alta e entusiasta, também é verdade que existem alternativas mais em conta que permitem performance como não era habitual. Claro que estas alternativas (gamas 1650 e 1660, 5700, RX 580) não são capazes de correr jogos em 4K (nem as novas consolas o conseguirão com FPS acima de 40-50 fps se tanto) e portanto não enchem o olho.

Dito isto, esquecendo a gráfica, os jogos de PC são bastante mais baratos, com bastante mais variedade e sem ter de pagar para poder jogar online. Para além disso, um PC serve para muito mais do que jogar.

Espero para ver os novos preços. Gostava de trocar de gráfica no primeiro trimestre de 2021, mas se os preços forem como a actual geração prefiro reduzir settings nos jogos. Adorava poder dar o meu dinheiro à AMD, mas para tal terão de lançar algo realmente interessante.
Eu nem gosto de jogar com settings no ultra :) apenas as texturas e filtro antistropico no ultra, o resto costumo ou desligar ou por no low.
 
Com a apresentação das Ampere, de repente a PS5 e a XBSX mais parecem hardware de gama média-baixa.

A RTX 3070 faz logo 40 RT-TFLOPs.
Em comparação, o GPU da XBSX faz apenas 13 RT-TFLOPs
E a PS5 faz ainda menos.
 
Os Ratchets estão quase todos no PS Now

Esse é o problema "Quase todos"!

Que o público não saiba quais os ips mais bem amados da Sony tudo bem, agora a própria não saber??? Parece-me mais um caso de não querer saber, e isso é que me custa.

@Daimon percebo perfeitamente o teu ponto e o que vou dizer a seguir, não quer dizer que é algo que vá acontecer nestes casos.

Para dar um exemplo, a Intel também tinha um modelo de negocio, que funciona e lhe dava muito dinheiro e como tal não tinham necessidade de alterar esse modelo. A AMD evoluiu, apanhou-os na curva e a Intel vai demorar anos a conseguir recuperar de todo o tempo que estiveram a dormir à sombra da bananeira.

Com isto o que quero dizer é que as empresas têm de estar constantemente preparadas para a evolução do mercado, e não ficarem estagnadas porque o modelo até está a funcionar e dá dinheiro.

Aconteceu o mesmo com a Nokia, e com muitas outras empresas ao longo dos últimos anos.

O bom exemplo de quem não se deixa a dormir é a Nvidia. Está na frente, mas constantemente à procura de novas soluções e evolução.

Bem vi agora a presentação do Ampere e lembrei-me de ti.

Acho que hoje todos devemos bater palmas à Nvidia, cumpriu o seu papel, veio restabelecer a ordem e demonstrar que existe visão, empenho e coesão na industria para levar o Gaming PC adiante.

Já tinha referido que seriam necessários sacrificios, principalmente nesta fase, mas aquele pricing face ao salto geracional conseguido é sinal de visão e compromisso, raras vezes vistas na indústria.

E atenção, não tenho duvidas que a Amd faria o mesmo, o problema com a Amd é o quanto tempo vai demorar, até chegar ao end user as tecnologias desenvolvidas para a Next Gen, apenas isso.
 
Com a apresentação das Ampere, de repente a PS5 e a XBSX mais parecem hardware de gama média-baixa.

A RTX 3070 faz logo 40 RT-TFLOPs.
Em comparação, o GPU da XBSX faz apenas 13 RT-TFLOPs
E a PS5 faz ainda menos.


Qual o preço de uma gráfica dessas? Também começa logo por aí, uma RTX3070 provavelmente é o preço da consola toda, ainda ficam a faltar o resto dos componentes . A nvidia anda a esticar os preços de uma maneira doida, lembro de comprar uma 970 nem a 400€ chegou, hoje em dia na mesma gama passam facilmente esse valor. Eu andava ainda em dúvida entre uma consola next gen ou um upgrade no PC mas depois de ver os preços das gráficas, cada vez tenho menos vontade de mexer no computador.
 
Última edição:
Com a apresentação das Ampere, de repente a PS5 e a XBSX mais parecem hardware de gama média-baixa.

A RTX 3070 faz logo 40 RT-TFLOPs.
Em comparação, o GPU da XBSX faz apenas 13 RT-TFLOPs
E a PS5 faz ainda menos.

Sem dúvida que foi uma apresentação impressionante (e com preços também que pessoalmente me surpreenderam)
 
Com a apresentação das Ampere, de repente a PS5 e a XBSX mais parecem hardware de gama média-baixa.

A RTX 3070 faz logo 40 RT-TFLOPs.
Em comparação, o GPU da XBSX faz apenas 13 RT-TFLOPs
E a PS5 faz ainda menos.

Isso é a métrica do ray tracing. Diz que a 3070 é um GPU de 20 teraflops,para as pessoas fazerem a comparação mais simples.
 
Isso é a métrica do ray tracing. Diz que a 3070 é um GPU de 20 teraflops,para as pessoas fazerem a comparação mais simples.

Na realidade, os 20.4 TFLOPs são o boost base.
Provavelmente a 3070 vai fazer os 1950 Mhz, como a maioria das 2070. Logo são 23 TFLOPs de shader troughput.
Mas a Navi2 não tem melhorias de IPC em relação à Navi1. Parece que as Ampere também não têm melhorias de IPC em relação ás Turing.
Como as Navi são 7% mais lentas que as Turing, com a mesma quantidade de TFLOps, aqueles 23 TFLOPs da Ampere valem 24.6 TFLOPs da Navi2.
O problema é que esta geração vai ser marcada pelo uso de ray-tracing e será este o factor limitativo.
De qualquer das formas, a 3070 tem praticamente o dobro do desempenho de uma XBSX em rasterização. E três vezes mais desempenho em ray-tracing.
 
Bem vi agora a presentação do Ampere e lembrei-me de ti.

Até eu fiquei surpreendido, não estava nada a contar com aquele bump geracional.

Repara que as consolas foram apresentadas como topo de gama, mesmo em relação ao PC, e quando saírem, já nem bem media gama vão ser consideradas.

RTX 3070 - 20TF
XSX - 12TF
PS5 - 10TF.

A RTX 3060 deve fazer na boa 15TF, provavelmente mais, o que mete as novas consolas perigosamente perto da baixa gama no dia que efetivamente forem lançadas.
 
É esperar pelas versões musculadas daqui a uns 3/4 anos : p

Também o aumento já se sabe que acontece anualmente. Com esta diferença se não fosse agora era para o ano. As consolas estão sempre a lidar com isso.
 
Até eu fiquei surpreendido, não estava nada a contar com aquele bump geracional.

Repara que as consolas foram apresentadas como topo de gama, mesmo em relação ao PC, e quando saírem, já nem bem media gama vão ser consideradas.

RTX 3070 - 20TF
XSX - 12TF
PS5 - 10TF.

A RTX 3060 deve fazer na boa 15TF, provavelmente mais, o que mete as novas consolas perigosamente perto da baixa gama no dia que efetivamente forem lançadas.

Pequena correção.
A 3070 deve fazer clocks pelo menos de 1950Mhz.
Ou seja, na realidade vai fazer pelo menos 23.6 TFLOPs nos shaders.

Mas sim, o GPU da XBSX e PS5 ficam muito próximos de serem gama baixa, quando forem lançados.
Especialmente o da PS5, que é o mais fraco.
 
...
Não faço ideia quais não estão nem qual é a ordem. Dá para ter todos no serviço?

Ora vez ai está a questão, ninguém sabe, porque aquilo é uma salganhada.
E daria sim, o 1.º é da PS2.

Até eu fiquei surpreendido, não estava nada a contar com aquele bump geracional.

Repara que as consolas foram apresentadas como topo de gama, mesmo em relação ao PC, e quando saírem, já nem bem media gama vão ser consideradas.

RTX 3070 - 20TF
XSX - 12TF
PS5 - 10TF.

A RTX 3060 deve fazer na boa 15TF, provavelmente mais, o que mete as novas consolas perigosamente perto da baixa gama no dia que efetivamente forem lançadas.

Olha estás como eu, sabia que a industria ia ter de fazer alguma coisa, mas nem eu estava a espera de tanto.
Parece que desta vez temos um salto geracional único, talvez o maior visto até hoje.

Pequena correção.
A 3070 deve fazer clocks pelo menos de 1950Mhz.
Ou seja, na realidade vai fazer pelo menos 23.6 TFLOPs nos shaders.

Mas sim, o GPU da XBSX e PS5 ficam muito próximos de serem gama baixa, quando forem lançados.
Especialmente o da PS5, que é o mais fraco.

E acho que todos concordamoss que desta vez não foi só pela questão do dinheiro, implicou visão e compromisso.
Deus queira é que não seja a machadada final na Ati...
Pode ser que não, como teve mão da Microsoft também (Pelo que percebi, pelo menos a velocity architecture vem para o Pc) e a eles não lhes interessa o monopólio.
Mas temos de admitir é muita placa pelo que pedem...
Veremos.
 
E mesmo do SSD pouco se sabe só que é rápido...




Maior quantidade é relativo dado a quantidade de estúdios de uma e de outra... Maior qualidade sim é uma incógnita para já do lado da MS

O SSD perde rendimento à medida que é usado vai perdendo rapidez. Mas aí existe um truque na manga da PS é o Kernel tipo BSD que mapa disco em blocos onde vir espaço mapeia.


Sobre a Nvidia parece uma boa noticia para os gamers poderem ter as gráficas mais baratas.
 
A RTX 3060 deve fazer na boa 15TF, provavelmente mais, o que mete as novas consolas perigosamente perto da baixa gama no dia que efetivamente forem lançadas.

As consolas são mais que um simples componente, mete sim as gráficas das novas consolas num patamar mais baixo e isso já era expectável desde o início dos tempos das consolas, sempre foi assim e sempre será assim.

No início do próximo ano a maior parte dos pc gamers terão pcs de muito muito baixa gama, só vejo duas soluções para saírem do fundo do que prevejo ser uma benchmarking crise (crise em inglês), vender um rim e montar um pc de média gama ou migrarem para as consolas.
 
Jejej, eu também gostava de ver, até parece que 500 ou 600 euros não é nada, tomáramos muitos poder pagar isso só por um gráfica mas para os gamers da moda isso é uns trocos até nisto se vê como nos habituamos ao que as empresas nos oferecem e à moda do que pode comprar tudo - hoje uma gráfica de 500 euros é "barata".

Curioso, que quando a PS5 e XBSX várias pessoas afirmaram que o PC jamais iria competir com as consolas, pois estas ofereciam muito poder gráfico por muito menos dinheiro.

Mesmo para quem compre uma RTX 3070, acaba por receber muito valor.
Sim uma gráfica destas custa tanto como a consola toda. Mas por cerca de 1000 euros já se vai construir um PC com esta gráfica, um Ryzen 3700X e um SSD.
É o dobro do que custa a consola. Mas em rasterização, tem o dobro do desempenho da XBSX. E em ray-tracing, é 3 vezes superior. Sendo que o RT vai ser o bottleneck desta geração.
Pagas o dobro, mas recebes o triplo do poder gráfico e com isso 60fps ou mais em todos os jogos.
Basicamente, aqui temos uma relação preço/fps superior.
E nem estou a contar com o DLSS...
 
Back
Topo