Distribuição bastante actualizada para semi-noob ;)

petersaints

Power Member
Eu já utilizei GNU/Linux anteriormente, nomeadamente Ubuntu, e consigo safar minimamente por lá. Mas a coisa que mais me irrita actualmente nas distros (e uma das razões pelas quais ainda uso Windows como meu OS principal, visto que no site oficial de quase tudo existe sempre alem do Source para Linux um exe ou msi para Win32) é que basicamente só há updates de versões de release em release, por exemplo o Pidgin no Ubuntu, muito provavelmente, só fará parte da próxima release (7.10 Gutsy Gibbon) e que diz Ubuntu diz a maioria das distros. Visto que a maioria dos pacotes que gostava ter versões mais recentes não são componentes de núcleo do sistema não vejo o porquê desta atitude de atrasar de tal forma as actualizações.

Apesar de poder-se sempre compilar manualmente (e já consegui uma vez ou outra com mais ou menos sucesso) é um processo penoso para o utilizador. Existe a opção de pacotes pre-compilados não oficiais mas é difícil de gerir isso tudo pois às vezes não são fáceis de econtrar, outras demorar algum tempo a aparecer e noutros casos ainda existem vários por onde escolher e é dificil escolher o de melhor qualidade.

Depois de reparar bem houve duas Distros que me parecem bastante rápidas a actualizar pacotes são o Gentoo e o Debian (na sua vertente unstable).

Sabendo que Gentoo é sem duvida um "pouco" pesado demais para um semi-noob começar, tenho a opção de Debian Unstable. No entanto, gostava de saber o quão instável é o Debian Unstable?? Se alguem usa (ou usou) podia dar a sua opinião SFF!!

Se tiverem outras sugestões agrdecia imenso ...

P.S.: Gostava também de saber a vossa opinião sobre uma nova Distro que anda por ai (não é assim tão nova mas só chegou ao estrelato mais recentemente) que é PCLinuxOS!
 
O debian instable é isso mesmo :P Instable! Por isso se fizeres uma actualização de pacotes nunca sabes se vai dar buraco ou não :)

Eu actualmente uso Ubuntu, já passei por Debian, mas até agora os pacotes que não tenho no Ubuntu encontro sempre no Ubuntuforums, mas posso ter mais sorte que tu nos pacotes que procuro...
 
Por acaso também estou à procura de uma nova distro e enquadro-me na parte do "semi-noob" (Suse, Ubuntu, Fedora, etc no passado).

Ubuntu funciona e tal, mas é n00b demais. Quero algo mais avançado e melhor. Pensei que Fedora, mas Fedora e Ubuntu vai dar quase ao mesmo.

Estava agora a pensar em virar-me par Gentoo ou Debian, mas no Debian penso que não encontrarei um suporte tão bom como em Ubuntu (Ubuntuforum rules!) por isso estou mesmo virado para Gentoo.

Com a nova versão e instalador gráfico parece que está bastante simples, por isso vou tentar instalar no fim de semana.
 
instalador grafico do gentoo sux
e ja agora, quem espera poder instalar gentoo e usalo sem recorrer MUITAS vezes a command line e sem consultar a wiki para cada coisa que façam, enganase E MUITO!
eu fiz o caminho ao contrario: comecei com debian, archlinux e agora tou no ubuntu =D e com orgulho!
 
instalador grafico do gentoo sux
e ja agora, quem espera poder instalar gentoo e usalo sem recorrer MUITAS vezes a command line e sem consultar a wiki para cada coisa que façam, enganase E MUITO!
eu fiz o caminho ao contrario: comecei com debian, archlinux e agora tou no ubuntu =D e com orgulho!

Porque é que mudas-te? É que esotu agora a fazer o caminho oposto e era interessante saber o porquê de teres vindo agora para Ubuntu depois de estares nessas duas distros:-D

ruimoura, arch não :-D Aquela instalação sem ambiente gráfico e gnome só depois de instalado faz-me confusão a mais XD

BTW, podes explicar-me como funciona o sistema de actualizações sempre que sai uma versão nova e quantos pacotes estão nos repositórios do pacman? E já agora, existe ambiente gráfico para pacman?

É que não me parece que fique a ganhar assim tanto a nível de velocidade (talvez 1 ou 2 segundos no boot).
 
pelo que vi no teu my system tu tens ganda maquina com cpu de 64 bits certo? logo, o que ganhas em instalar uma distro toda optimizada e blabla se tens ubuntu e essas todas com repos já precompilados para a arquitectura do teu cpu?
pa eu uso ubuntu agora pela simples razao de não me dar problemas... considero-o um sistema algo maduro - o que falta a maioria das outras distribuicoes é maturidade, incluindo o arch (e olha que gostei muito do arch, é rapido a dar com o pau, só que prefiro facilidade de usar a velocidade) - então se tivesse um computador como o teu possote garantir que ficava numa distro user-friendly for sure :)
 
É assim ... Gentoo pelo que sei pode ser brutal mesmo ... mas é mesmo para quem quer ter um PC todo à medida (e perder tempo estupidamente para o ter dessa forma). É só para quem gosta (e quem pode). Qt instalação sem ambiente grafico? É na boa!! Ja instalei Ubuntu Server e depois sudo apt-get ubuntu-desktop não deixa ficar mal ninguem! Se for tão facil como em Ubuntu fazer a instalação do ambiente grafico usando apenas uma linha de código tb parece simples o Arch Linux (por acaso sobre essa nunca li muito já agora podiam enumerar as suas virtudes :P)!
 
pelo que vi no teu my system tu tens ganda maquina com cpu de 64 bits certo? logo, o que ganhas em instalar uma distro toda optimizada e blabla se tens ubuntu e essas todas com repos já precompilados para a arquitectura do teu cpu?
pa eu uso ubuntu agora pela simples razao de não me dar problemas... considero-o um sistema algo maduro - o que falta a maioria das outras distribuicoes é maturidade, incluindo o arch (e olha que gostei muito do arch, é rapido a dar com o pau, só que prefiro facilidade de usar a velocidade) - então se tivesse um computador como o teu possote garantir que ficava numa distro user-friendly for sure :)

Sim o PC dele é mto fixe! Tem uma config parecida com a do meu proximo projecto de PC :P E sim o mais importante para mim é facilidade de uso mas também o acesso ao software mais recente com facilidade sem burocracias de release cycles como no caso do Ubuntu

EDIT: Andei a ler e estou a gostar de Fedora! A ver se experimento o LiveCD do 7 depois máquina virtual (Virtual Box abafa! VMWare é VMWare mas das alternativas esta é quase ou tão rapida é free e é mais simples pk n tem tretas k a mim n interessam) e se gostar a ver se meto em Dual Boot mas agora a ver se n perco mto tempo com isso nas proximas semanas por isso so la para Julho é k devo ter disponibilidade para fazer o Switch :P
 
Última edição:
mas no Debian penso que não encontrarei um suporte tão bom como em Ubuntu (Ubuntuforum rules!) por isso estou mesmo virado para Gentoo.

O que dá para Ubuntu também serve para Debian e vice-versa. Até as wikis do Gentoo dão muito geito. Desde que se saiba o que se está a ler...
 
O que dá para Ubuntu também serve para Debian e vice-versa. Até as wikis do Gentoo dão muito geito. Desde que se saiba o que se está a ler...
Bem verdade! Eu para mim é debian ate ao fim lol. Ja estive em ubuntu, mas nao me dei bem porque usava KDE e o kubuntu na altura era uma vergonha(6.06). Agora que uso gnome nao saio do debian na mesma. Muito mais estavel(a testing) e tem sempre tudo o que preciso, por isso...
 
Uma duvida os Debs do GetDeb funcionam em Debian? É que supostamente penso que sejam só para Ubuntu (quase todos para 7.04 Feisty Fawn x86 ou x64)
 
Mas voltando ao que me interessa qual é a Distro que mais se mantém actualizada com Firefox, Pidgin, Amarok, etc etc etc. entre releases e caso alguma vez falhe em actualizar "automaticamente" tem mais facilidade em arranjar-se um pacote não oficial (e sem qualquer problema de dependencias)??
 
Mas voltando ao que me interessa qual é a Distro que mais se mantém actualizada com Firefox, Pidgin, Amarok, etc etc etc. entre releases e caso alguma vez falhe em actualizar "automaticamente" tem mais facilidade em arranjar-se um pacote não oficial (e sem qualquer problema de dependencias)??

Ubuntu ou Debian unstable.

Uma duvida os Debs do GetDeb funcionam em Debian? É que supostamente penso que sejam só para Ubuntu (quase todos para 7.04 Feisty Fawn x86 ou x64)

Pelo menos o do Pidgin funciona ;)
 
Ubuntu ou Debian unstable.
Pois Ubuntu é tipo um snapshot do Debian Unstable feito de seis em seis meses pela Canonical e "estabilizado" com algumas cenas especificas mas gostava de saber se é usavel! Ao que parece usas Debian estou certo? Usas Stable, Testing ou Unstable?? Eu já usei testing (após lançamento do Etch) numa makina virtual e pareceu-me bem apesar de um pouco "desactualizado" :P Mas Unstable n sei n :S
 
Uso a Testing (Lenny) . Prezo mais a estabilidade e o "não dá problemas" do que ter a a última das últimas versões.

Aconselho Ubuntu se queres mesmo ter sempre a última versão...
 
Uso a Testing (Lenny) . Prezo mais a estabilidade e o "não dá problemas" do que ter a a última das últimas versões.

Aconselho Ubuntu se queres mesmo ter sempre a última versão...

É pah é akele habito do Windows!! Aqui nunca tem k se esperar :S

Por exemplo ja tenho FF 2.0.0.4 (eu sei k são disponibilizados binarios pela Mozilla) enquanto que algumas distros só terão daki a uns dias (algumas 1 ou 2) e o Ubuntu daki a uma semana ou duas :P Claro que sem ser user-friendly arranja-se sempre tudo qd se ker

P.S.: Qd acabarem as personagens do Toy Story gostava de saber kek eles vão fazer com os nomes de código LoL
 
Última edição:
Back
Topo