1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Distro leve

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por ngm, 20 de Julho de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1020)

1. ngm

ngm Power Member

Olá,

Eu tenho um P3 1000MHz (256MB RAM) onde pretendo instalar o Windows98, o WinXP e uma distro de Linux.

Como o PC é algo antigo procuro uma distro de Linux que seja realmente leve (não quero cá beryl e outros efeitos visuais).

E já agora... qual deverá ser a ordem de instalação dos SOs?

Obrigado.

2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

3. ngm

ngm Power Member

Sim, por acaso um searchzito não me ficava nada mal. Até porque já tenho uns mesitos de fórum.

Talvez experimentar Win98, WinXP e Linux Power! :)

Obrigadissimo.

4. APLinhares

Staff Member

Precisas mesmo do win98 ? senao mais vale instalar-lo dentro duma Maquina Virutal (por ex VMWare, virtualbox) ...

5. ngm

ngm Power Member

Andre, a tua sugestão é boa mas eu preciso mesmo do Win98 na raíz do disco.

Win98 é o único SO que permite acesso à memória protegida do PC, e eu necessito de realizar alguns trabalhos para o meu curso que implicam esse acesso. :(

Já agora, só para não estar a abrir outra thread. Um servidor Samba é instalado como se fosse um SO independente ou já vem com o Linux?

É que eu tenho um MacBook e não ando a fazer backups, qualquer dia sai-me o tiro pela culatra. Ontem liguei o MacBook ao WinXP por SMB através de Gigabit Ethernet e foi muito rápido.

Já que o meu PC tem duas slots para discos, gostava de comprar um disco separado (ou fazer uma partição no de 500GB que vai levar os 3 OSs) só para fazer uma cópia (por SMB) do disco do MacBook.

O que eu pretendo é possível? Ou devo abrir outra thread?

6. APLinhares

Staff Member

Normalmente ja instalado o samba, so tens de configurar.

Do macbook é melhor perguntares na secção ao lado :D (Apple World)

7. ngm

ngm Power Member

A minha dúvida também não está relacionada com o macbook mas como o SAMBA server... mas é melhor abrir outra thread.

Obrigado, André.

Última edição pelo moderador: 20 de Julho de 2007
  8. APLinhares

Staff Member

ah, como li do backup do macbook e tal, referia-me nesse aspecto.

O samba server depois dentro da distro que optares, pode ter um GUI (interface) que ajude a configurar, ou entao edição manual d1 ficheiro (mas há muita documentaçao, e ha sempre o comando "man programa" :))

9. Kamikazy69

Kamikazy69 Power Member

Se quizeres um distro mesmo pequeno mas mesmo dos pequenos, para levar na pen (se quizeres), recomendo o DSL (Dam Small Linux), ocupa apenas 50mb de disco, vai aqui para fazer download www.damnsmalllinux.org/.

Deixo-te aqui outro link http://www.linux.org/dist/ onde podes pesquizar a distribuição ideal através da introdução das caracteristicas desejadas. ;)

10. Além do Damn Small (DSL), aconselho o Puppy Linux. O bom destas distros leves é que facilmente podes experimentar e mudar a teu gosto. No Puppy instalei o pacote de interface Enlightment e o resultado é interessante.

11. h9nrik

h9nrik Power Member

12. HecKel

HecKel The WORM

Este? Qual? Deste o link para um site que lista todas as alterações às distros, divulgação de distros novas e afins.

HecKel

Partilhar esta Página