Distro que poupe muita bateria em portáteis

Meados

Power Member
Alguém me sabe indicar um distro que poupe muita energia (por causa da bateria) em portáteis? Queria uma, porque o Vista come muita bateria.

As funcionalidades principais que quero são:

-Grande poupança de energia (não precisa de ser eye candy)
-Browser para aceder a Internet (não interessa qual, desde que seja seguro e funcione bem)
-Que tenha/ou de para por Open Office

Secundário:
-Esteja em português
-Rápido/Leve


Com estas caracteristicas, sendo as mais importantes as principais, que distro me aconselham?

O pc, é que está no my system com o Vista.
 
Logo à partida talvez nenhuma, com algum trabalho talvez qualquer uma. Digo-te assim pois já pensei no mesmo e tenho aqui na minha ToDo list mas não encontrei nenhuma e o que há são tweaks para que chegues ao que pretendes.

Este site pareceu-me um bom ponto de partida, mas ainda não me dediquei a isso pelo que a minha opinião vale o que vale.
 
Logo à partida talvez nenhuma, com algum trabalho talvez qualquer uma. Digo-te assim pois já pensei no mesmo e tenho aqui na minha ToDo list mas não encontrei nenhuma e o que há são tweaks para que chegues ao que pretendes.

Bem parece teres razão! Instalei o DSL (aquela distro para computadores com poucos recursos), só naquela de testar e apesar de apenas ter 50 MB :joker: ele da a estimativa que a bateria apenas dura 1.3 :joker::joker:.

Este site pareceu-me um bom ponto de partida, mas ainda não me dediquei a isso pelo que a minha opinião vale o que vale.

Pois vou dar uma olhadela..
 
Se a ideia é poupar bateria sugiro uma pequena aplicação chamada powertop, esta opção destina-se a ver o que está a consumir energia no portátil e faz sugestões de como diminuir o consumo de bateria. Outra coisa, no Gnome há um pequeno applet que se adiciona às barras em que se pode controlar a frequência do cpu, pondo o mesmo em modo "conservative" deverá também aumentar a autonomia;).

Cumprimentos.
 
(...) modo "conservative" deverá também aumentar a autonomia;).(...)

Ideia errada! Ondemand é mais amigo da bateria...

Arjan van de Ven disse:
Some people on this list said that ondemand is better for intel CPUs.
I know that it's better performance-wise (as it switches to the highest possible frequency faster),
but is it better power-saving-wise?

it's better power wise as well; it's a bit complex to explain, but
it's better to execute the code you need to execute at full speed, and
then really quickly go idle, than it is to execute at a much lower speed.

Maybe a simple example (I plucked these numbers out of the air, they
don't represent any real cpu that exists) will help:
Say you have a cpu that consumes 40 Watts at full speed, and 30 Watts
at half speed, and 4 Watts when idle.
You have something to do, lets say mp3 decoding of 1 second of audio,
and that takes a full second at half speed, and one second at full speed.

At full speed decode + idle, that is half a second at 40 watts (20
Joules) and half a second at 4 Watts (2 Joules); total is 22 Joules.
At half speed decode, that is a full second at 30 Watts, so 30 Joules.

So, what ondemand does would cost 22 Joules, while a "hit the exact
frequency" governer would cost you 30 Joules.....

Retirado de Intel's kernel developer Arjan van de Ven
 
Eu aconselhava gentoo, um colega meu istalou, e mais importante, configurou (o que lhe levou uns dias) e conseguiu duplicar a bateria do portatil (durava cerca de 4h, com uma bateria normal).
 
@LCTN

Eu tinha exactamente a mesma ideia que tu, mas depois de ler esse artigo mudei lol. E em certa medida faz sentido, o ondemand maximiza-te o tempo que o CPU estará em idle.

@rmscouto

Estás a dar razão ao que eu disse, depois de configuração é provável que qualquer uma faça um bom serviço. O claro é que há umas que poderão dar mais controlo que outras...
 
Back
Topo