1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Distro que poupe muita bateria em portáteis

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Meados, 31 de Janeiro de 2009. (Respostas: 16; Visualizações: 912)

1. Meados

Meados Power Member

Alguém me sabe indicar um distro que poupe muita energia (por causa da bateria) em portáteis? Queria uma, porque o Vista come muita bateria.

As funcionalidades principais que quero são:

-Grande poupança de energia (não precisa de ser eye candy)
    -Browser para aceder a Internet (não interessa qual, desde que seja seguro e funcione bem)
    -Que tenha/ou de para por Open Office

Secundário:
    -Esteja em português
    -Rápido/Leve

Com estas caracteristicas, sendo as mais importantes as principais, que distro me aconselham?

O pc, é que está no my system com o Vista.

2. Frango.

Frango. Power Member

Ubuntu nisso.

3. armagedalbeebop

armagedalbeebop Power Member

ubuntu and lightweight does not compute

4. Meados

Meados Power Member

Experimentei o Ubuntu e ainda é pior que Vista! O vista da para 2h, o Ubuntu para 1.40.

Tbm instalei o XP mas também foi uma má opção pois só da 1.45.

Ninguem sabe ai de um distro leve que coma pouca bateria, basicamente é só para ir a net..

5. DarkVenger

DarkVenger Power Member

Logo à partida talvez nenhuma, com algum trabalho talvez qualquer uma. Digo-te assim pois já pensei no mesmo e tenho aqui na minha ToDo list mas não encontrei nenhuma e o que há são tweaks para que chegues ao que pretendes.

Este site pareceu-me um bom ponto de partida, mas ainda não me dediquei a isso pelo que a minha opinião vale o que vale.

6. Meados

Meados Power Member

Bem parece teres razão! Instalei o DSL (aquela distro para computadores com poucos recursos), só naquela de testar e apesar de apenas ter 50 MB :joker: ele da a estimativa que a bateria apenas dura 1.3 :joker::joker:.

Pois vou dar uma olhadela..

7. jango

jango Power Member

Ubuntu com os teaks de powersaving e um Kernel lpa...

8. Meados

Meados Power Member

Podes-me indicar onde encontrar instruções, tutoriais? A minha bateria aguenta 1.4 no Ubuntu, quanto aguentara com esses teaks?

9. jango

jango Power Member

10. LCTN

LCTN Power Member

Se a ideia é poupar bateria sugiro uma pequena aplicação chamada powertop, esta opção destina-se a ver o que está a consumir energia no portátil e faz sugestões de como diminuir o consumo de bateria. Outra coisa, no Gnome há um pequeno applet que se adiciona às barras em que se pode controlar a frequência do cpu, pondo o mesmo em modo "conservative" deverá também aumentar a autonomia;).

Cumprimentos.

11. jango

jango Power Member

Undervolting.... nem mais :x2:

12. Meados

Meados Power Member

Pois mas pelo que tive a ver o Windows Vista, já faz quase o undervolting ao maximo em modo de poupança de energia, logo não ira mudar muito..

13. DarkVenger

DarkVenger Power Member

Ideia errada! Ondemand é mais amigo da bateria...

Retirado de Intel's kernel developer Arjan van de Ven

14. LCTN

LCTN Power Member

Por acaso tinha a ideia contrária. Pensei que o ondemand come-se mais bateria dado que sobe mais vezes a frequência do cpu. Obrigado pela correcção:)

Cumprimentos.

15. rmscouto

rmscouto Power Member

Eu aconselhava gentoo, um colega meu istalou, e mais importante, configurou (o que lhe levou uns dias) e conseguiu duplicar a bateria do portatil (durava cerca de 4h, com uma bateria normal).

16. DarkVenger

DarkVenger Power Member

@LCTN

Eu tinha exactamente a mesma ideia que tu, mas depois de ler esse artigo mudei lol. E em certa medida faz sentido, o ondemand maximiza-te o tempo que o CPU estará em idle.

@rmscouto

Estás a dar razão ao que eu disse, depois de configuração é provável que qualquer uma faça um bom serviço. O claro é que há umas que poderão dar mais controlo que outras...

Partilhar esta Página