Dividir linha em autocad.

SideWalker

Moderador
Staff
Preciso de divir uma linha em partes de um determinado comprimento. a linah é composta por segmentos rectos, curvos circulares e aproximações a clotoides por spline. Consigo dividir os segmentos individualmente com o measure ou o divide, mas não consigo dividir aquilo como bloco único. Alguém tem uma dica?
 
Boas.
Talvez converter as splines em polylines, seja a única maneira de resolveres parte do teu problema.
Vê aqui como converteres splines em polylines.

Espero ter ajudado.

Cumps.
 
O problema não eram as splines, objectos só de segmentos rectos e arcos circulares eram a mesma coisa. Teve de ser mais ou menos a olho, mas n há desvios maiores que 2 ou 3 milimetros (é para uma estrada), por isso não faz mal. :)
Obrigado, de qualquer maneira.
 
Eu falei apenas na forma de converteres splines em polylines, porque não é possível juntar este tipo de linhas de forma a criar uma só em autocad, pelo menos que eu saiba, depois de fazeres a conversão já as podes juntar, assim como arcos e segmentos de recta (line), usando o comando Pedit criando uma linha só (polyline), que já poderias dividir de forma mais precisa, mas suponho que tenhas conhecimento deste comando, se não desde já peço desculpa por não ter mencionado antes.

Uma coisa que acho estranha é o facto de usares splines em projectos de estradas, dos vários tipos de projectos que já desenhei, raramente ou nunca usei spline, em desenho técnico não estou bem a ver a utilidade, até porque também não é possível cotar este tipo de linhas.

Cumps.
 
Última edição:
experimenta o comando MEASURE.. nao tenho a certeza se funciona em splines, mas em polylines divide-as com a medida que puseres..
Ups.. nao tinha visto bem o que escreveste:) Tenta explodir isso e transformar em polyline..
 
PEREIZE, não, não conhecia o pedit. Entretanto cortei as splines em polylines e com o pedit já deu para as juntar numa e dividir tudo direitinho. Obrigadissimo! :)
O problema é que eu sou nabo em autocad, é a 1ª vez que o estou a usar a sério. :D Desconhecia as limitações das splines e na altura pareceram-me a melhor solução para aproximar clotoides.

xiserre, pois, acabei por fazer isso. Obrigado. :)
 
Pois é, splines e elipses em autocad é para evitar, pois não tens como cotar, em desenho técnico só linhas, arcos e círculos.

Se tiveres mais alguma dúvida, just post it. :)
 
tou a ouvir comandos...pela primeira vez :D measure? nao tinha conhecimento :) pena a lista de comandos do acad ser...quase... infindavel!! :(
 
Então quando começares a ouvir falar em LIsp, que é uma linguagem de programação, em que podes agrupar n coisas só com um comando, ui,ui
 
Back
Topo