Dns.pt Namecheap Weebly - servidor não autoritário para o domínio

kramxel

Power Member
Boas,

Estou com um problema, registei um domínio no DNS.pt, e criei uma pagina no weebly.
Estava a tentar ligar o weebly ao meu dominio, quando percebi que o DNS.pt não oferece gestão de dns (irónico, no mínimo).

Entretanto descobri o namecheap que oferece serviços de freedns.
Configurei o namecheap com os dados do weebly, e tentei introduzir o nameserver correspondente no DNS.pt: freedns1.registrar-servers.com

O problema é que obtenho um erro indicando:
O servidor não é autoritário para o domínio

Precisava da vossa ajuda para desenrascar isto, uma vez que não sei se esta solução é sequer possível...


Obrigado desde já.
 
Os .pt necessitam de estar configurados no alojamento para os puderes apontar.

Eu configurei no Weebly o dominio pt como página de publicação, é isso a que te referes?

Boas,

Transferes o domínio para uma empresa Portuguesa, que ofereça gestão de DNS, a transferência fica gratuita, e ficas com gestão de DNS.

http://www.bitline.pt/transferir-dominio-pt/

Pois já percebi que ir para o dns.pt não foi a melhor solução (e não sabia que eles não ofereciam serviços de gestão de dns... com um nome daqueles), mas estava a tentar arranjar outra solução que não implicasse mudar de fornecedor.


Alguém me sabe confirmar se aquela configuração que eu estava a tentar é sequer exequível?
 
Entretanto já consegui!

O que me faltava fazer era autorizar o domínio (não transferir), através de confirmação de e-mail do fornecedor de nameserver (namecheap), para completar a ligação (para efeitos de DNS) do meu domínio (do dns.pt) ao namecheap.

Para referência futura, e para quem quiser salitento que é possível (apesar de existirem soluções mais baratas, e mais cómodas) ter o domínio no dns.pt(pago) e ter a gestão de DNS no namecheap(grátis).
 
A DNS.PT é uma Registry, daí não fornecer o serviço de gestão DNS. Para isso tens várias Registrars que possivelmente oferecem esse serviço gratuitamente caso transfiras o mesmo para a sua gestão.
 
Boa tarde!
Tenho uma questão relacionada com a anterior que não estou a conseguir resolver:
Criei um site no weebly.com, registei um dominio .pt (no DNS.pt) e inscrevi-me no Free DNS do Namecheap.

Do DNS.pt estava sempre a receber mensagens de erro:
"DnsException: Error #2; Servidor inacessível; Server unreachable; 199.34.228.69.O estado do domínio é, atualmente, "TECH-PRO", ou seja, não se encontra corretamente configurado o que impede que o mesmo seja delegado na zona .PT."

Entretanto no Namecheap configurei os dados de acordo com as instruções fornecidas pelo Weebly; recebi um e-mail do Namecheap e autorizei o domínio. Mas continuando a receber mensagen de erro e não tendo apoio da parte do DNS.pt, contatei novamente o Namecheap que me dizem para fazer o seguinte:
"In order to have this service working properly you need to point your domain name to the following nameserves:
freedns1.registrar-servers.com freedns2.registrar-servers.com freedns3.registrar-servers.com freedns4.registrar-servers.com freedns5.registrar-servers.com.
It has to be done in the account with the company your domain name is registered with."

Sucede que não faço ideia onde fazer estas modificações...Podiam ajudar-me por favor?
Muito obrigada!
 
@Ana1977

Vais a Informação Técnica, clicas em acções e em alterar Informação técnica e depois colocas ou o IP ou nameserver, por exemplo ns1.qualquercoisa.com ( a empresa de alojamento deve te ter fornecido estes dados ).

Podes testar aqui para ver se tens tudo bem configurado no servidor:

https://www.dns.pt/technical-reviewer

A alteração é imediata, a propagação do dns é que pode demorar um pouco.
 
Obrigada @snoopy21
Já tinha colocado o IP fornecido pelo Weebly na area de informação técnica, por isso não consigo perceber o que está errado.
Continuo a obter a mesma mensagem de erro e não consigo obter ajuda da weebly, Namecheap ou DNS.pt.

Obrigada!
 
Cheguei aqui algum tempo depois mas não sei se me podem ajudar:
- um cliente meu registou o domínio em DNS.pt e apenas dá para inserir ip do servidor. Coloco lá o ip do meu OVH.
- do lado do meu servidor faço gestão de DNS e coloco uma DS record a apontar para o meu nameserver.
- ao fazer "Avaliar Domínio" do lado do DNS.pt dá me erro de que só tenho um endereço de nomes
- No OVH só consigo adicionar um DNS secundário se o domínio tiver definido um TXT record a indicar que me pertence
Portanto agora estou aqui no meio de um encruzilhada... posso usar o namecheap como secundário? Ou seja, colocaria no meu DNS os seguintes nomes:

@ NS vpsXXXXXX.ovh.net
@ NS freedns1.registrar-servers.com
 
Cheguei aqui algum tempo depois mas não sei se me podem ajudar:
- um cliente meu registou o domínio em DNS.pt e apenas dá para inserir ip do servidor. Coloco lá o ip do meu OVH.
- do lado do meu servidor faço gestão de DNS e coloco uma DS record a apontar para o meu nameserver.
- ao fazer "Avaliar Domínio" do lado do DNS.pt dá me erro de que só tenho um endereço de nomes
- No OVH só consigo adicionar um DNS secundário se o domínio tiver definido um TXT record a indicar que me pertence
Portanto agora estou aqui no meio de um encruzilhada... posso usar o namecheap como secundário? Ou seja, colocaria no meu DNS os seguintes nomes:

O IP do teu servidor de nada serve à DNS.pt. Tens de colocar o IP do servidor de nomes que irá conter a zona de DNS do dominio em questão. Tens duas opções:

- Configuras o teu servidor como deve de ser para servir pedidos de DNS
- Utilizas um serviço de gestão de zona de DNS e apontes o dominio para o teu servidor a partir dai

A primeira é preferivel, a segunda uma solução adequada.

Cheers
 
O IP do teu servidor de nada serve à DNS.pt. Tens de colocar o IP do servidor de nomes que irá conter a zona de DNS do dominio em questão. Tens duas opções:

- Configuras o teu servidor como deve de ser para servir pedidos de DNS
- Utilizas um serviço de gestão de zona de DNS e apontes o dominio para o teu servidor a partir dai

A primeira é preferivel, a segunda uma solução adequada.

Cheers

====================

Tenho um problema semelhante, com um dominio .pt, e não me deixam definir o(s) DNS da minha empresa de hosting (hostmds) ... dizendo que falha a validação técnica.
Pelo que percebi, a validação técnica verifica se esses DNS já têm o meu dominio lá ... no entando a empresa de hosting (e gestão desses DNS) , obviamente, só criam o host .pt , depois de o registrar colocar os DNS deles para esse host.

basicamente, é uma pescadinha de rabo na boca:
1-DNS.PT -> só alteram o DNS para o meu host, se os DNS de destino já tiverem o HOST lá listado (meu entendimento)
2-HOSTMDS -> só me permitem criar o host, e consequentemente as entradas C, .. nos DNS deles, depois do registrar apontar para eles

Podem propor alguma solução ?
Neste momento tenho 2 respostas (cegas) da DNS.PT:
1-Não damos apoio técnico
2-Faça a validação técnica, e registe o dominio primario corretamente

obrigado,
Joaquim
 
====================

Tenho um problema semelhante, com um dominio .pt, e não me deixam definir o(s) DNS da minha empresa de hosting (hostmds) ... dizendo que falha a validação técnica.
Pelo que percebi, a validação técnica verifica se esses DNS já têm o meu dominio lá ... no entando a empresa de hosting (e gestão desses DNS) , obviamente, só criam o host .pt , depois de o registrar colocar os DNS deles para esse host.

basicamente, é uma pescadinha de rabo na boca:
1-DNS.PT -> só alteram o DNS para o meu host, se os DNS de destino já tiverem o HOST lá listado (meu entendimento)
2-HOSTMDS -> só me permitem criar o host, e consequentemente as entradas C, .. nos DNS deles, depois do registrar apontar para eles

Podem propor alguma solução ?
Neste momento tenho 2 respostas (cegas) da DNS.PT:
1-Não damos apoio técnico
2-Faça a validação técnica, e registe o dominio primario corretamente

obrigado,
Joaquim

Boas Joaquim,

Só há uma solução para domínios .PT, o teu domínio tem de ser sempre configurado primeiro pela empresa de hosting de forma a que exista pelo menos dois servidores de nomes ( Nameservers ) responsáveis pelo domino.

1 - A empresa actual, cria o teu domínio e respectivos registos de dns de forma a ser aprovado pela DNS.PT
2 - Transferes o domínio para uma empresa que o faça ( tal como digo acima ), aqui podes transferir o alojamento também ou apenas o domínio e ai configuras o dns para apontar para o hosting HOSTMDS.
 
boas pessoal,

A minha duvida vem de encontro ao que foi aqui respondido mas como não tenho muitos conhecimentos da área fiquei sem entender a resposta.
O meu problema é o seguinte: tenho um domínio alojado no DNS.PT e o alojamento no OVH. e queria fazer a "ligação" entre eles.
Tento meter o ip do alojamento no DNS.PT mas não consigo. Será que alguém me pode ajudar?
 
Última edição:
boas pessoal,

A minha duvida vem de encontro ao que foi aqui respondido mas como não tenho muitos conhecimentos da área fiquei sem entender a resposta.
O meu problema é o seguinte: tenho um domínio alojado no DNS.PT e o alojamento no OVH. e queria fazer a "ligação" entre eles.
Tento meter o ip do alojamento no DNS.PT mas não consigo. Será que alguém me pode ajudar?

Na ovh está a usar uma VPS ou alojamento?

Se tiveres a usar uma VPS tens de ter um serviço de DNS tipo o bind9 e criar a zona. Na zona tens de adicionar 2 linhas ns1.dominio.pt e ns2.dominio.pt apontar para o IP do servidor. Dessa forma, já consegues adicionar os nameservers ao dominio(DNS.PT). Depois é só fazeres a gestão dos dns no servidor. Convém sempre teres 2 IPs diferentes para os nameservers por isso é que não recomendam usar o proprio servidor para serviço de DNS. Vou colocar a baixo um exemplo.

Se tiveres a usar um alojamento, basta pegares nos nameservers que te dão e colocar na DNS.PT.

A gestão dos dns não é feita no site DNS.PT mas sim nos servidores da OVH. A unica coisa que DNS.PT serve é para indicar quais os servidores de DNS estão a ser utilizados.


EDIT: Em alternativa, podes sempre usar a cloudflare como gestora dos DNS. É gratis e ainda tens outros serviços de proteção :)

dnsexemplo.png
 
Antes de mais obrigado pela resposta @joaoneto.14
Sim, na OVH estou a usar uma VPS.
Ainda estou um pouco confuso.... Tenho que instalar o bind9 no alojamento (neste caso é numa maquina ubuntu)?
Se optar pela cloudflare, tenho que transferir o dominio para este "serviço"?
 
Antes de mais obrigado pela resposta @joaoneto.14
Sim, na OVH estou a usar uma VPS.
Ainda estou um pouco confuso.... Tenho que instalar o bind9 no alojamento (neste caso é numa maquina ubuntu)?
Se optar pela cloudflare, tenho que transferir o dominio para este "serviço"?

Boas se optares por fazer a gestão na tua vps tens que instalar o tal serviço. No caso de usar a cloudflare só tens que alterar os nameservers do domínio para os que te indicam na cloudflare. A partir desse momento, se quiseres adicionar um subdominio tens que ser na cloudflare
 
Back
Topo