Dois IPs externos diferentes...

jomipiro

Power Member
Boas...


Tenho uma ligação adsl com o modem/router Dlink DSL 2740B, um desktop ligado por lan e um portátil e o iphone por wifi...

O que eu queria é que o portátil tivesse um ip externo diferente do desktop.

Qual será a melhor solução?

Será que se configurar uma vpn no portátil à minha faculdade ele adquire um ip externo diferente?

Já tentei há uns tempos configurar uma vpn mas não percebo muito do assunto. Não sei se isto resolverá o meu problema...


Algum sábio disponível para me iluminar?
 
Se configurares uma VPN e indicares que vais usar a default gateway de lá para aceder a net ent sim, vais ter um ip externo diferente( apesar de ficares com uma ligação a net mais lenta).

Para configurar a ligação, ai já depende do que tens do lado da faculdade......
 
Boas...


Tenho uma ligação adsl com o modem/router Dlink DSL 2740B, um desktop ligado por lan e um portátil e o iphone por wifi...

O que eu queria é que o portátil tivesse um ip externo diferente do desktop.

Qual será a melhor solução?

Será que se configurar uma vpn no portátil à minha faculdade ele adquire um ip externo diferente?

Já tentei há uns tempos configurar uma vpn mas não percebo muito do assunto. Não sei se isto resolverá o meu problema...


Algum sábio disponível para me iluminar?

Esse router (e o teu ISP) só te dão um IP publico ...

Se configurares uma VPN e indicares que vais usar a default gateway de lá para aceder a net ent sim, vais ter um ip externo diferente( apesar de ficares com uma ligação a net mais lenta).

Para configurar a ligação, ai já depende do que tens do lado da faculdade......

Ele só tem o IP atribuido pela VPN dentro da rede aonde estabeleceu ligação segura ... daí ser VPN ... :rolleyes: ...
 
Última edição:
Ele só tem o IP atribuido pela VPN dentro da rede aonde estabeleceu ligação segura ... daí ser VPN ... :rolleyes: ...

Ya e???:rolleyes:

Ele estabelece a vpn e recebe um ip interno mas ao sair para a Internet pela faculdade vai sair com o ip de lá.

Basicamente fica PC ----VPN-----Faculdade----Internet

Depois de configurar a VPN como altero isso da default gateway?

Thanks pela ajuda...

Isso vai depender do que usas para fazer a VPN.

Se for uma VPN simples configurada no windows vais as propriedades da VPN e escolhes o tab "Funcionamento em Rede".
Ai escolhes o TCP/IPv4 e vais as propriedades. Nas propriedades escolhes avançadas e tens la uma box com "Utilizar gateway predefinido na rede remota" e activas essa opção.
 
Ya e???:rolleyes:

Ele estabelece a vpn e recebe um ip interno mas ao sair para a Internet pela faculdade vai sair com o ip de lá.

Basicamente fica PC ----VPN-----Faculdade----Internet

E isso tem uso prático de ??? mesmo só para consultar a internet fica leeeeeeento ....

e tenho a certeza que não é para consultar a web que ele quer esse esquema, pelo que de qualquer das formas a firewall do outro lado vai-lhe negar algum acesso especial que ele queira ....
 
O que na verdade ele precisa é de negociar com o ISP 2 endereços de IP, depois comprar um router que suporte NAT (mesmo nat) e coloca o PC a sar um IP e os restantes dispositivos a usar o segundo IP
 
E isso tem uso prático de ??? mesmo só para consultar a internet fica leeeeeeento ....

e tenho a certeza que não é para consultar a web que ele quer esse esquema, pelo que de qualquer das formas a firewall do outro lado vai-lhe negar algum acesso especial que ele queira ....

O uso pratico que têm é o que ele pediu, ter um endereço ip externo diferente para cada PC.

Agora para o que ele quer isso já n te sei dizer nem me vou por a divagar. Eu por vezes uso essas configurações para situações especificas( não n têm nada a ver com piratarias e afins:x2:)e como disse assim o acesso fica mais lento. O quanto mais isso já e discutivel porque vai depender das ligações envolvidas.
 
Back
Topo