dois pcs, o mesmo equipamento internet: duas velocidades distintas. help!

symptome

Power Member
olá! perdoem-me a explicação genérica, mas darei esclarecimento adicionais caso sejam solicitados.

haverá alguma razão palpável para, com o mesmo equipamento wireless (router linksys e modem thomson, adaptador de rede linksys), eu obter médias de download de 600/700KB/s com um portátil antigo com o windows 2000 e de 100/150KB/s com o PC desktop (de 2002)? ligo apenas o adaptador de rede a um ou a outro, com resultados muito distintos! note-se que os dois computadores estão ambos na mesma divisão da casa e com qualidade de recepção descrita como "excelente".

o problema não será, contudo, do wireless. já experimentei ligar o modem directamente ao PC e ao portátil com os mesmos resultados (altas velocidades no portátil com o 2000, baixas no pc desktop com o xp).

ou seja, dois computadores com o mesmo equipamento de acesso à net, com resultados muito distintos.

de notar que não tenho os dois ligados em simultâneo à internet. testei foi ambos, tanto ligados directamente ao modem, como ligados ao adaptador de rede em situação wireless. basicamente, tem sido uma questão de desligar um cabo num, ligá-lo ao outro - e as velocidades são muitíssimo diferentes. na página de teste de velocidade da netcabo, obtenho 700kb em download nacional ou internacional com o portátil; com o desktop, à volta de 200/300kb.

o meu tarifário netcabo é o mega8, ou seja tenho 8 megas. não me parece é que seja problema na netcabo, já que numa das situações (o portátil com o windows 2000) tenho a velocidade contratadas.

alguém me poderá dar umas luzes sobre isto? se não for este o sítio certo para esta questão, podem sugerir-me uma alternativa?

notas: no portátil tenho a última versão do windows 2000 profissional.
no desktop, o windows xp sp1.
 
eu faço um resumo para não terem que ler tudo (espero que tenha sido por isso que não obtive qualquer resposta :()

DOIS PCS - um portátil com o Win 2000 última actualização; um desktop com o Win XP SP1
O MESMO EQUIPAMENTO UTILIZADO ORA NO PORTÁTIL, ORA NO DESKTOP - modem thomson em situação wired; adaptador de rede linksys, router linksys ligado ao modem thomson em situação wireless.
O MESMO ACESSO INTERNET - netcabo mega 8
VALORES DE VELOCIDADE DISTINTOS - no portátil, médias entre 600 e 800KB/s; no desktop entre 150 a 300 KB/s

a constante: todo o equipamento de acesso à rede.
a variável: o computador, o sistema operativo.
 
desliga firewalls, corre um anti virus, desactiva as opções de QOS nas propriedades da ligação, faz um teste de performance das portas usb (actualiza drivers se for preciso).
 
desliga firewalls, corre um anti virus, desactiva as opções de QOS nas propriedades da ligação, faz um teste de performance das portas usb (actualiza drivers se for preciso).

obrigado pelas sugestões :)

não tenho firewall activa, não tenho vírus nem spyware, não tenho QoS activo.

como se faz um teste de performance das portas USB?
 
Back
Topo