[Home Cinema] Dolby Atmos... vale mesmo a pena?

Lá está.. são os tais compromissos ;)

Quanto aos efeitos de som, não sei qual a vossa experiência em 5.1, mas frequentemente consigo sentir os sons a passa por cima ou a passar por baixo... Mesmo só com Dolby Digital ou DTS normal. Acho que o que faz muita diferença são as boas masterizações.

Sim, com canais discretos provavelmente é um pouco melhor. Mas o meu casamento não vale isso :lol:

EDIT: eu experimentei durante uns tempos as KEF KHT 2005.2 como front height (mas sem atmos)... não senti que acrescentasse alguma coisa ao som. O palco sonoro das minhas Silver é bem grande e estende-se bem para além dos seus limites.
No 5.1 já achava que tinha essa noção no entanto quando se apanham atmos bem tratados a envolvência não tem nada a ver com o 5.1, eu repito-me mas nas cenas de chuva e com aviões e etc a diferença é abismal, no entanto onde tambem notei grande diferença foi nas cenas de tensão a capacidade das qi65 de tecto descerem cria uma diferença na sala que é inexplicavel. sentimo-nos esmagados pela ajuda do som a vir de cima, e isto dito por alguem que tem como subwoofer um jamo 210 portanto nem quero imaginar para quandro trocar para o rel que tanto procuro.
 
https://www.blu-ray.com/movies/Apollo-13-4K-Blu-ray/186542/#Review

186542_large.jpg


Mais um excelente DTS:X especialmente o lift off
 
Quando puderem experimentem o filme Gravity a Diamond Edition, que é a única que contém Atmos, ainda que o filme é em 1080p.
Esse foi exactamente o filme que recomendei na página 2. É simplesmente o melhor filme em Dolby Atmos até ao momento. Faz uso de todas as colunas de uma maneira que nos deixa em pulgas. Quando sair uma versão em 4k é o filme “must go” para show off do Dolby atmos. Ready player one, Kong Skull Island e Godzilla King of Monsters também está top.
 
Última edição:
Esse foi exactamente o filme que recomendei na página 2. É simplesmente o melhor filme em Dolby Atmos até ao momento. Faz uso de todas as colunas de uma maneira que nos deixa em pulgas. Quando sair uma versão em 4k é o filme “must go” para show off do Dolby atmos. Ready player one, Kong Skull Island e Godzilla King of Monsters também está top.

É excelente de facto.
Agora que falaram num filme do espaço lembrei-me de um que ainda ninguem falou e tem uma imagem e som espetacular.
Life com Jake Gyllenhaal, Rebecca Ferguson, Ryan Reynolds
Gostei bastante do filme.
Para quem gosta de 4k com boa imagem e som acho que este é a não perder.
 
Bem, com a entrada do Denon X5200W aqui no sistema, como tinha aqui uns satélites da KEF parados, resolvi experimentar usá-los como speakers ATMOS.

Coloquei-os nesta localização a verde, a apontar para o tecto:

Quch4P6.png


Tal como das outras vezes que já tinha ouvido ATMOS com colunas "up-firing", a diferença para o 5.1 é subtil. É no entanto melhor do que quando experimentei ainda no 4311 como height speakers ou wide speakers (sem ATMOS) que não achei que acrescentassem alguma coisa ao sistema.

Se não tivesse estes satélites, provavelmente não ia gastar dinheiro para ter esta diferença subtil. Como estão por cá, para já ficam ali... como são pequenos e escuros, mal se nota que estão ali em cima... depois tenho de tirar uma fotografia. Pena já não ter os satélites da Anthony Gallo, que eram ainda mais pequenos.
 
Bem, com a entrada do Denon X5200W aqui no sistema, como tinha aqui uns satélites da KEF parados, resolvi experimentar usá-los como speakers ATMOS.

Coloquei-os nesta localização a verde, a apontar para o tecto:

Quch4P6.png


Tal como das outras vezes que já tinha ouvido ATMOS com colunas "up-firing", a diferença para o 5.1 é subtil. É no entanto melhor do que quando experimentei ainda no 4311 como height speakers ou wide speakers (sem ATMOS) que não achei que acrescentassem alguma coisa ao sistema.

Se não tivesse estes satélites, provavelmente não ia gastar dinheiro para ter esta diferença subtil. Como estão por cá, para já ficam ali... como são pequenos e escuros, mal se nota que estão ali em cima... depois tenho de tirar uma fotografia. Pena já não ter os satélites da Anthony Gallo, que eram ainda mais pequenos.
Tal como o regster sugere penso que ficaria melhor se as apontasses para ti ou até um pouco acima do nivel da cabeça. Penso que possas não estar realmente a valorizar o atmos por nunca ter conseguido um resultado real em casa. Porque nao tentas testar com essas na mão por cima de ti e ouves os trailers de atmos e vês o resultado em casa?
 
Regster, irei fazer uns testes... depois partilho os resultados.

Miguel Coelho, com as colunas na mão? Não percebi... (já agora, todas as vezes que ouvi ATMOS não foi cá em casa, foi noutros locais, algumas em salas dedicadas - esta foi a primeira vez aqui).
 
Regster, irei fazer uns testes... depois partilho os resultados.

Miguel Coelho, com as colunas na mão? Não percebi... (já agora, todas as vezes que ouvi ATMOS não foi cá em casa, foi noutros locais, algumas em salas dedicadas - esta foi a primeira vez aqui).
Pedir por exemplo como eu cheguei a testar antes de comprar as qi65. A minha maria segurou-me as colunas bem acima do nivel da cabeça para que pudesse testar como seria o som vindo de cima. Foi nessa altura que depois optamos por realmente comprar as qi65 porque o som que testamos era realmente o que pretendiamos
 
Já testei com as colunas apontar para o lugar de audição, e achei que era quase a mesma coisa.

De qualquer forma, estive a matutar e vão sair dali... a minha cara metade também não gosta muito das colunas lá em cima, pelo que vou manter isto mais simples com o 5.1
 
Já testei com as colunas apontar para o lugar de audição, e achei que era quase a mesma coisa.

De qualquer forma, estive a matutar e vão sair dali... a minha cara metade também não gosta muito das colunas lá em cima, pelo que vou manter isto mais simples com o 5.1

Por mais testes que eu fiz também não notei nada... só no tecto (lá está o tema, são sons que só se ouve de vez em quando), tenta colocar as colunas em back surround só mesmo para ver se dá alguma coisa.

Cumps.
 
Bom tópico este.
Eu pessoalmente acho que vale a pena.
Mas tambem vivia bem com o 5.1 ou 7.1
No meu caso só necessitei fazer upgrade ao receiver e comprar duas colunas para o tecto.
O investimento não foi absurdo até porque vendi os meus aparelhos obsoletos e não tive de reinvestir totalmente.
Acho que vale a pena se tivermos variadissimos filmes com Atmos/DTS X.
Sim o DTS X é tão bom como o Atmos e nalguns filmes é absurda a qualidade sonora.
Por outro lado tambem existem variadissimos fimes em que o som é pobre nas colunas superiores e isso deixa-me irritado pois mostra que não deram muita atenção ao filme.
Mas no meu caso vale bem a pena que até já ando a ponderar comprar mais duas colunas para o tecto.
Já agora ajuda. Que colunas comprou para o teto? Também comprei um receiver mas tenho que comprar mais duas colunas
 
Back
Topo