[Home Cinema] Dolby Atmos... vale mesmo a pena?

Como é óbvio. Mas tb n vejo ninguém a querer ter sistemas 2.1.2 ou 2.1.4

Fala-se, ou deveria-se falar, em atmos após já se ter pelo menos 5.1.

Barras de som e afins, são outra conversa, apesar de mtas já terem satélites para criar os 5.1

Certo, eu refiro-me ao "upgrade" de 5.1 para 5.1.2 ou 5.1.4, estava apenas a concordar que o ganho é residual. Por vezes uma pessoa lê comentários tão entusiásticos que fica a ideia que é algo significante, não é, pelo menos para mim.
 
Certo, eu refiro-me ao "upgrade" de 5.1 para 5.1.2 ou 5.1.4, estava apenas a concordar que o ganho é residual. Por vezes uma pessoa lê comentários tão entusiásticos que fica a ideia que é algo significante, não é, pelo menos para mim.

Para mim a diferença é substancial e para melhor.
Depende é das faixas Atmos ou DTS X que se ouve.
Existem algumas faixas que são Atmos mas na minha opinião aquilo de Atmos não tem nada.
Por exemplo algumas faixas DTS quando são convertidas pelo receiver para DTS upmixer são muitas vezes tão boas ou melhores do que muitas faixas Atmos.
Agora se um filme tiver o som tratado por bons engenheiros de som obviamente que Atmos/DTS X é superior em todo o palco sonoro e não só nas colunas superiores.
Isso é inegável.
 
@jonyvf disseste o que já venho a referir um filme bem tratado faz toda diferença, até agora o 2012 foi dos filmes mais notórios a nível de som Atmos, entre muitos outros vi também o Chain Reaction (Perseguição Diabólica) com DTS 1509 Kbps (Lossy) e é notório o som surround, o Master and Commander com DTS HD Master com Neural:X é espantoso.

Cumps.
 
Última edição:
@miguelbarroso

É pah, feio ou não, é subjectivo e depende de cada um.

E não percebo o que o pk da estética do produto entrar na conversa. O que não faltam na industria A/V são produtos "horrendos".

Exato, é subjetivo tal como referi... Cada um sabe de si. O que eu digo é que se a diferença fosse assim tão grande, até considerava, mesmo não gostando esteticamente, quiçá colocar umas colunas junto ao tecto, por cima das frontais... Mas a diferença na experiência cinematográfica é mínima.
 
Exato, é subjetivo tal como referi... Cada um sabe de si. O que eu digo é que se a diferença fosse assim tão grande, até considerava, mesmo não gostando esteticamente, quiçá colocar umas colunas junto ao tecto, por cima das frontais... Mas a diferença na experiência cinematográfica é mínima.
Se vires um filme com uma boa faixa dolby atmos saltar de 5.1 para 5.1.2 já é uma diferença bem grande. Mas lá está... depende do filme e se tem bom atmos ou não. Mas vale a pena.
 
Concordo, especialmente para quem se esta a iniciar nestes andamentos, tem muito por onde melhorar nomeadamente em etapas de amplificação e tratamento acústico, melhores frontais, adição de um segundo subwoofer ou troca do mesmo. Não vejo grande vantagem em adicionar mais duas colunas, para ter mais 5 minutos de "envolvencia" por filme quando posso fazer os upgrades referidos em cima e ter mais "qualidade" sonora durante o filme inteiro.
 
Para não falar na quantidade de séries e filmes que vou ver sem quaisquer conteúdos Atmos (99% ???)
Nim. Muito dos novos conteudos ou ate todos da disney+ e netflix ja são produzidos em atmos.
Tambem é muito interessante por exemplo para que como eu usa a xbox para reproduzir conteudo e ela força o som para atmos. A envolvencia é inigavelmente maior
 
Hoje vi na Netflix "A Grande Escavação" um filme calmo com muito dialogo e pela 1ª vez num filme ouvi na coluna central 2 vozes em diferentes sítios (por vezes uma voz mais alta e outra mais baixa) e mais diálogos que começavam na coluna da direita, central, esquerda e surround esquerda o Atmos também agradável nas 2 ou 3 vezes que passaram aviões o surround também muito notório uma das partes um avião passa mais de lado e ouve se da coluna da esquerda para a surround esquerdo sem passar pelo Atmos.

Com colunas mais dedicadas imagino... no fundo se não tivesse Atmos ouviria o avião a passar das colunas da frente para as de surround.

Cumps.
 
Última edição:
Hoje vi na Netflix "A Grande Escavação" um filme calmo com muito dialogo e pela 1ª vez num filme ouvi na coluna central 2 vozes em diferentes sítios (por vezes uma voz mais alta e outra mais baixa) e mais diálogos que começavam na coluna da direita, central, esquerda e surround esquerda o Atmos também agradável nas 2 ou 3 vezes que passaram aviões o surround também muito notório uma das partes um avião passa mais de lado e ouve se da coluna da esquerda para a surround esquerdosem passar pelo Atmos.

Com colunas mais dedicadas imagino... no fundo se não tivesse Atmos ouviria o avião a passar das colunas da frente para as de surround.

Cumps.
Ja eu hoje no 3° episódio da wandavision a parte da chuva fica mesmo uma envolvencia muito boa. E já que falamos de preços as 2 colunas atmos custaram-me 130. A relação qualidade ganho foi gigante
 
Estão a se esquecer do factor mais importante em um upgrade de colocar colunas no tecto.
A Maria.
Pois para convencê-las a um sistema 5.1 já é difícil, fará mais umas colunas no tecto.
 
Agora que mudei de casa e instalei as Front Height and rear Height, umas Sony ss ms7 (série pascal), os pés podem-se retirar.

2-X-Sony-Pascal-Ss-Ms7-High-Quality-Aluminum.jpg


Usei estes suportes

https://www.ebay.co.uk/itm/4-White-...teid=3&campid=5337455167&toolid=20008&mkevt=1

E este cabo de 0.75

https://www.amazon.de/dp/B01ARPRO7O/ref=nosim?tag=zwame03-21

Crossover colocado a 150Hz (medi-as e é essa a sua frequencia de corte, embora anunciem 120Hz), distancia medida por um laser e colocada no receiver, e calibradas para ficarem ao nivel sonoro das restantes.


O que noto quando as tenho activas é que tenho uma "parede de som", ao invés de distinguir mais claramente de onde o som vem, que é no final do proposito do som por objectos.

Existe a sensação de espaço.

No entanto a sensação de stereo ou mesmo de 2.1 para 5.1 faz uma diferença imensuravelmente maior.

Por isso se me perguntarem se vale a pena, vale se já tiverem receptor para isso e se conseguirem umas colunas satélite de qualidade por um preço baixo, como eu paguei, menos de 80€ pelas 5.

Agora investir propositadamente para isso? Não.
 
Lá está.. são os tais compromissos ;)

Quanto aos efeitos de som, não sei qual a vossa experiência em 5.1, mas frequentemente consigo sentir os sons a passa por cima ou a passar por baixo... Mesmo só com Dolby Digital ou DTS normal. Acho que o que faz muita diferença são as boas masterizações.

Sim, com canais discretos provavelmente é um pouco melhor. Mas o meu casamento não vale isso :lol:

EDIT: eu experimentei durante uns tempos as KEF KHT 2005.2 como front height (mas sem atmos)... não senti que acrescentasse alguma coisa ao som. O palco sonoro das minhas Silver é bem grande e estende-se bem para além dos seus limites.
 
Última edição:
Agora que mudei de casa e instalei as Front Height and rear Height, umas Sony ss ms7 (série pascal), os pés podem-se retirar.

2-X-Sony-Pascal-Ss-Ms7-High-Quality-Aluminum.jpg


Usei estes suportes

https://www.ebay.co.uk/itm/4-White-...teid=3&campid=5337455167&toolid=20008&mkevt=1

E este cabo de 0.75

https://www.amazon.de/dp/B01ARPRO7O/ref=nosim?tag=zwame03-21

Crossover colocado a 150Hz (medi-as e é essa a sua frequencia de corte, embora anunciem 120Hz), distancia medida por um laser e colocada no receiver, e calibradas para ficarem ao nivel sonoro das restantes.


O que noto quando as tenho activas é que tenho uma "parede de som", ao invés de distinguir mais claramente de onde o som vem, que é no final do proposito do som por objectos.

Existe a sensação de espaço.

No entanto a sensação de stereo ou mesmo de 2.1 para 5.1 faz uma diferença imensuravelmente maior.

Por isso se me perguntarem se vale a pena, vale se já tiverem receptor para isso e se conseguirem umas colunas satélite de qualidade por um preço baixo, como eu paguei, menos de 80€ pelas 5.

Agora investir propositadamente para isso? Não.

Isso pode ser devido à sala e não das colunas.
Se tiveres poucos materiais absorventes terás mais eco.
 
Isso pode ser devido à sala e não das colunas.
Se tiveres poucos materiais absorventes terás mais eco.

Não tenho problemas com o RT60; é cerca de 0.4s.

Acho que o que faz muita diferença são as boas masterizações.

De longe.

O que o sistema permite é uma coisa, o que é aproveitado é outra.

Por isso é que nos demos tudo soa fantastico, até mesmo trailers. O Jurarassic park por exemplo foi um marco para o DTS, e o novo trailer em DTS:x ainda soa melhor, mas isso é porque eles o souberam aproveitar.
 
Back
Topo