domínios, alojamentos Web,serviço de WebMail

bmosca

Power Member
eu estou a fazer um trabalho onde tenho de explicar como é que funciona um servidor como o www.Amen.pt.
Que Hardware/software eles utilizam para alojar sites na web, serviços de Webmail, manutenção Web, serviço de backup diário de ficheiros etc...

Tenho de explicar quais as soluções materiais, vantagens e desvantagens etc...

Se alguém, que estiver dentro do assunto me pudesse dar umas luzes, agradecia.. ou até mesmo, podem indicar-me sites web ou tutoriais, que explicassem o funcionamento desses servidores..
já andei a pesquisar, mas preciso de muito + informação...

Desde já obrigado!
 
Que trabalho? Foste logo buscar um mau exemplo :x
Isto é tudo muito vago, existe vários painéis de controlo, como o Plesk, cPanel, etc... O preferido pelos clientes é o cPanel, e é também o mais utilizado, no entanto, em certas situações o Plesk pode ser muito melhor que o cPanel. As grandes empresas de alojamento por vezes fazem o seu próprio painel, o que geralmente limita muito o cliente, mas em termos de custos quando utilizado em muitos servidores, é benéfico.

O alojamento da Amen é em maioria sem php/mysql, o que só dá para sites estáticos, apenas necessita de apache.

Existe várias soluções para armazenamento, como por exemplo soluções NAS, geralmente utilizadas para guardar os backups.

Em relação ao webmail, penso que o mais utilizado deve ser o Exim.
 
Uma solução de prestação de serviços de alojamento é composta por vários niveis:

1 - Hardware - Servidores, switches, routers, firewalls, KVMoIP, APC reboot port, etc

2 - Software de controlo e monitorização - Este ponto é chave e é a diferença entre uma empresa profissional e uma não profissional. Este software monitoriza a rede, envia avisos quando existem problemas, executa scripts correctivos quando um problema é identificado, etc.. O ZenOSS é um bom exemplo. Normalmente nestre caso as empresas usam software criado em "casa"

3 - Serviços ao Cliente - Aqui depende sempre dos serviços oferecidos. Aqui encontras desde os paineis "all in one" como o HSphere, até paineis que se dedicam a uma só função, tal como HyperVM/Xen/Virtuozzo para VPS's, cPanel, Plesk, DirecAdmin e outros como paineis de control de conta para o cliente final.

4 - Suporte e Gestão - Aqui vez aparecer o software de gestão comercial e contabilistica e o software de gestão de pedidos de suporte. Software como ModernBill, WHMCompleteSolution, Kayako, etc..

Muito mais hà para dizer, mas penso que já te dei os tópicos necessários para desenvolveres e fazeres um trabalho.

Uma coisa muito importante é que até hoje não se pode dizer que a solução A e melhor que a B face à quantidade de soluções disponiveis.

Saudações
 
Back
Topo