Domotica com um iPhone / iPad / iPod

Portuman

Power Member
Domotica controlada por um dispositivo móvel, é uma tecnologia que numa situação ou outra já nos interessou a (quase) todos. No entanto penso que acontece sempre a mesma coisa; vamos pesquisar, vemos que soluções DIY dão demasiado trabalho (programação etc) e que as soluções prontas a comprar são muito caras (acima de 200 ou 300 euros para ligar e desligar uma tomada por ex)

Criei este tópico não para virem dizer que quem quer domotica (inda por cima web based, ou por app) tem que gastar muito dinheiro, porque isso já todos sabemos, nem que por outro lado, se queremos algo DIY, temos mais é que aprender código. Isto tudo tendo em conta que estamos a fazer de soluções de pequenas dimensões, não sistemas completos para vivendas..

Queria juntar aqui, experiências e conselhos de quem já pesquisou um bocado e encontrou qq coisa, que fosse minimamente barato, e que não fosse preciso tirar um curso de programação para por o sistema a funcionar. O que estou a pensar mais especificamente é ou um sistema já feito tipo o Belkin Wemo que basicamente é só um sistema que liga a desliga tomadas pelo iPhone, mas cada tomada é stand-alone e comunica por wifi com um router. O preço deste sistema é cerca de 60 euros por tomada.
belkin-wemo-phone.jpg


Gostei desta solução do Wemo, mas pelo que podem ler no itunes, a aplicação nem sempre funciona, e para alem disse cada vez que mudam o aparelho de tomada ele perde a configuração e tem de se configurar de novo. São 2 coisas que acho que não justificam o preço, mas continua a ser a soluçao mais fácil na minha opinião.

Outra solução, e para a qual estou mais inclinado era ter um mini pc tipo arduino ou raspberry pi, que fosse ligado ao router e deopis ter algo tipo aquelas tomadas com telecomando(abaixo) ligadas de alguma maneira ao mini-PC. Poderia ter de se soldar alguma coisa e carregar algum tipo de sistema operativo no mini-pc, mas ainda não encontrei nenhum isto que explicasse tudo do inicio ao fim para termos a certeza que vai ficar bem feito.
http://www.*****.pt/img_upload/produtos_electrodomesticos/111836_3_tomadas-de-proteccao-c-comando.jpg


Até já pensei que se calhar alguém já pudesse vender o sistema já feito, mas não encontro absolutamente nada, sinceramente não percebo como é que ninguém se lembrou de fazer isto até hoje. Pega-se num Arduino, numas tomadas com comando, e quem souber programar, podia vender a solução prai a 100 euros e ainda fazia dinheiro..

Alguém já encontrou a solução miraculosa? ;)
 
a ubiquiti também já tem aparelhos pra isso.. agora não te sei confirmar se já estão a venda e se existe uma app própria para iphone.
 
Back
Topo