Domótica "Low Cost" (e não só...)

Ok e como guardas a informação?

Portanto, eu vi un sistema xiaomi a funcionar. Aquilo comunica por zigbee, mas não havendo net nada feito... Porque necessita da gateway ou o que é.

No teu caso, esta comunicação no teu lado comunica por um protocolo "qualquer" e não necessita de net. É isto, correto?
Agora para:
-armazenar informação, como fazes?
-para aceder fora de casa, como fizeste?
-em termos de segurança, a tua infraestrutura é segura? Digo isto porque sempre tenho lido que estes dispositivos deveriam estar numa rede à parte, mas talvez no teu caso uma vez que não necessitas de internet, talvez seja mesmo seguro. Acho que já respondi à minha própria pergunta... :) :) :)
 
O home assistant será a tua gateway que estará na tua rede local, daí não necessitares de internet para as coisas funcionarem. Para acederes do exterior tens de ter uma vpn que te permita aceder à tua rede local.
Podes montar 1 rpi com o home assistant a fazer de gateway da tua rede domotica e configurar no mesmo um vpn server.
 
O home assistant será a tua gateway que estará na tua rede local, daí não necessitares de internet para as coisas funcionarem. Para acederes do exterior tens de ter uma vpn que te permita aceder à tua rede local.
Podes montar 1 rpi com o home assistant a fazer de gateway da tua rede domotica e configurar no mesmo um vpn server.
Em relação à VPN usas algum serviço pago, ou para este tipo de uso um gratuito é suficiente?
 
Ok e como guardas a informação?

Portanto, eu vi un sistema xiaomi a funcionar. Aquilo comunica por zigbee, mas não havendo net nada feito... Porque necessita da gateway ou o que é.

No teu caso, esta comunicação no teu lado comunica por um protocolo "qualquer" e não necessita de net. É isto, correto?
Agora para:
-armazenar informação, como fazes?
-para aceder fora de casa, como fizeste?
-em termos de segurança, a tua infraestrutura é segura? Digo isto porque sempre tenho lido que estes dispositivos deveriam estar numa rede à parte, mas talvez no teu caso uma vez que não necessitas de internet, talvez seja mesmo seguro. Acho que já respondi à minha própria pergunta... :) :) :)

Não percebi todas as tuas perguntas, mas vou responder ao que percebi:)

Os dispositivos que uso, comunicam por Wi-Fi. Neste momento tenho mais de 50 dispositivos no meu router principal, sem qualquer problema.
Tenho também 2 dispositivos zigbee da sonoff (outro protocolo de comunicação), mas para esses tenho de ter um hub. Este hub liga também a rede Wi-Fi, e nele consigo ligar até 32 dispositivos zigbe, ocupando só um ip na rede.
Após os dispositivos estarem (com tasmota)na tua rede, comunicam com o HomeAssistant por mqtt (um addon do HA). O hub também com tasmota, comunica com o HA com o addon ZigbeeHomeAutomation (existem outros).
Esta alteração de firmware é importante, porque deixas de precisar de cloud! Para trabalhar dentro de casa, só preciso de ter um router com Wi-Fi, para gerir todas as ligações internas, e trabalhar todas as automações.
Para aceder no exterior, basta abrires uma porta no router para o ip do HomeAssistant, teres um DNS sempre atualizado, e tens acesso em qualquer lado!

No meu caso que uso miniSonoff para a iluminação, consigo alterar o firmware para tasmota, sem ter de soldar fios.
Nos estores uso sonoff dual r2, e nestes já é necessário ter uma pen de programação (ex: CP2102 5pin), para conseguires colocar tasmota.

Na minha opinião, a maior segurança que podes ter, é usares tudo localmente como eu faço. Alguma anomalia que detetes, basta fechares a porta do router, e não há acesso ao HA.

Não percebi a parte de guardar informação!
 
O home assistant será a tua gateway que estará na tua rede local, daí não necessitares de internet para as coisas funcionarem. Para acederes do exterior tens de ter uma vpn que te permita aceder à tua rede local.
Podes montar 1 rpi com o home assistant a fazer de gateway da tua rede domotica e configurar no mesmo um vpn server.

Não acho necessidade nenhuma em usar VPN!
Mas são opiniões como é óbvio
 
Em relação à VPN usas algum serviço pago, ou para este tipo de uso um gratuito é suficiente?

Tenho um router próprio que tem vpn server, por isso não estou muito por dentro dessas situações. Mas acho que podes usar OpenVPN no rpi, pesquisa sobre isso.

Não acho necessidade nenhuma em usar VPN!
Mas são opiniões como é óbvio

Ainda não tenho HA, mas duvido que utilize uma ligação encriptada. Tens uma porta aberta no router para o exterior para um serviço que não utiliza encriptação?
Já agora, utilizo a vpn para outras situações e não só para domótica, na realidade ainda nem tenho nada de domótica, é um projecto que está a iniciar.
 
Tenho um router próprio que tem vpn server, por isso não estou muito por dentro dessas situações. Mas acho que podes usar OpenVPN no rpi, pesquisa sobre isso.



Ainda não tenho HA, mas duvido que utilize uma ligação encriptada. Tens uma porta aberta no router para o exterior para um serviço que não utiliza encriptação?
Já agora, utilizo a vpn para outras situações e não só para domótica, na realidade ainda nem tenho nada de domótica, é um projecto que está a iniciar.

Uso VPN para algumas coisas (muito específicas).

Para o meu NAS, e HA, uso porta aberta com DNS.

Eu não vejo necessidade de mais. Mas já vi quem tem um “arsenal” de encrostavam, para ter acesso remoto!
Eu não o faço
 
Mais uma ajuda neste tópico que tem sido excelente para mim.

Tenho usado shelly para controlar os estores, portão da garagem e sensor de inundações. Estou fã.

Tenho também uns quantos echo dot é show espalhados. Um dos quais é um echo dot plus que controla algumas lâmpadas zigbee do ikea.

Podia comprar mais algumas lâmpadas destas, pois até estou satisfeito mas tem limitações que um shelly pode ultrapassar. Quero poder ligar ou desligar sem ser necessário ter o interruptor on.

Isto para dizer que quero colocar uns shellys em alguns dos interruptores. São todos duplos os que quero controlar. Cada interruptor isoladamente controla grupos de 2 ou 3 lampdas(tetos falsos com focus).
Para isto que shelly aconselham? Shelly 1, 1L ou outro? Ainda pensei no dimmer mas não sei se precisarei controlar a intensidade nos grupos que me faltam.

Obrigado.

Será que alguém consegue ajudar na escolha do modelo shelly a usar?
 
viva malta,

estou a tentar adicionar um shelly 1pm à minha rede local, mas não estou a conseguir. Consigo aceder à rede criada do shelly sem problemas, mas quando adiciono as credenciais para se ligar à minha rede local deixo de o conseguir aceder (já experimentei adicionando ip estático e dinâmico). Conseguem ajudar-me a tentar perceber o problema?

A rede à qual estou a adicionar o dispositivo é a uma rede guest 2.5Ghz, com o modo de autenticação Mixed WPA2/WPA-PSK e encriptação TKIP+AES.

Características do router:
nome: FiberGateway GR241AG
versão do software: 3RGW040A00r059

Já vi aqui no forum pessoas que conseguiram adicionar dispositivos shelly à rede local usando o meo FiberGateway, mas não sei se o deixaram de conseguir com a nova versão, ou se estou a ter outro tipo de problema.

Segui estas instruções e mesmo assim continua a não funcionar.

nota: desabilitei a rede 5Ghz para validar se o problema poderia ser disso, mas não é
 
viva malta,

estou a tentar adicionar um shelly 1pm à minha rede local, mas não estou a conseguir. Consigo aceder à rede criada do shelly sem problemas, mas quando adiciono as credenciais para se ligar à minha rede local deixo de o conseguir aceder (já experimentei adicionando ip estático e dinâmico). Conseguem ajudar-me a tentar perceber o problema?

A rede à qual estou a adicionar o dispositivo é a uma rede guest 2.5Ghz, com o modo de autenticação Mixed WPA2/WPA-PSK e encriptação TKIP+AES.

Características do router:
nome: FiberGateway GR241AG
versão do software: 3RGW040A00r059

Já vi aqui no forum pessoas que conseguiram adicionar dispositivos shelly à rede local usando o meo FiberGateway, mas não sei se o deixaram de conseguir com a nova versão, ou se estou a ter outro tipo de problema.

Segui estas instruções e mesmo assim continua a não funcionar.

nota: desabilitei a rede 5Ghz para validar se o problema poderia ser disso, mas não é

Acredito que seja da rede Guest do fibergateway... Tive alguns problemas com IOT com a guest e mesmo com outros dispositivos.
Experimenta com a não guest e sempre na rede 2.4GHZ
Não precisas desativar os 5GHZ pois o Fibergateway transmite 2 SSID distintos.

Ou seja volta a repetir o procedimento, entrar no AP do Shelly, colocar as credenciais da rede 2.4GHZ, etc

os Shelly 1L so tem 1 Output portanto so controlam 1 lampada.
Precisas de algum que tenha 2 Outputos tipo o shelly 2.5

Não tens neutro no interruptor? Se tiveres não precisas da versão L para nada.
Ou compras uns Shelly 1 ou Shelly 1 PM (se precisares de medir o consumo).
Outra diferença entre o 1 e um PM é que o primeiro tem contatos secos (ou seja podes ter o shelly alimentado a 230V e as lâmpadas com transformador de 12v por exemplo...).

No shelly 2.5 os contatos também não são secos, ou seja tem que ser tudo a 230v.
 
Não tenho mas até ao fim-de-semana (ou durante) faço um write-up com fotos do sistema, material utilizado, estado actual e intenções futuras. Depois até podem dar ideias de mais coisas que poderei implementar :P

viva, já tiveste oportunidade de partilhar fotos do teu sistema?
tenho especial interesse em perceber como ficou com o tablet. Será que dá para substituir butoes fisicos?

Pois, mas é isso que ando a tentar evitar. Não queria uma solução que estivesse constantemente a cortar a alimentação à bomba de calor, em pleno funcionamento. Não me parece que faça bem a longo prazo.
Preferia algo que enviasse um comando OFF para ela se desligar corretamente.

Já conseguiste resolver o teu caso?
Estou numa situação semelhante à tua. Gostava de enviar o excesso de produção para a bomba de calor, mas não quero que a bomba seja desligada assim que deixe de haver produção pois ela em temperaturas normais trabalha com compressor (que demora a arrancar). Só em temperaturas muito baixas é que trabalha com resistencia electrica - que acho que a placa PCB permite ligação directa para dar sinal de arranque à resistencia (que a meu ver era o mais promissor).

O video que partilharam aí do sistema espanhol freeDS não parece ser o melhor para quem tem bomba de calor.
Eles já responderam no telegram a informar que dá para funcionar por rele mas foram muito vagos na resposta...
 
Boas,

Não sei se será o local indicado para o tema, mas acho que sim. Não sendo, peço desde já desculpa.

Tenho um tablet android ao qual não dou uso mas ainda se aguenta bem em tarefas básicas. Queria utilizar o tablet como dashboard para controlo dos diversos dispositivos inteligentes (lâmpadas, tomadas, sensores, etc...). Para o efeito estou a pensar em utilizar a app home remote (mais tarde talvez coloque um dashboard do HA, mas para já ainda não me sinto à vontade e há alguns equipamentos que ainda não consegui integrar).

Assim, tenho algumas dúvidas:
  1. Há algum problema em ter o ecrã do tablet sempre ligado ou, havendo, há alguma maneira de tocar apenas no ecrã e "despertar"?
  2. Há alguma maneira de "fixar" a app para não ser fechada por engano?
  3. Usando a minha conta da Google e tendo o tablet sempre desbloqueado há o perigo de alguém aceder ao meus dados (gmail, etc). Há alguma forma de evitar isto ou será melhor usar uma conta Google exclusiva para o tablet?
Se alguém conseguir ajudar, agradeço.
 
o 1. depende da funcionalidade do próprio tablet, se suporta acordar com o tocar no ecrã ou não ou se só carregar no botão
para o 2. e 3. é arranjar uma app/launcher que funcione em kiosk mode (que só permita ter apps especificas a correr) e alguns até permitem que seja uma única app (configuras essa) talvez uma app deste género (https://play.google.com/store/apps/details?id=de.ozerov.fully&hl=pt_PT&gl=US) - não testei
Obrigado. Vou testar.
 
Back
Topo