Domótica "Low Cost" (e não só...)

Oi malta,

Estou à procura de uma fechadura digital para colocar na sala de um grupo do qual faço parte. Em suma, o que procuramos é:
- Possibilidade de abertura com código (ou telemóvel, RFID, etc - somos flexíveis neste aspecto)
- Super importante: estabelecimento de horários. P.e. este código abre das X as X horas deste dia, aquele abre sempre, etc;

A porta pode ser adaptada e leva-se a conectividade que for preciso ao local. Alguém sabe de algo com estas características?

Obrigado!
 
boas pessoal ,estou aqui com um problema com um sensor movimento zigbee que comprei ontem.
Consigo adicionar ao hub, vejo as funcionalidades dele na app tuya, mas ele não funciona, não detecta movimento. Ao verificar a rede dele indica Má, mesmo ao lado do hub. Todos os outros zigbee que tenho estão funcionar bem e com rede excelente, tenho desde butões , tomadas, sensores portas

Este deve ter avaria ou fosse avaria nem dava para o hub o descobrir ?
 
Gostava de começar com algo simples mas mesmo o simples deixa me um pouco confuso o que pretendia era, requisitos:


1. Controlo de lâmpada E27
2. Controle físico, interruptor, de fluxo (dimmable) e temperatura de cor, frio e quente.

3. Future Proof - Ou seja se mais tarde integrar com outra iluminação, tomadas etc.

Para um sistema Shelly teria de ter:
Lâmpada
Interruptor Shelly?
Rele Shelly Dimmable?

É mais porque este kit não me parece muito low cost...

Obrigado pelas sugestões.
 
Boas!

Queria controlar os consumos dos toalheiros, máquina secar roupa / lavar loiça e roupa. Já instalei um shelly 1pm plus numa das tomadas mas preciso de comprar mais. Os mini serão suficientes ou preciso dos 16a?

Cada equipamento tem a sua tomada e disjuntor próprio . Secalhar os toalheiros como estão num só disjuntor podem ser os mini mas as outras têm de ser os 16a?

Obrigado
 
Boas!

Queria controlar os consumos dos toalheiros, máquina secar roupa / lavar loiça e roupa. Já instalei um shelly 1pm plus numa das tomadas mas preciso de comprar mais. Os mini serão suficientes ou preciso dos 16a?

Cada equipamento tem a sua tomada e disjuntor próprio . Secalhar os toalheiros como estão num só disjuntor podem ser os mini mas as outras têm de ser os 16a?

Obrigado

Na minha opinião devias adicionar um contactor por cada máquina que tenha um disjuntor. Assim a corrente não passa pelo Shelly mas sim pelo contactor que depois é acionado pelo Shelly, é mais seguro.
 
Boas!

Queria controlar os consumos dos toalheiros, máquina secar roupa / lavar loiça e roupa. Já instalei um shelly 1pm plus numa das tomadas mas preciso de comprar mais. Os mini serão suficientes ou preciso dos 16a?

Cada equipamento tem a sua tomada e disjuntor próprio . Secalhar os toalheiros como estão num só disjuntor podem ser os mini mas as outras têm de ser os 16a?

Obrigado

Eu tentei já controlar o consumo das minhas máquinas com os shelly mas ele diz sempre que foi detectada demasiada potencia e desliga-se. E com isto desliga as máquinas também.
 
Eu tentei já controlar o consumo das minhas máquinas com os shelly mas ele diz sempre que foi detectada demasiada potencia e desliga-se. E com isto desliga as máquinas também.
Eu uso Shelly Plug S e sei, tens limitação de 2500w/12A.
A minha Máquina de Lavar e a Máquina de Secar é pacífico; já máquina de lavar loiça é no limite (dos 2500w) numa parte do programa, às tantas ainda mudo para Plug S (16A/3500W).
Idem para o aquecedor do Lidl, também no limite na 2ª potência.
 
Última edição:
Olá,
Para controlar uma bomba de imersão que rega o jardim pretendo substituir o disjuntor (que apenas controla a bomba e o temporizador) por um Shelly pro1. Tenho uma fuga na canalização e o objetivo é controlar a rega desta forma mas tambem de forma remota. Para isto basta substituir o disjuntor atual por este Shelly pro ou devo adicionar o Shelly fazendo passar a corrente pelos 2 disjuntor eles (atual + Shelly)? Preciso de mais algum equipamento?
Desde já agradeço as respostas
 
Na minha opinião pessoal é que o disjuntor está aí, assumindo que controla curto circuito e diferencial das sentido que continue, pois o trabalho dele é de proteção O Shelly é de controlo
 
Olá,
Para controlar uma bomba de imersão que rega o jardim pretendo substituir o disjuntor (que apenas controla a bomba e o temporizador) por um Shelly pro1. Tenho uma fuga na canalização e o objetivo é controlar a rega desta forma mas tambem de forma remota. Para isto basta substituir o disjuntor atual por este Shelly pro ou devo adicionar o Shelly fazendo passar a corrente pelos 2 disjuntor eles (atual + Shelly)? Preciso de mais algum equipamento?
Desde já agradeço as respostas
Atenção que os shellys não substituem as proteções. O disjuntor esta ai para proteção pelo que deve manter o mesmo.
 
Tenham algum cuidado com os shellys. Mesmo dizendo que dão até 16A, normalmente não é 16A constantes. Aquilo pode sobreaquecer e derreter. Há vários relatos disso no grupo do facebook da shelly.
Na minha opinião devias adicionar um contactor por cada máquina que tenha um disjuntor. Assim a corrente não passa pelo Shelly mas sim pelo contactor que depois é acionado pelo Shelly, é mais seguro.

Como é que fica uma instalação desse género? Consegues medir os gastos assim?
 
Bom dia Tenho um Rainbird a pilhas que liga a rega gota a gota Tenho HA com um ESP32 com medidor de humidade ligado ao HA Questão, alguém já tentou controlar ao interruptor que liga ao Rainbird a um sistema destes? Penso que o interruptor seja controlado por impulso?
 
Para isto basta substituir o disjuntor atual por este Shelly pro ou devo adicionar o Shelly fazendo passar a corrente pelos 2 disjuntor eles (atual + Shelly)? Preciso de mais algum equipamento?
Nunca, nunca se tiram os disjuntores.

Respondo à tua MP aqui, assim todos podem consultar 🙂

Inseri o Shelly entre o disjuntor e o termosifão.

A fase sai do disjuntor, entra no Shelly, e sai para o termosifão.

Coloquei um ligador antes do Shelly para a fase alimentar o I e o L.

O neutro fui buscar ao barramento de neutro do quadro.

Tem apenas atenção que se quiseres medir o consumo tem de ser o Shelly Pro1 PM.
 
Back
Topo