Downgrade de Windows 10 para XP

EduMar

Membro
Olá

Tenho um Asus A6J que originalmente veio com Windows XP.
há algum tempo instalei o Windows 10, mas existem muitas dificuldades com todas as drivers para o hardware do portátil e decidi voltar a instalar o Windows XP com os cd's de origem pois já não existe qualquer vestígio do SO anterior.
Acontece que ao arrancar a partir do CD original surgem alguns erros relativos a partições, que a instalação sugere resolver (faço OK), mas no fim acaba por não instalar nada por falta de espaço!?!?

Alguém sabe como posso resolver a situação?
Não consigo sequer utilizar o comando fdisk para eliminar as partições.

Obrigado
 
Obrigado,
Mas continua sempre a faltar a câmera, o teclado nunca fica a 100% e faltam algumas daquelas teclas de atalho (mariquices).
Além disso acho que tenho mais vantagens em ter algo onde instalar algo que só corra em XP.

Queria mesmo era tentar instalar o XP que não está fácil.
 
EduMar

o xp já não tem suporte por parte de muitos fabricantes de software logo ao regredires vais ter outros problemas, quanto mais regredir para o Windows 7 mesmo este também já ter sido descontinuado. o portátil já tem uns bons aninhos, logo não podes querer milagres.

para voltar a uma versão anterior do Windows vai ter de ter uma pen com a imagem ou cd e na instalação eliminar as partições todas do disco e voltar a criar novas e já consegues instalar sem problemas.
 
Olá mousetm não me preocupa muito a falta de suporte pois não se trata de um equipamento de utilização principal.
Em relação à instalação é mesmo esse o problema. O CD de origem é o que estou a utilizar e está com problemas. Dá os erros de partição que referi no início.
Convém mesmo ser instalado o Windows de origem pois está desenvolvido para este computador.
 
EduMar

se tens erros de partição ao tentar instalar o windows xp, não me admira muito que o problema seja o HDD esteja a dar as ultimas, e ai não há muito a fazer se não substituir o disco, o que nesse portátil já não compensa, a não ser que arranjes um baratucho.

edit: já poderaste usar uma distro linux para ver como a coisa corre?
 
Mas se fizer a instalação a partir do mesmo Windows 10 a coisa corre bem!! Não ponho as mãos no fogo, mas não me parece que seja problema do HDD.
O meu pensamento estava a passar por apagar totalmente as partições mas sem fdisk não sei como fazer.
Sobre o Linux nunca usei, nunca fiz, mas vou investigar.
 
EduMar

o instalador do windows xp tem particionador no instalador, não precisas de fdisk para nada isso era no msdos, estás a falhar de certeza algum passo no inicio da instalação do windows xp.

mas se facilitar corres a instalação do windows 10 apagas as partições e interrompes o processo e passas para a instalação do windows xp e logo vês.

não sei que uso queres dar a esse pc, mas uma distro linux é de longe a melhor opção, principalmente se for só para o basico, é bastante simples de instalar, visto que as distros hoje em dia são user friendly.
 
Ve se na bios nao tens nenhuma opcao da uefi e terás de mudar para uhci ou la como se chama...btw, se fores usar o pc para navegar na net, fazer logins em sites, etc...entao tem cuidado, pois estas vulneravel, experimenta uma distro linux, tens varias semelhantes ao windows.
 
Zele

o portátil é antigo, ainda não tem nada de configurações LEGACY e UEFI, nem secure boot como nos mais actuais, o problema está mesmo quase de certeza em algum procedimento no particionamento que ele deve estar a fazer mal.
 
Bem malta,

Agradeço as opiniões, mas tal como tinha dito não era questão de eu estar a fazer algo mal mas sim alguma incompatibilidade gerada pelo win 10 ou algo do género.
Tentei fazer o sugerido de interromper a instalação do win10 para depois instalar a partir do CD do XP, mas foi pior a emenda que o soneto. Já nem consegui iniciar ou reinstalar o win 10 e muito menos o XP.
A solução que arranjei foi ...

... Remover o HDD do portátil e ligar a outro PC com um adaptador USB. Eliminei as partições todas criei uma única limpinha e agora estou a instalar o XP aparentemente sem problemas.

Agradeço no entanto as opiniões manifestadas.

1 abraço
 
EduMar

o Windows 7 dá para usares sem problemas as drivers do vista, mas referes a camera, qual é o uso que vais dar a esse pc afinal, aulas online?
 
Agora tenho um PC para praticamente tudo o que preciso, mas em determinada altura necessitei para esse efeito e desenrrascou mas mal. Tive outra situação em que necessitei para umas reuniões e mais uma vez sem camera, nada feito.

Vou ver o que dá.

Pelo menos resolvi o problema da instalação que me estava a moer o juízo.
 
Back
Topo