Dual boot com sata

eurobot

Power Member
Boas sou um novato nestas cenas do linux e queria pedir a vossa ajuda para instalar o unbuntu 7.4.
Tenho dois discos um IDE e outro Sata.E tenho o win xp no disco sata, queria meter o unbuntu no IDE e fazer dual boot.
Eu sei instalar o Unbuntu normalmente, mas a minha duvida esta no parte do disco sata, se eu instalar o Unbuntu no disco sata não havera problemas com o boot manager?? A algum procedimento especial a fazer??
cumps. eurobot
 
Boas sou um novato nestas cenas do linux e queria pedir a vossa ajuda para instalar o unbuntu 7.4.
Tenho dois discos um IDE e outro Sata.E tenho o win xp no disco sata, queria meter o unbuntu no IDE e fazer dual boot.
Eu sei instalar o Unbuntu normalmente, mas a minha duvida esta no parte do disco sata, se eu instalar o Unbuntu no disco sata não havera problemas com o boot manager?? A algum procedimento especial a fazer??
cumps. eurobot


ta um bocado confuso o post

queres meter 1 sistema operativo no disco sata outro no ide , mas perguntas se havera problemas se ficarem os 2 em sata


em principio funcionara perfeitamente nos 2 casos , tens de fazer é as devidas partiçoes


ja tive xp e linux num disco sata durante 1 ano sempre sem problemas , hoje uso os 2 num disco ide e o sata ficou para dados ( era barulhento demais )
 
Funciona perfeitamente, eu tenho ao contrário de ti Ubuntu no IDE e XP no SATA.

Só tens de especificar bem onde queres fazer as partições para instalar o Ubuntu e onde queres instalar o GRUB. Tem de ser no disco que está a arrancar por defeito, provavelmente deve ser o IDE do XP.
 
Acho que não me estam a entender, vou tentar explicar de uma forma mais simples:
Tenho o windows xp instalado no disco SATA.
E queria instalar o Ubuntu no disco IDE.
A minha duvida é se é preciso configurar alguma coisa no grub para ele detectar os dois sistemas operativos??? visto que um está num disco SATA e outro num IDE.
Espero que compreendam e desde já obrigado pelas respostas.

cumps.eurobot
 
Boas vou agora instalar o Ubuntu e estou a pensar fazer o seguinte:

-primeiro faço resize da partição que tenho para deixar espaço livre para criar duas partiçoes uma para o sistema (ext32) e outra do swap.
-Ou se não faço resize com o programa que esta no live cd e depois escolho uma opção que diz qualkquer coisa do genero usar o espaço vazio para criar automaticamente as partições.

Qual dos métodos é que devo usar???
E ja agora corriam-me se tiver dito qualquer coisa de errado.
 
é claro que podes usar um em ide outro em sata

da mesma maneira que o grub procura sistemas no mesmo disco procura em outros

em algumas distros ate ao disco de dados o grub adiciona entradas ( depois removo da lista )
 
@eurobot:
se libertares espaço com qualquer software é melhor. É o que eu faço. Depois faço as partições à mão quando estou a instalar. Eu uso sempre o alternate.
Para o grub: eu tive uma cena marada que era ter de tentar iniciar o xp sempre. Se metesse logo o ubuntu dava-me erro, se tentasse meter o xp também me dava erro mas depois escolhia o ubuntu e lá entrava na boa. O mesmo acontecia com o xp.
Eu instalei o grub no mbr do sata. nunca descobri o problema. Agora tenho 2 satas e acabou a paranoia.
Agora podes também meter o grub no teu ide e com o "bootpart" criares um "link" (não sei se será correcto chamar-lhe assim) no NTLDR do XP. Já tive isto assim e funcionou sempre bem.
 
Obrigado pela resposta vou seguir o teu conselho e vou fazer tudo com o partition magic e depois escolho manual na instalação.
Agora em relação ao grub e que eu estou um bocado confuso, segundo o que tu disseste não e so instalar normalmente, alguem me pode explicar isto melhor??
 
É o seguinte: instalalei o grub no hda1 (disco ide), depois peguei no programa bootpart e corri-o de forma a que me desse uma entrada no bootmanager do XP. Aquilo é fácil.
Agora se quiseres o grub tens de instala-lo no disco que faz o arranque. Podes vir a ter os stresses que eu tive mas arrancava sempre. Não me perguntes o que aconteceu que eu não cheguei a conclusões concretas. Limitava-me a fazer o artifício de tentar arrancar com o xp primeiro e depois do erro que dava arrancava o Ubuntu.
Confuso?????
Pois é .........
Instala e logo vez como é que isso se porta. Em último caso só tens de meter o cd do xp e fazer o belo do
Código:
fix /mbr
ou como é:x2:. Claro está que tens depois de meter o grub outra vez.
 
Última edição:
Boas depois de muito tempo a ler sobre linux finalmente vou instalar o linux na minha maquina obrigado a todos os que me responderam. No fim da instalação volto aqui para dizer como correu
 
Dual boot

Pessoal, surgiu-me um problema: tenho dual boot no pc (fedora 7 + XP) e kando instalei o fedora apenas disponibilizei 10 GB para a instalaçao. ora, agora surgiu-me a falta de memoria e eu gostava de expandia-la sem ter que reinstalar tudo outra x. É atraves do gparted? é que eu ja la andei as voltas e nao dei com nada.

Obrigado pela compreensao

Resolvido: qtparted (pedi ajuda tambem no IRC)
 
Última edição:
Pessoal, surgiu-me um problema: tenho dual boot no pc (fedora 7 + XP) e kando instalei o fedora apenas disponibilizei 10 GB para a instalaçao. ora, agora surgiu-me a falta de memoria e eu gostava de expandia-la sem ter que reinstalar tudo outra x. É atraves do gparted? é que eu ja la andei as voltas e nao dei com nada.

Obrigado pela compreensao

Resolvido: qtparted (pedi ajuda tambem no IRC)

cuidado com o boot loader á conta da alteracao da geometria das particoes....
 
Back
Topo