Dual-Opteron, o que comprar ?

Devo comprar board com chipset:

  • AMD

    Votes: 2 11,8%
  • VIA

    Votes: 3 17,6%
  • Nenhuma e esperar que um fabricante lance uma board com chipset Nforce 3 com suporte pra dual...

    Votes: 4 23,5%
  • Não percebo nada deste assunto...

    Votes: 8 47,1%

  • Total voters
    17

Tecnoboy

Power Member
Reconhecendo as limitações de um sistema single XP 2400+ em termos de multitarefa quando o pc fica sobrecarregado não consiguindo fazer mais nada, decidi voltar a adquirir um sistema dual !

E com o aparecimento dos Opterons e das várias plataformas dual para eles, decidi que este é o momento para começar a indagar sobre o que comprar ! :)

Estou a pensar num sistema com:

- 1 board dual para Opteron (Aqui residem muitas das minha dúvidas !!! Comprar com chipset AMD ou VIA ?)

- 2 CPU's Opteron 240 (visto ser o mais barato e já ter uma muito boa performance)

- 1GB RAM (repartido por 2 DIMM's 512MB que podem ser ou não REGISTERED ECC)

Gostaria que me dessem as vossas opiniões portanto, sobre a ram a comprar e a board a comprar !? :confused:

Eu pessoalmente estou mais inclinado para uma board com chipset VIA, não porque goste dos chipsets da VIA, mas porque:

- São bastante mais baratas.
- Tem AGP8x.
- SATA de origem no southbridge.
- E finalmente suponho que não percisem de DDR REGISTERED ECC como no caso das board com chipset AMD (alguem tem a certeza sobre isto ?)
- As boards com chipset AMD pra dual opteron que tenho visto são muitissimo caras, não tem AGP8x, mas em compensação já trazem PCI-X que as com chipset VIA ainda não tem, mas axo que as suas vantagens são apenas estas e axo que ainda por cima percisam de umas fontes especiais tambem.

Por outro lado a VIA não tem grande história a fazer chipsets pra sistemas dual, plo menos para AMD e mesmo pra Intel fez poucos axo, por isso questiono-me se a board irá tirar o devido proveito de ambos os processadores, da memorias e se as instruções necessárias ao duplo-processamento estaram bem implementadas no chipset ?

Concordam com a minha escolha ?
Por favor partilhem as vossas opiniões sobre o assunto e sobre o hardware que vocês compravam, em especial RAM e MOTHERBOARD. Obrigado. :)

P.S: Estava a pensar nesta board: http://www.msi.com.tw/program/products/server/svr/pro_svr_detail.php?UID=484
 
Pelo que vejo nos foruns ( visita a 2cpu ) e as features:

Thunder K8W (S2885)
http://www.tyan.com/products/html/thunderk8w.html

Mas é bem cara.

s2885.gif


Os opterons precisam sempre de DDR REGISTERED ECC
 
Originally posted by [knap]
Axo k n..
Se fosse eu esperava pelas Nforce3 devem tar quase a sair :P

Oficialmente pelo menos acho que precisa sempre de DDR REGISTERED ECC. Ainda não vi nada em contrario.

Quanto às nforce. Existem 2 versões, para o Opteron e para o Athlon64.
Não esquecer que o controlador de memória está no cpu, por isso as diferenças na board não devem ser muitas.

Quanto a uma Dual nforce, ainda não foi anunciado nada, nem me lembro de haver rumores. Será que a nVidia vai lançar mesmo algum dual?
 
e vais "estoirar" dinheiro nisso, porquê?

Tens software que suporte SMP?

Só estou a zelar pela tua carteira... olha lá...

Compras um P4 HT com FSB a 800, overclocas e tás servido por uns bons tempos...

E mtes o resto do guito ao bolso, ou levas a maria a jantar... :D
 
Última edição:
Back
Topo