Dúvia em Serra de Metal!

AlmaMater

Power Member
Olá, tenho ja há algum tempo esta ferramenta da black & decker (não é a bateria):

MT1203%25K_10.jpg


a mesma veio com 1 serra.. a minha dúvida é se posso cortar metal com ela (a lateral de 1 caixa)..madeira eu sei que corta :)

não sei se existem lâminas mesmo especiais para metal ou se esta pode ser usada... se for preciso tiro uma foto dela...

[]s
 
Penso q é melhor não experimentares para cortar metal..

Sim há laminas proprias para metal.

Numa boa drogaria arranjas lâminas para isso...ou tipo *****..

abraço
 
esta imagem é um conjunto de serras da black and decker. de cima para baixo:

- serra que desconheço, presumo que seja especifica para acrilicos/plasticos ou então ceramicas
- serra de metal com dentição mais pequena, para chapas mais finas
- serra de metal com dentição maior, para chapas ligeiramente mais grossas
- serra de madeira com dentição mais pequena, placas mais finas
- serra de madeira com dentição maior, para chapas ligeiramente mais grossas
- etc.. (assim sucessivamente)

black-&-decker-jigsaw-blade-set.jpg


como podes ver dá tambem para destinguir pelas cores das propria serra. as de metal são de cor metálica (lol?) com pinturas vermelhas ou azuis dependendo das séries. as de madeira são pretas com pinturas amarelas e brancas (pelo menos já vi nessas duas cores, se não estou em erro).

a imagem abaixo é de serras da bosh, mas como tem melhor qualidade dá para teres umas melhor ideia das dentiçoes (atenção que está ao inverso da primeira, madeiras grossas em cima, metais finos em baixo).

637350_front500.jpg


julgo que as serras pretas tambem dão para acrilicos/plasticos mas com aquela primeira serra da imagem que francamente não sei para que é especificamente, as serras pretas a até podem não ser as mais apropriadas para acrilicos (embora em ache que o acrilico é mais mole que a madeira logo nao deve haver problema).

tens de ter atenção à espessura do material que vais cortar. as primeiras serras de metal que comprei (o meu tico tico só tem uma para madeira) eram para chapa de 2,5-6mm. ao tentar cortar uma caixa escavaquei a chapa toda, ficou toda torta e tive de andar a desempena-la depois. só reparei na espessura para que as serras eram depois de ver o lindo serviço que fiz à caixa. depois comprei umas para 1,5-3,5mm e os cortes já saíram muito melhores. sas unicas imperfeiçoes são de remover pequenos excessos sem base para os apoiar, acabando por ficar ligeiramente amolgados e dobrados. no entanto encontrei depois umas serras 0,5-2mm que são o ideal para cortar qq caixa, dentes muito mais pequenos, corte praticamente perfeitos. só que nunca vi à venda em separado. a unica vez que vi era num pack de 3 serras de madeira e duas de metal com tamanhos variados. isto é válido para todos os tipos de serras.

um conjunto de 3 serras da black and decker, série barracuda, custa cerca de 5€. o primeiro jogo de 3 que comprei foi no jumbo, mas apenas havia aquele, fui lá depois e não encontrei serras para chapas mais finas.
o segundo comprei numa loja da especialidade em aveiro, o martelo eletrico e tb foi 5€. apesar de ter mais variedade aquele era tambem o modelo para chapas mais finas que havia.
o pack que falei custava cerca de 7€ e vi tambem no jumbo, mas não me apeteceu dar tanto dinheiro só por uma serra porque a outra para metal era igual às que já tinha e as de madeira não tenho grande interesse.

espero ter ajudado.

PS: não tenho a certeza se as espessuras da chapa indicadas eram bem aquelas, só tenho a certeza dos valores minimos porque os maximos indicados na caixa das serras podem ser ligeiramente difrentes dos que eu disse.
 
Última edição:
as da segunda foto sim.. sao brocas de metal, obviamente que dão para cortar tudo o que seja mais mole como acrilico e madeira. mas isso não as torna ideais, antes pelo contrário, aumenta tambem a temperatura da serra acabando por danificá-la. é preciso ter em atenção o material para que as serras são e a espessura, para fazer cortes em condições mas tambem para aumentar o mais possivel a longevidade da serra. podes usar uma serra para 2,5 mm para cortar chapa de 6mm mas quando chegares a meio da chapa já não tens serra.

no caso do acrilico com chapas de metal, é possivel fazelo sem danificar muito a serra, mas com a velocidade de corte no minimo.

eu acho que o melhor é serras de madeira. nc cortei acrilicos propeiamente mas cortei plásticos e pareceu-me o mais indicado.
 
Ok muito obrigado pelas dicas e em especial ao Bad_Cop pelas fotos e pela explicação.. eu vou cortar uma xapa mesmo! a lateral da caixa... a serra que veio com o equipamento é preta e branca..por isso é para madeira.. amanha já vou ao aki e vejo o que para lá há! :)

Obrigados!
 
Back
Topo