[duvida]alterar timmings das rams.

PT_kamikaze

Power Member
ola

tenho uma motherboard asus p5b-vm com um e6300 mais umas rams oem a 667.
o que se passa e que as rams sao tao ranhosas que quando aumento o fsb a mais de 286 elas nao se aguentam.
queria entao aumentar-lhes os timmings mas na bios nao tem la nada para fazer isso.
queria entao saber se nao existe por ai um programa que me consiga aumentar os timmings da memoria (parece-me ja ter visto por ai um).
o meu objectivo era chegar aos 300 de fsb.

obrigado
 
Não precisas de mexer nos timings.

Diminui a frequência delas de DDR2-667 para 533 na BIOS.

Já agora, convinha dizer qual é a motherboard ;)
 
a largura de banda que perdes vai tornar a subir consoante o fsb subir, elas num te vao ficar a trabalhar a menos do que vem de fabrica;)
 
Não precisas de mexer nos timings.

Diminui a frequência delas de DDR2-667 para 533 na BIOS.

Já agora, convinha dizer qual é a motherboard ;)

Está lá em cima! é uma asus p5b-vm :P:P

Porquê diminuir o timming de 667 para 533? Não é suposto ser melhor o mais alto?

Tipo o meu P4 3,2 ghz é de 800 de bus.

Não é diminuir o timming de 667 para 533, é a frequencia, e não tem nada a ver com o seu mais alto, tem a ver que são divisores, se tu diminuires para 533, vais aumentar o divisor, pelo que te permite aumentar mais o FSB do CPU e das memorias

No caso do meu athlon
as memorias funcionam em

Frequencia do CPU/Divisor = Frequencia das mems
como tenho umas a DDR-667 (333.5Mhz reais) o divsor é 8

No meu caso a 2700 está assim:
2700/8=339.1

SE tento ir para os 2800 o pc começa a ir a baixo se puxar muito pela RAM (são umas que não sao OEM, mas também não são grande coisa)
2800/8=350 (700Mhz)

Neste caso vou á bios ponho a DDR-533 e o divisor sobe para 6 ficando
2800/9= 311 (622Mhz)

Assim o sistema fica estável e funciona, eliminando o bootleneck das memorias.

Nos Intel funciona ligeiramente diferente (as contas) mas no final dá tudo no mesmo...



EDIT: lol demorei muito tempo
 
baixei as frequências da memoria para 533 e mesmo assim não passo dos 286 o que acho muito estranho

segundo o que li por ai esta board por ter grafica onboard fica um pouco limitada pelo overclock mas conseguiria chegar aos 300fsb sem problemas.
acho que o problema e mesmo das memorias os timmings a 667 sao de 5-5-5-15 e quando as meto a 533 ficam a 4-4-4-12 acho-os muito altos mas mesmo assim nao consigo espremer mais.
queria esperimentar mesmo assim aliviar um pouco mais os timmings nao nao consigo
nota que tenho a ultima bios
 
tive a ver esse programa e e nao consegui funcionar muito bem com ele eu alterava o cas latency e ele nao guardava.

mas estive a pensar melhor e mais vale comprar umas memorias melhorzinhas talves la para o verao.

mesmo assim muito obrigado a todos pela rapida ajuda prestada :)
 
Back
Topo