Duvida ASP abrir e guardar files

flaviorodrigues

Power Member
Boas, tou com uma duvida, em php sei que posso criar uma file tal como config.php e coloco a info da base de dados e do site e isso tudo como se fossem variaveis globais

Tipo
$Bd= 'ola_s';
$nomesite = 'Bem vindo ao meusite';

Depois podia chamar isto ao longo dos ficheiros em php.

Queria saber como posso fazer isto em asp.net!

Porque tenho tipo:
Uma variavel titulo, e queria que o sistema fosse buscar a um file com os parametros todos o nome desse titulo e o coloca se la!

Isto para asp.net claro!
 
Última edição:
boas,

suponho que te tenhas enganado no post e queres saber em ASP.NET porque em PHP já sabes fazer.

O config.php em ASP.NET é enquivalente ao web.config. Este é um ficheiro que podes guardar por exemplo strings de conexão a uma base de dados e depois vais chamando aos longo dos ficheiros na mesma aplicação as strings, para se for alterada teres de só alterar no web.config.
Se ainda não tens nenhum web.config na pasta da tua aplicação tens de criar um. O processo de criação é igual quer se estás a programar em VB.NET ou em C# ou em C++ ou em J# etc etc
Cria um ficheiro num bloco de notas com o nome "web" e com a extensão ".config" atenção para não ficar web.config.txt.

Copia isto para lá:

Código:
<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1"?>
<configuration>
<connectionStrings>
    <add name="stringdeteste" connectionString="STRING STRING STRING! bla bla bla" />
</connectionStrings>
</configuration>

Guarda. E depois podes chamar em páginas que estejam na mesma pasta esta string assim:

Código:
Dim string as string
string = ConfigurationManager.ConnectionStrings("stringdeteste").ConnectionString
response.write(string)

O output vai ser:

STRING STRING STRING! bla bla bla
 
boas,

suponho que te tenhas enganado no post e queres saber em ASP.NET porque em PHP já sabes fazer.

O config.php em ASP.NET é enquivalente ao web.config. Este é um ficheiro que podes guardar por exemplo strings de conexão a uma base de dados e depois vais chamando aos longo dos ficheiros na mesma aplicação as strings, para se for alterada teres de só alterar no web.config.
Se ainda não tens nenhum web.config na pasta da tua aplicação tens de criar um. O processo de criação é igual quer se estás a programar em VB.NET ou em C# ou em C++ ou em J# etc etc
Cria um ficheiro num bloco de notas com o nome "web" e com a extensão ".config" atenção para não ficar web.config.txt.

Copia isto para lá:

Código:
<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1"?>
<configuration>
<connectionStrings>
    <add name="stringdeteste" connectionString="STRING STRING STRING! bla bla bla" />
</connectionStrings>
</configuration>
Guarda. E depois podes chamar em páginas que estejam na mesma pasta esta string assim:

Código:
Dim string as string
string = ConfigurationManager.ConnectionStrings("stringdeteste").ConnectionString
response.write(string)
O output vai ser:

STRING STRING STRING! bla bla bla

Obrigado, era isso mesmo que queria.
Mas deu me um erro:
o meu config ja tava criado e coloquei la o codigo
Agora da me
Descrição: Erro ao processar um ficheiro de configuração necessário para efectuar este pedido. Consulte os detalhes específicos do erro mais abaixo e modifique o ficheiro de configuração conforme apropriado.

Mensagem de erro do analisador: Secção de configuração desconhecida add.

Erro de origem:

Linha 11: <appSettings/>
Linha 12: <connectionStrings/>
Linha 13: <add name="titulo" connectionString="Pontual" />
Linha 14: <system.web>

Linha 15: <!--
Ja agora queira saber como depois, tipo na area admin do site o utilizador consegue alterar estes parametros!

obrigado
 
Tens o XML mal formado:

Código:
Linha 11: <appSettings/>
Linha 12: <connectionStrings>
Linha 13:       <add name="titulo" connectionString="Pontual" />
Linha 14: </connectionStrings>
Linha 15: <system.web>
 
boas,

acho que isso não é possível. A não ser que uses mesmo o stremreader para ler o ficheiro para uma caixa de texto, fazeres as modificações e depois usares o streamwriter para escrever as alterações e pronto de resto não sei. Mas isso tornaria-se perigoso.
 
Última edição:
A questão é: Para que é que precisas de mudar os parâmetros? Não faz sentido.. explica melhor o que queres fazer e não como estás a tentar fazer.

Quanto à questão do Login, se está a usar ASP.NET 2.0, recomendo que uses o membership provider de base... é só seguir o link e seguir a "receita"...
 
Como a minha aplicação vai ser parametrisada eu quero que na area admin seja possivel editar parametros tais como Nomedosite, slogan, etc

e o admin ao alterar esta informacao na area admin, depois os clientes ao abrirem o website verem as alteracoes em tempo real efectuadas.
 
Back
Topo