1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida básica

Discussão em 'Web Development' iniciada por fcp2008, 14 de Outubro de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 600)

  1. fcp2008

    fcp2008 Power Member

    Boas
    Tenho uma questao séria: gostaria de criar um site, não é nada de especial.. apenas algumas imagens, texto, links, menus...
    Queria que tivesse um aspecto profissional mas nada de muito complicado.
    Tenho noções de programação, apesar de não ser a minha área e estar algo "desactualizado".
    O que me recomendam?
    Obrigado.
     
  2. Mavors

    Mavors Power Member

    Bem, primeiro que tudo precisas de alguns conceitos básicos. Para fazeres um site tens que "programar" em html através de um simples notepad (se tiveres mais experiência) ou através de alguns IDE's que te permitem um desenvolvimento mais rápido. Entre eles tens aqui uma listagem de tools e sites interessantes que te ajudam a desenvolver: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=91272

    Destes aconselhava o NVU (free) ou o Dreamweaver (pago). Depois do site desenvolvido precisas de um dominio e alojamento. O dominio será o "nome" do teu site (por exemplo: fcp2008.com) que origina o www.fcp2008.com, o alojamento será o "local" onde terás de ter o teu site e tens aqui uma lista de WebHosts para alojares o teu site: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=165974

    Alguns proporcionam-te alojamento e dominio tb. E pronto, de uma forma mto sucinta acho que é isto, se tiveres alguma dúvida mais objectiva posta. :)
     
  3. fcp2008

    fcp2008 Power Member

    Obrigado.
    A parte da programação em HTML é que tenho de desenvolver, já que a última coisa que me lembro de programar foi Delphi há uns 10 anos atrás :) :)
    Ouvi falar sobre o Mambo e Cutenews - há algum destes que conheças e que sejam relativamente simples?
     
  4. Mavors

    Mavors Power Member

    Bem, tanto o Mambo como o Cutenews não são sites mas sim CMS's. Um CMS permite-te uma gestão de conteúdos em que a base já está feita. Existe algum trabalho de parametrização e pouco de programação (a não ser que queiras um desenvolvimento mais especifico ou se tiveres disposto a alterar algumas coisas fora do que ele já te fornece). Geralmente funciona em PHP sobre base de dados SQL e convém dares uns toques em HTML, CSS e Javascript tb.

    Se quiseres entrar pelo campo dos CMS's recomendava-te o Joomla, cuja comunidade é imensa e já tens templates e alguns módulos já feitos na comunidade, o que te poupa algum trabalho. Existem bundles no Joomla em que já te traz o CMS + PHP MyAdmin e MySQL de forma a instalar e estar pronto a usar. De qualquer forma precisas sempre de dominio e alojamento, e tens que ter em atenção se suporta PHP+MySQL. E claro, de uma curva de aprendizagem para aprenderes a trabalhar com a ferramenta. :)
     
  5. fcp2008

    fcp2008 Power Member


    Pois... já que a minha experiencia em HTML não é muita e o site que vou fazer é relativamente simples, talvez seja mesmo a melhor opção. Se tiver de dar uns "toques" de programação, também não me deve custar muito aprender umas coisas. Vou dar uma olhadela no Joomla, obrigado pela tua dica.
     
  6. Mavors

    Mavors Power Member

    Se o teu site é assim tão simples e se as funcionalidades que vais implementar são básicas eu faria um site de raiz mesmo.

    Por duas razões:
    1º - Aprendias bastante mais, uma vez que irias ter o reflexo real daquilo que estás a desenvolver.
    2º - Se por acaso quiseres fazer qualquer coisa que saia fora da esfera que o Joomla te oferece vais ter bastante dificuldade, uma vez que interferir num "produto" já feito pode ter implicações em outras áreas e necessita-se de saber mto bem onde e como interferir.

    Perdes algumas coisas como por exemplo:
    1º - Capacidade de alteração de conteúdos on-the-fly, uma vez que no desenvolvimento de raiz tens que alterar as coisas no código. No Joomla necessitas apenas de aceder ao painel de controlo do site e alterares o necessário.
    2º - Irás ter mesmo um site mais básico, uma vez que o conjunto de funcionalidades que o Joomla oferece ainda é grande.

    Agora é uma questão de pesares bem as coisas. Se o site é mto básico então faz de raiz, se queres implementar um conjunto de funcionalidades então opta pelo Joomla.

    No site do Joomla podes entrar numa Demo e perceberes logo como é que funciona o painel de controlo e um conjunto de funcionalidades que ele te oferece para veres se é isso que te interessa.

    Boa sorte. :)
     
  7. fcp2008

    fcp2008 Power Member


    Eu já tive uma pequena experiência com o control panel do Mambo, aquilo pareceu-me relativamente simples. O Joomla deve ser parecido, não? Tenho de experimentar :)
     
  8. Mavors

    Mavors Power Member

    Sim é. Aliás o Joomla surgiu como uma derivação do Mambo, mais próxima da comunidade. :)
     

Partilhar esta Página