Duvida Board - urgente

Funtux

Power Member
Boas.

Normalmente, uma board desliga-se por completo ao desligar o pc, ficando apenas o led de presença ligado.

Por acaso será normal, estando o pc desligado estar a passar corrente através das portas USB??
 
Sim, mas....

tecnicamente sim devido as tensoes residuais...

cumpts

pergunto isto porque desde que comprei a board que tenho actualmente, o disco externo 2.5 e receptor do teclado/rato sem fios ficam sempre ligados após desligar o pc. Com a Asus que tinha antes (P5K-SE) não acontecia.

Como já não desligava o pc ha 2 meses, agora que estou a fazer upgrade à fonte e à caixa (chega amanha) é que reparei nisto. No pc da minha namorada o disco ta ca ligado, e ao desligar o pc dela, o disco desliga.

Supostamente não deveria acontecer não é...??? Mas se acontece, está a consumir energia, logo... dá que pensar. :(

Agradeço toda a vossa ajuda aqui nesta situação.
 
pergunto isto porque desde que comprei a board que tenho actualmente, o disco externo 2.5 e receptor do teclado/rato sem fios ficam sempre ligados após desligar o pc. Com a Asus que tinha antes (P5K-SE) não acontecia.

Como já não desligava o pc ha 2 meses, agora que estou a fazer upgrade à fonte e à caixa (chega amanha) é que reparei nisto. No pc da minha namorada o disco ta ca ligado, e ao desligar o pc dela, o disco desliga.

Supostamente não deveria acontecer não é...??? Mas se acontece, está a consumir energia, logo... dá que pensar. :(

Agradeço toda a vossa ajuda aqui nesta situação.


Com o meu desktop isso tambem acontece, ate mesmo quando a fonte pifou.
 
ja mandei mail ao suporte da Gygabite a ver o que respondem. Pode ser normal, mas como nunca aconteceu, é sempre para desconfiar.

PPl, ajudem lá e digam se vos acontece o mesmo, ou se alguém tem explicação.

No Google encontrei pouca coisa até agora.
 
Quando desligas a tua televisão pelo comando não fica acesso uma luzita.existe fontes que ficam iguais em repouso ligadas.consomem acho eu que é 0.8w.podes sempre desligar no botão da fonte ou desligar a ficha da corrente.
 
Quando ligo a fonte o meu disco externo também liga logo e o leitor de MP3 começa a carregar.

Acontecia com a Asus P5K e acontece também com a Asus P5Q Pro.
 
Quando desligas a tua televisão pelo comando não fica acesso uma luzita.existe fontes que ficam iguais em repouso ligadas.consomem acho eu que é 0.8w.podes sempre desligar no botão da fonte ou desligar a ficha da corrente.

A TV, monitores e o que seja desligo sempre no power, pois desligado só no comando consome quase 80% de energia como se tivesse ligada. A mesma coisa que os carregadores de telemovel. Fiz um teste e só num mês poupei 10€ de electricidade. Não é brincadeira os avisos que fazem.

O PC como tá sempre ligado é outra coisa, pois é um consumo racional (sei o que gasto).

Se a board fica ligada isso é obvio pois o power led assim indica. A questão é: se é normal passar energia através das portas usb para os perifericos quando o pc está desligado? Na P5K-SE que tinha nunca aconteceu.


Como o windwalker diz, em algumas boards que ele teve isso aconteceu, pelo que suponho ser normal. Assim já fico mais descancado.


Pelo que já pesquisei, há quem diga que se deve às questões de periféricos wireless (rato+teclado) para que se possam usar para "wake-up" ou aquando da novas instalações.

Se recordarem, boards mais antigas, se quisermos instalar novo SO usando dispositivos wireless, estes não são reconhecidos, o que leva a termos de ligar os antigos teclado ou rato PS/2.
 
Não sei explicar-te porque é que isso acontece, mas já tive uma experiência semelhante. Comprei um rato óptico e mesmo após ter feito shutdown o rato ficava "ligado". Solução: troquei o rato por um mais "decente".
 
A TV, monitores e o que seja desligo sempre no power, pois desligado só no comando consome quase 80% de energia como se tivesse ligada.

Que exagero... A TV LCD que está na sala cá em casa consome 15W em standby e 153W ligada. Dá 9,8% do consumo máximo.

Se dissesses 20%, ainda era capaz de acreditar :p

A mesma coisa que os carregadores de telemovel.

Isso depende muito da estrutura interna do 'carregador' :)

Em relação ao do meu Nokia, o wattímetro quase nem tem sensibilidade para o consumo dele (o valor medido varia entre 0 e 4W; quando não está a carregar mede sempre 0W).

Não é brincadeira os avisos que fazem.

Aqui dou-te razão :)

A questão é: se é normal passar energia através das portas usb para os perifericos quando o pc está desligado? Na P5K-SE que tinha nunca aconteceu.

Manual da P5K-SE

Ver página 47/136 ou secção 2-23

Eu já desconfiava e quando escrevi o post anterior estava com preguiça e não pesquisei, mas acho que tem que ver com um ou alguns dos jumpers da página referida.

Para dizer a verdade isso nunca me incomodou, porque o rato wireless desliga-se ao fim de um tempo automaticamente, o leitor de MP3 só está a carregar numa porta USB se eu quiser, etc.

Não sei explicar-te porque é que isso acontece, mas já tive uma experiência semelhante. Comprei um rato óptico e mesmo após ter feito shutdown o rato ficava "ligado". Solução: troquei o rato por um mais "decente".

Tens noção de que pela porta PS2/USB não é transmitida informação do 'estado do PC'? Logo não era problema do rato :)
 
Última edição:
É normal.

Alias, muito mais coisas estão ligadas na board quando o PC está desligado.

Em desktop vejo vantagens, eu pelo menos carrego o meu telemóvel na porta USB do desktop com o PC desligado :D
 
Tens noção de que pela porta PS2/USB não é transmitida informação do 'estado do PC'? Logo não era problema do rato :)

Tenho a noção disso tudo e muito mais...LOL :-D

Deveria ter definido "decente". Decente como não sendo aceitável que o rato continue a funcionar depois de o sistema estar desligado. O rato não tinha de facto problema algum. Simplesmente não apreciava a lógica de funcionamento.
 
No meu computador acontece o mesmo. Desligado fico com a luz do rato ligada e a pouco tempo adaptei uma ventoinha para ser alimentada por usb e ela ta sempre ligada :)
 
No meu computador acontece o mesmo. Desligado fico com a luz do rato ligada e a pouco tempo adaptei uma ventoinha para ser alimentada por usb e ela ta sempre ligada :)

opa, muito bem pensado essa da ventoinha.

optimo para os dias quentes de verao que ai virão, e de certeza mais silenciosa.:001:

quantos aos watts consumidos, há que ver caso a caso e aferir correctamente os gastos. Eu posso dizer que o gasto era elevado e comprovei através das tais tomadas que medem o consumo de cada electrodomestico.

Quando chegar a vossa vez da avaliação energética da casa para efeitos de IRS e IMI logo verão alguns consumos "dissimulados" a aparecer.

Perguntem-se como podem pagar tanto de electricidade se têm 1/2 duzia de coisas ligadas e verão que os tais 15w ao fim do mês somados pelo conjunto de todos os electrodomesticos ligados a uma tomada consomem sempre um minimo.

Aqui nesta questão que coloque de inicio está uma das razões, que um pontenciómetro pode dizer consumir 0.00 Watts, mas que se for correctamente medido irão ver que será 0.0000999 WATTS (este valor é um exemplo). Multipliquem isso por 365 dias ao ano/24h.
 
Resposta da gigabyte

Dear Hugo,

Thank you for your kindly mail and inquiry. About the issue you mentioned,

(1) Due to the motherboard supports keyboard/mouse wake up featuer, thus, power supply will keep providing 5V STB power to the device even when system is power-off. You cannot cut the power off by H/W jumper or BIOS setting. So if you want to turn off the USB device completely, you have to physically disconnect the PSU power cord or switch off the PSU.


At last, if you still have any further question or suggestion about our products/service, please do not hesitate to contact with us. We will try our best to help you resolve the problem ASAP.

Regards,
GIGABYTE TECHNOLOGY

Assim já estou esclarecido, tal como eu imaginava. (mais vale perguntar que viver na ignorância :-D)
 
Back
Topo