1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Dúvida c++ ficheiro e classes

Discussão em 'Programação' iniciada por jahred, 17 de Maio de 2007. (Respostas: 2; Visualizações: 685)

1. jahred

jahred Power Member

Pois bem, surgiu-me uma dúvida aqui:

no main eu tenho isto

Código:
    ifstream ficheiro; //declaro o ficheiro

ficheiro.open("OLA.txt"); //abro o ficheiro

Cumprimento cumprimento(ficheiro); //chamo o construtor da classe com o ficheiro
    depois tenho a declaração da classe:

Código:
    class Cumprimento{
    public: Cumprimento(ifstream);
    e depois tenho o construtor da classe Cumprimento que tem isto:

Código:
    Cumprimento::cumprimento(ifstream ficheiro)
    { aqui trabalho com o ficheiro "OLA.txt" recebido por parâmetros }
    a minha dúvida é, eu posso fazer isto? posso ter um construtor que recebe como parâmetros uma variável do tipo ifstream e trabalhar com ela?

2. Já a algum tempo que não programo em c++. mas acho que podes.

mas em alternativa, e em minha opinião melhor, já que te torna o código mais modular, podes colocar o código de leitura do ficheiro numa função à parte ou até numa classe à parte, chamando-o no construtor.

Bom trabalho!

3. jahred

jahred Power Member

obrigado pela ajuda xvarts! mas mais uma coisinha, ao tar a chamar uma outra classe para abrir o ficheiro (por exemplo AbreFicheiro), depois posso usá-lo em qualquer parte do programa desde que faça o devido #include "AbreFicheiro"?

Partilhar esta Página