Dúvida com router SpeedTouch 570

Torgut

Power Member
O pessoal mais conhecedor destas coisas veja lá se me pode ajudar. Eu tenho um router SpeedTouch 570, um PC portátil e um PC de mesa.

O PC de mesa, basicamente só eMula e por isso tem que ter o IP que defini na configuração NAPT do router para obter o estatuto de High.

O portátil, até ver, pode ter qualquer IP.

Perante isto, tenho o PC de mesa com IP fixo e o portátil a receber dinamicamente o IP indicado pelo Router. O problema que se me coloca é quando por alguma razão o PC de mesa está desligado, ligo o portátil e o Router dá-lhe o IP que seria o fixo do PC de mesa.

Não há forma de ou reservar um IP ou gama de IP's de forma a que não sejam atribuidos, ou determinar, sei lá, por MACADRESS ou isso, que IP deve tocar a cada computador na distribuição?
 
Sim há!
Para tal tens k definir no dhcp (rputer) o mac Address d< tua placa de rede do pc e depois introduzir em Server Leases e definires qual o ip a usar.
 
LOL! Que lolada. Bitmadeira, acho que ele estava a ser sarcástico. :p

Torgut, é simples. Vais à ligação do teu portátil (Lan - Wifi - etc...) em Accessories -> Communications -> Network Connections.

Aí has-de ter um Local Area Network. Vais a propriedades e vais às proprieades do TCP/IP. Depois tens de tirar a atribuição automática de endereço por DHCP e escolhes tu um endereço (em IP adress). No meu caso isto é um screenshot do desktop, decidi atribuir o ip que vês aí e no caso do portátil foi o xxx.xxx.xxx.3. Easy! ;) Qualquer dúvida, diz.

 
Peço desculpa se fui sarcástic, é que estava um bocado irritado, e concerteza o Bitmadeira só estava a querer ajudar.

Greven... er... esse não é o meu problema. Como o título do tópico diz, as minahs dúvidas são ao nivel do router e não da máquina, espreita lá o que escrevi no primeiro post :-)
 
Então, mas se fizeres oq ue te disse ele vai reservar aquele IP para aquele PC. Eu fiz assim e funciona sempre (tenho sempre aquele IP que escolhi na mesma máquina).

No router simplesmente tenho os IP's atribuidos a começar no 192.168.1.2 visto o 192.168.1.1 ser o DNS server (router).

Mas o que dizes no meu router é possível, é possível atribuir a cada MAC Adress um determinada IP, basta para isso na página do DHCP server escolher (Enable Manual Assignment? -> YES).

Depois tenho uma caixa Mac Address -> IP.

Agora depende das opções que tens no teu.
 
Pois de momento estou sem net em casa, mas assim k tenha envio te um tutorial certinho como configures o router para k o mesmos reserve um certo ip para uma certa maquina.
 
greven, se usar IP fixo, perco a funcionalidade de DNS do router, o que não me interessa. Portanto mantenho a questao: com um router SpeedTouch 570, há alguma forma de fazer com que a determinada máquina seja sempre atribuido o mesmo IP?
 
Em primeiro lugar acede ao router via http://10.0.0.138

agora teras k configurar o DHCP para atribuir sempre o mesmo IP ao mesmo PC.

Clicas em DHCP depois vais a Server Leases clicas em NEW:

Em Client ID: introduzes o mac adreess da tua placa de rede
em Client IP Address: introduzes o ip k que queres dar a determinado pc
Clicas em APPLY e depois voltas a FAZER SAVE ALL.

Poderas verificar isso nas propriedades da tua ligação, se usas o windows xp vais as ligações rede escolhe a k usas placa de rede ou sem fios e escolhes propriedades, depois em suporte e detalhes e
Endereço físico: (Mac-adress) 00-E1-4C-CB-69-3B
Endereço IP: 10.0.0.1
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway predefinido: 10.0.0.138
Servidor DHCP: 10.0.0.138
Aluguer obtido: 22-07-2005 22:07:48
Aluguer obtido válido até: 23-07-2005 0:07:48
Servidor de DNS: 10.0.0.138
Servidor WINS:
 
Boas.
O pá, acho a meu ver that "you took the long way around...".
No teu pc atribuis-lhe p. ex: 192.168.1.2 e o q tens d fazer depois é no range de atribuição de ips no servidor dchp é no ip start: colocas 192.168.1.3 e tens o problema resolvido. Assim é garantido que quem quer que se ligue por dhcp nunca é atribuido esse ip.

Penso eu de que...
Espero ter ajudado.
Cumps.
 
Back
Topo