1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Dúvida de maçarico!!Macros

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por antonioj, 22 de Junho de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 1617)

  1. antonioj

    antonioj Power Member

    Tenho um fuji s8000, gosto muito de tirar macros de insectos, a questão que queria colocar é: para tirar as fotos coloco a máquina em Super-Macro, logo tenho de com paciência me aproximar a um bicharoco o mais perto possivel. Com maquinas mais potentes é possivel tirar fotos com grande detalhe sem ter que me aproximar a menos de 2 cm de distância por exemplo?

    Outra questão prende-se com o facto de em super-macro não conseguir activar o flash, logo é impossivel tirar fotos em macro à noite, será que me está a passar alguma coisa ao lado??

    Obrigado

    Antonio
     
  2. jamiro

    jamiro Moderador
    Staff Member

    o flash não tem como fotografar algo tão perto por isso é que não funciona. as máquinas que falas devem ser as reflex mas com flash externo próprio e nem todos.
     
  3. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Potentes?! :p Sim, há máquinas com as quais consegues bons resultados a mais de 2cm de distância. A A720IS é melhor máquina que conheço nesse aspecto. Depois tens a FZ8 que faz um macro semelhante ao super-macro dessa S8000, mas a 5cm se não me engano.

    É possível. Sabia que em super-macro não podes usar o zoom, por exemplo, mas desconhecia o não poderes ligar o flash. Isso assim é mau, porque à distância de super-macro, com uma máquina desse tamanho, só a sombra que a máquina faz já quase que justifica ter o flash ligado.
     
  4. god_dice

    god_dice Power Member

    Confirmo o que o jamiro disse, dada a distancia a que está o flash não tem como fotografar e por isso não pode ser activado. De notar que o mesmo se passa na minha Fuji s6500fd que supostamente é de uma gama superior apesar de ser mais antiga. o flash só é activado em modo normal e macro, em modo super-macro, além de não poderes usar zoom também não podes usar flash...
    Quanto à outra parte da tua questão, "resolves" isso com uma SLR e uma lente macro dedicada, mas a brincadeira não fica nada barata :D
     
  5. antonioj

    antonioj Power Member

  6. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

  7. antonioj

    antonioj Power Member


    Hummm, não será com a máquin a que tenho(fujis8000) que vou conseguir tirar fotos desta qualidade. Tem a ver mais com a lente usada certo?
     
  8. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    São coisas totalmente diferentes. Aquela foto foi tirada com uma SLR e uma lente boa para aquilo. Até podes conseguir uma foto parecida, mas não com a mesma qualidade nem com um bokeh tão acentuado.
     
  9. antonioj

    antonioj Power Member

    Bokeh????
     
  10. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Bokeh - Desfoque do fundo, sem desfocar o "alvo".
     
  11. cardosoaac

    cardosoaac Power Member

    Uma espécie de macro das compactas mas mais acentuado! É isso?
     
  12. Arrakis_Dune

    Arrakis_Dune Power Member

    Nao, um bokeh pode ser o que quiseres, numa SLR e numa lente propria costuma ser mais facil de reproduzir. Um F menor (F 3.5) provoca um bokeh já acentuado, parecido ao que ves na imagem.

    Macro normalmente nao procuras criar um efeito bokeh, procuras mesmo é definição e detalhe do sujeito, o mais fielmente possivel, com o maior detalhe possivel, para objectos que normalmente costumam ser pequenos.

    Wikipedia:

    Alguns modelos de máquina fotográfica digital possuem uma lente que permite fotos de quatro cm, três cm ou até menos distancia do objeto. Esse tipo de fotografia captura os mínimos detalhes dos objetos, detalhes até que não podem ser vistos a olho nu. Fotos de macro são utilizadas geralmente para obter fotos de insetos, pequenas peças, olhos (de perto), flores e etc.

    * É bom enfatizar que, no modo macro, o zoom é extremamente limitado. Estou pondo está informação aqui para evitar que usuários não experientes pensem que sua máquina esteja ruim por não conseguir focalizar no modo macro com o zoom aumentado. É aconselhável que não se use o zoom quando estiver tirando fotos no modo macro.
     
  13. cardosoaac

    cardosoaac Power Member

    Então o bokeh é uma espécie de retrato, por ex. uma abertura F/2.8 para fazer um retrato, considera-se um bokeh? É que nos retratos que tenho, mesmo com esta abertura, que é o máximo que a minha dá, não consigo o desfoque do fundo! Não tem nada a ver com a velocidade!?

    Já agora, uma coisa que não tem muito a ver, quando se diz que para retratos a abertura deve ser grande, por ex F/2.8...como é que se aplica o conceito de "grande", por ex F/3.5 também é grande?!...existe alguam escala ou é mesmo jeito do artista? E o inverso...abertura pequenas para panorâmicas por ex.?

    Estou cheio de dúvidas???:confused:
     
  14. mundano

    mundano Power Member

    Que confusão aqui vai...

    Bokeh é uma palavra que deriva do japones e quer simplesmente dizer desfocado... No mundo ocidental o termo bokeh foi adoptado para referir toda a zona (normalmente de background) que fica fora de foco numa fotografia.

    Neste exemplo, a papoila é o objecto principal e tudo o resto que ficou totalmente desfocado é bokeh..

    [​IMG]



    O que acontece depois é que dependendo das lentes e dos settings usados para tirar a fotografia o bokeh pode ter diferentes caracteristicas, tanto na sua qualidade como na intensidade do desfoque...

    Quanto à qualidade, normalmente considera-se de maior qualidade os bokehs com as transições mais suaves entre os objectos fora de foco, um factor importante é também a forma que é dada aos highligts, quanto mais se parecerem com um simples disco, menos distractivos serão..


    Para ficarem com uma ideia do que é bom e mau, reparem na suavidade do bokeh da 1ª foto, agora reparem nesta foto:

    [​IMG]



    Se na 1ª foto a suavidade do fundo elimina qualquer distracção e torna a flor como unico ponto de interesse, nesta 2ª as transições são bastante pronunciadas e por causa do desenho optico da lente/diafragma assumem formas estranhas, pelo que o bokeh acaba por aparecer mais como um elemento distractivo do que como um background neutro que permite destacar o objecto de interesse.



    Só para acabar, o diafragma também tem grande importancia na aparencia do bokeh pois os pontos de luz brilhantes assumem a forma do diafragma, as melhores lentes normalmente têm diafragma de 9 laminas redondas, de forma a que a abertura seja um circulo perfeito.

    Neste exemplo podem ver que as luzes dos carros assumem a forma de um diafragma de 7 laminas não-redondas.

    [​IMG]
     
    Última edição: 23 de Junho de 2008
  15. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    boa explicacao :)
     
  16. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    n significa que n tenha sido usado o metodo digiscoping
     
  17. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Sim, é uma possibilidade, mas a menos que esteja lá escrito, não há forma de confirmar. De qualquer forma continua a não ter nada a ver com macro.
     

Partilhar esta Página