[Duvida] Digitalizar fotografias de rolo

|[-BooT-]|

Folding Member
boas pessoal...

hoje comprei uma lomo descartavel, que não é assim tão descartavel quanto isso (traz instruções sobre como recarregar a máquina) e se começar a aderir mais a isto vou ter que andar a revelar muitas fotos regularmente

com isto surgem 2 problemas, monetário e logistico (arquivar as fotos ou na pior das hipoteses por na parede) e a minha ideia era digitalizar e guardar no pc

as duvidas

- nas lojas eles convertem filme para digital? se sim, convertem 35mm e 120mm?
- aqui há uns tempos vi uns scanners que traziam um adaptador para filmes fotográficos, isso é alguma coisa de jeito?
- revelar fotos em casa é muito complicado? :D


na era digital o pessoal quer é analógico :P
 
|[-BooT-]|;2609178 disse:
- nas lojas eles convertem filme para digital? se sim, convertem 35mm e 120mm?
- aqui há uns tempos vi uns scanners que traziam um adaptador para filmes fotográficos, isso é alguma coisa de jeito?
- revelar fotos em casa é muito complicado? :D


na era digital o pessoal quer é analógico :P

- Nas lojas eles digitalizam, difícil é arranjar uma que faça um bom trabalho. 120mm tens que ter alguma sorte em encontrar uma loja que consiga, a maioria só tem scanner de 35mm.

- Depende de quanto queiras pagar pelo scanner. Os flat-bed de 3.2DMax (os mais comuns) não são grande coisa, safam-se (tenho um da Epson). Depois tens os de gamas mais altas com 3.6 e 4.0 DMax, começam nos 200 e poucos € e vão até aos 700 e muitos. Estes também já trazem um sistema de correcção embutido no próprio hardware. DMax é a intensidade óptica do scanner.
Tens sempre a hipótese de scanners dedicados para filme no ebay, mas são pesados...

- Se for a P&B nem por isso, é mais por uma questão de espaço. Tens que ter um sitio completamente escuro, onde ninguém vá entrar, com espaço suficiente para as tinas e recipientes.

Analógico é como um carro a carburador... :D lol
 
obrigado pelas dicas ;)

vou começar primeiro por ir revelando e digitalizando nas lojas, depois se aderir à lomografia logo vejo se compensa investir num scanner :P vamos a ver como vão sair as primeiras fotos
 
|[-BooT-]|;2609364 disse:
obrigado pelas dicas ;)

vou começar primeiro por ir revelando e digitalizando nas lojas, depois se aderir à lomografia logo vejo se compensa investir num scanner :P vamos a ver como vão sair as primeiras fotos

Tas como eu.. dp d sairem as 1ª logo se vê se vale a pena investir :)
 
digamos que não sai assim mto barato.... só para andar a experimentar, um blokinho de 100 folhas fica por 60€ +/-, fora o ampliador, os quimicos todos, tinas, pinças e conta da água lol...

Pelas minhas contas, que já as fiz (tive uma cadeira de fotografia no curso onde aprendemos a revelar e na altura interessei-me por isso) gastava quase 200 euros, só para começar ...
 
digamos que não sai assim mto barato.... só para andar a experimentar, um blokinho de 100 folhas fica por 60€ +/-, fora o ampliador, os quimicos todos, tinas, pinças e conta da água lol...

Hei... lol Revelar não é "imprimir", isso pelo que parece ele intenciona fazer com scanner. Revelar só, é mais simples e não é assim tão caro.
 
Back
Topo