Duvida disco SATA lento

Boas.

Comprei um disco interno SEAGATE SATA2 de 500GB.
A minha board não suporta SATA2.


1º - Liguei o disco e formatei-o no windows pela Gestão de Discos


2º - Na instalação do windows pela opção F6, nao consegui instalar os controladores RAID/SATA,
dava erro k não conseguia copiar os ficheiros da diskete.
Fiz ignorar a copia dos ficheiros mas depois mais a frente na isntalação apareceu um Blue Screen muito bonito :)

3º - Então fui à BIOS mudar SATA MODE de RAID para IDE, e já consegui instalar o windows.

A minhas dúvida é:

Neste momento tenho o Disco de 500G com as duas partições ( 50GB ->SO + restantes GBs-> Dados) e ainda o um disco de 80G pra dados.
Noto alguma lentidão/breaks no disco SATA, no acesso as pastas e até mesmo a percorrer os items do menu iniciar. Tenho os drivers sata e raid instalados.
Qual poderá ser a causa destes breaks ?
Vi em alguns posts que poderá ser da fonte de alimentação, a minha é de 420W, será suficiente ?

Nota: Não tenho jumper no disco a limitar os 1.5G/s, penso que sem o jumper a board assume os 1.5G...
 
Última edição:
Comprei recentemente um disco desses e não tenho qualquer problema, mas eu não tirei o jumper pk a minha motherboard é de SATA 1.
A melhor maneira é fazeres ou arranjares um windows já com as drivers SATA.
Eu tenho uma motherboard ASUS e uma fonte de 550W (LCPower). As unicas motherboards k tive dificuldades em instalar discos Sata foram as ASROCK que agora parece k tá na moda.

Tenta repor o jumper e compara o desempenho.
 
Última edição:
Tenho novidades...

com o MODO SATA = IDE na bios, fui ao gestor de dispositivos remover alguns drivers e forçar o sistema a actualizar os drivers.. o disco ficou sem os breaks, mas aparecem dois canais IDEs no gestor de dispositivos onde n foi possível instalar os drivers, penso k são os canais SATA em modo IDE.

Fui à BIOS mudar o SATA MODE pra RAID...e depois instalei os drivers RAID e aparentemente o sistema ficou bom, o disco já não tem os breaks.

Aproveito pra colocar uma outra questão:
Há vantagem em utilizar o SATA MODE em RAID uma vez que não vou criar nenhum array raid?
 
Back
Topo