Duvida: distância de focagem

Z3nit

Power Member
Boas.

Tenho andado a pesquisar umas máquinas novas, pois a minha velhinha Canon sx 1 IS, provavelmente irá para o criador definitivamente e surgiu uma dúvida em relação às distâncias de focagem.

Ao observar a nova canon sx 10, verifiquei que tem uma distância de focagem máxima de 100 mm, equivalente (35mm) a 560 mm.

Posteriormente encontrei à venda uma Olympus E-410, fornecida com duas lentes, uma delas com distância focal máxima de 150 mm o que equivale (segundo a DPreview) a 300 mm.

A minha dúvida é: porque é que a lente que vem com a Olympus tem uma equivalência menor (que se traduzirá em menos zoom) quando a sua distância de focagem acaba por ser maior que a da Canon Sx 10???....
 
Última edição:
A Olympus tem um sensor 4/3 o que significa que multiplicas por 2 para obteres a distância focal (não focagem) equivalente em 35mm. A Canon Sx10 apesar de ter aspecto de SLR na verdade tem um sensor muito pequeno semelhante ao das máquinas compactas, multiplicas por 5.6 para obteres a equivalência a 35mm.

Quanto mais pequeno o sensor, maior o multiplicador. A forma mais simples que as marcas têm de fazer uma máquina superzoom é reduzindo o tamanho do sensor.
 
Então e apelando aos entendidos na matéria e sabendo que é um pouco complicado comparar uma Dsrl e uma Bridge exactamente por serem tipos de aparelhos diferentes, por qual das máquinas referidas optariam? Canon powershot sx10 e Olympus E-140. Já sei que é capaz de ser uma pergunta parva, mas vá..... :-P
 
Então e apelando aos entendidos na matéria e sabendo que é um pouco complicado comparar uma Dsrl e uma Bridge exactamente por serem tipos de aparelhos diferentes, por qual das máquinas referidas optariam? Canon powershot sx10 e Olympus E-140. Já sei que é capaz de ser uma pergunta parva, mas vá..... :-P

Yap, é uma pergunta parva.

Só TU é que sabes qual é a melhor maquina para ti, mesmo se não souberes p-e-v-i-d-e-s de fotografia.

Eu percebo alguma coisa de fotografia, modéstia à parte, e toda a gente de familia e afins me vem perguntar que maquina é melhor isto e aquilo.

Eu antes até ajudava mas fartei-me - simplesmente porque recomendei uma maquina muito boa - uma Sony bridge, na altura , à Sogra. E ainda hoje é uma maquina boa. Isto tudo porque ela queria uma maquina boa e que durasse mas que pudesse fazer isto e aquilo.

E quando se escolhe uma maquina, não se é 100% imparcial. Eu por exemplo muito raramente alguma vez diria a alguem para ir comprar uma bridge em vez de uma DSLR, por exemplo. E se calhar , muitas das vezes, uma bridge é a melhor opção para essa pessoa.

Quando uma pessoa faz essa pergunta, é o mesmo que ir para um forum de automoveis perguntar o que é melhor : um Porsche 911 ou um Tractor . Ora bem, se tiveres uma quinta para lavrar, o tractor é melhor. Se viveres num sitio com estradas alcatradas, um 911 é melhor.

E sem saber onde vives, ou para que queres, não é possivel responde ao que é melhor para ti.

E como tal, o mesmo se passa com as maquinas.

Ve o que fazes mais ( fotografias macros, fotos a paisagens, fotos a pessoas ) e escolhe uma maqunia que te possiblite mais opções. Para isso tens de ler mas hoje em dia ha milhoes de sites a fazerem reviews a maquinas.

E como costumo dizer, se não tiveres paciencia, compra uma barata e pequena : ao menos nao vai ter 293083209 opções para confundir, vai andar sempre contigo e vais tirar muitas fotos.

Por vezes basta não complicar porque nem toda a gente precisa de uma Camera digital com 100MP e controles manuais.
 
Para recomendações de máquinas usa os tópicos apropriados, até 150 euros, 300 euros euros, 500 euros ou DSLR e responde ao questionário que está na primeira página. Qualquer outro tópico para escolha de máquinas será encerrado.
 
Uma coisa é certa: é evidente que a SLR é muito melhor. Agora só depende de ti quereres ou não andar com 2 lentes atrás de ti, ter de trocar de lentes e fotografar através de um "vidro" em vez de um viewfinder electrónico. Para pessoas mais inexperientes o electrónico pode ser mais fácil, para mais experientes não há nada como um óptico. Quanto ao que queres fotografar tanto dá, pois tens polivalência em ambas as máquinas no que a lentes diz respeito. No entanto, a qualidade de imagem da SLR é significativamente superior, por causa do sensor que é muito maior. E se precisares de fotografar com ISOs altos, em ambientes com menos luz, a SLR bate de léguas a bridge. Só tu podes saber o que é melhor para ti.
 
Então e para o pessoal que já está habituado a estas lides e percebe mais que eu, é muito notável a diferença entre 300 mm e 560mm? É que eu não tenho muita noção disso....
 
Então e para o pessoal que já está habituado a estas lides e percebe mais que eu, é muito notável a diferença entre 300 mm e 560mm? É que eu não tenho muita noção disso....

Claro que sim!
Provavelmente nao te trará vantagem nenhuma se falarmos em qualidade de imagem...mas isso ja é outra historia!
 
Back
Topo