[Dúvida] Dúvida em C

PCaseiro

Power Member
Boas, andava aqui a explorar um bocadinho de C, através de uns tutoriais da Internet do site:
http://www.cprogramming.com
A
té que me deparei com uma dúvida. Ia na segunda lição em que tinha que usar condições (if, else e else if).
Experimentei o código fornecido no site (não se se lhe deva chamar código, alguém explica? :P) que era o seguinte:

#include <stdio.h>


int main() /* Most important part of the program!
*/
{
int age; /* Need a variable... */

printf( "Please enter your age" ); /* Asks for age */
scanf( "%d", &age ); /* The input is put in age */
if ( age < 100 ) { /* If the age is less than 100 */
printf ("You are pretty young!\n" ); /* Just to show you it works... */
}
else if ( age == 100 ) { /* I use else just to show an example */
printf( "You are old\n" );
}
else {
printf( "You are really old\n" ); /* Executed if no other statement is
*/
}
return 0;
}



e funcionou tudo ás mil maravilhas até que coloquei o meu que está bastante idêntico mas tentei fazer sozinho sem ver para poder praticar mas dá-me um erro que não consigo resolver:


#include <stdio.h>
int main()
{
int age;
printf( "Inserir a idade aqui: " );
scanf ( "%d", &age);
if (age < 100){
printf ( "És bonito");
}
else if ( age == 100);{
printf ("Estás velho!");
}
else {
printf ("Estás mesmo muito velho!");
}
return 0;
}

Line: 13 error: 'else' without a previous 'if'

O estranho é que no dado pelo site aparece else sem um if antes e no meu não aceita...

Agradecia resposta.

Cumps.
 
Thanks ;)
Eu aqui as voltas por causa de um ponto e vírgula, é melhor começar a habituar-me...
Já agora podes-me tirar uma dúvida escuso de abrir novo post, qual é mesmo o objetivo dos boolean operators? Estive a ler essa parte mas acho que está um bocado confusa o.o
Penso que o NOT (!) nos dá o oposto da resposta. Se for False dá-nos True;
o AND (&&) dá-nos 1 se as duas entradas estiverem certas e 0 se uma for falsa.
O OR (||) não percebi :s

Cumps.
 
O AND dá verdadeiro se as duas forem verdadeiras e o OR dá verdadeiro se qualquer das duas for verdadeira. Para um exemplo simples, imagina que no teu código, em vez de quereres verificar só a idade querias também verificar o peso. if (age > 100 && weight > 200) printf ("You're a huge old person"). Não te preocupes muito com isso. Se continuares a programar vai tornar-se óbvia a utilidade desses operadores.
 
Tchii acabei de fazer porcaria :s
Estava a utilizar o Notepad++ e apaguei tudo o que la tinha sem querer (Dicas de C - Por exemplo esta parte dos boolean operators) e gravei :s
Há forma de recuperar? :(
 
Back
Topo