Dúvida em Excel (Advanced)

KAMPUZ

Power Member
Boas,

Eu sei que o excel faz o que eu quero, apenas não sei como o mandar fazer :-D
Eu explico, tenho a seguinte tabela



A coluna random são número aleatórios gerados automaticamente de novo sempre que há uma alteração. Sempre que eu edito uma nova celula os valores são gerados novamente. Isto que tou a fazer é uma especie de modelo que preve o retorno baseado em "n" tentativas. O que eu pretendia basicamente é que o excel gerasse automaticamente "n" vezes este modelo e me guardasse os diferentes valores que eu obtenho em "Saldo em N100" e no "mínimo" para depois eu os poder trabalhar.

Alguma sugestão?

(há sempre o modo artesanal de copiar isto para o lado 100 vezes e ir buscar os totais depois mas...)

Obrigado!
 
Boas,

Não queria entrar pelos VBA até porque há funções especificas no Excel para isso, eu é que ainda não consegui chegar onde quero, já andei a explorar aquilo dos cenários mas não encontrei exactamente o que queria.

BUGabundo --> Os números aleatórios dão origem a resultados diferentes, como tal eu gostava de saber por exemplo em 100 experiencias diferentes, qual o resultado que eu posso esperar. Qual o desvio padrao, a média, etc... e como tal pretendia que o excel guardasse automaticamente esses resultados em vez de eu ter de os gerar 1 por 1 e guarda-los.


Sim, costumo apostar mas é mais numa de desafio à matemática ou de aproveitar o desconhecimento deles em relação às modalidades amadoras portuguesas. Mais pelo divertimento do que pelo dinheiro (se bem que ainda tenho o saldo positivo :) )
 
BUGabundo --> Os números aleatórios dão origem a resultados diferentes, como tal eu gostava de saber por exemplo em 100 experiencias diferentes, qual o resultado que eu posso esperar. Qual o desvio padrao, a média, etc... e como tal pretendia que o excel guardasse automaticamente esses resultados em vez de eu ter de os gerar 1 por 1 e guarda-los.

ent o q keres sao as funçao de estatistica do excel.
para isso basta adicionares uma formula e dps seleccionares o filtro "statistical"
tv keiras o "confidence" ou um "f-test".
 
Ho campuz nao sei se sabes mas os numeros aleatorios do Excel, não são na verdade numeros aleatórios, mas sim números pseudo-aleatórios. Isto é, esses números são gerados com base numa fórmula matemática, a qual, no longo prazo, da origem a uma padronização dos números obtidos....aconselho a mudares de estratégia quanto à geração de números aleatórios...podes utilizar tabelas de números aleatórios, as quais poderas encontrar facilmente no 2º volume do livro " Probabilidades e Estatística" do prof Bento Murteira...

Quanto à tua dúvida, o melhor mesmo é a utilização do VAB tal como foi sugerido pelo Koma...a cena dos cenários, nao posso falar porque nao conheço.
Espero ter sido útil

EDIT: Qt às tabelas de números aleatórios, referi o libvro q referi pq é o unico q conheço com tais tabelas, mas certamente existiram mais.
Ja agora...na tua tabela tens la uma cena a dizer: "Odd 1,91" Mas uma odd nao é o termo Anglo-saxónico de probabilidade? Então e existem probabilidades >1?:D
Espero nao ter dado a ideia de arrogância:P. Estou so a querer melhorar essa tua ideia;)
Bem hajam
 
Última edição:
Isso da Odd a 1,91 é também um termo usado nas apostas que significa que por cada Euro apostados há um retorno de 1,91 euros caso a aposta seja ganha. No fundo é uma probabibilidade invertida, do tipo 1/1,91 = 0,52 o que significa que só devemos apostar em algo com essa "odd" se acharmos que a probabilidade de esse resultado acontecer for superior a 0,52.

Por acaso não tinha conhecimento disso dos números aleatorios, é sempre bom saber mas para o rigor que eu pretendia, a formula random() do excel é mais do que suficiente.

Como não era nada com muito rigor, era mais para clarificar umas ideias, acabei por copiar aquilo N vezes para a mesma folha e depois fiz uma média dos valores obtidos.
 
Back
Topo