1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida em Excel (Advanced)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por KAMPUZ, 6 de Novembro de 2006. (Respostas: 6; Visualizações: 1605)

1. KAMPUZ

KAMPUZ Power Member

Boas,

Eu sei que o excel faz o que eu quero, apenas não sei como o mandar fazer :-D
    Eu explico, tenho a seguinte tabela

A coluna random são número aleatórios gerados automaticamente de novo sempre que há uma alteração. Sempre que eu edito uma nova celula os valores são gerados novamente. Isto que tou a fazer é uma especie de modelo que preve o retorno baseado em "n" tentativas. O que eu pretendia basicamente é que o excel gerasse automaticamente "n" vezes este modelo e me guardasse os diferentes valores que eu obtenho em "Saldo em N100" e no "mínimo" para depois eu os poder trabalhar.

Alguma sugestão?

(há sempre o modo artesanal de copiar isto para o lado 100 vezes e ir buscar os totais depois mas...)

Obrigado!

2. BUGabundo

BUGabundo Power Member

ora explica la isso melhor

3. K0mA

K0mA Power Member

4. KAMPUZ

KAMPUZ Power Member

Boas,

Não queria entrar pelos VBA até porque há funções especificas no Excel para isso, eu é que ainda não consegui chegar onde quero, já andei a explorar aquilo dos cenários mas não encontrei exactamente o que queria.

BUGabundo --> Os números aleatórios dão origem a resultados diferentes, como tal eu gostava de saber por exemplo em 100 experiencias diferentes, qual o resultado que eu posso esperar. Qual o desvio padrao, a média, etc... e como tal pretendia que o excel guardasse automaticamente esses resultados em vez de eu ter de os gerar 1 por 1 e guarda-los.

Sim, costumo apostar mas é mais numa de desafio à matemática ou de aproveitar o desconhecimento deles em relação às modalidades amadoras portuguesas. Mais pelo divertimento do que pelo dinheiro (se bem que ainda tenho o saldo positivo :) )

5. BUGabundo

BUGabundo Power Member

ent o q keres sao as funçao de estatistica do excel.
    para isso basta adicionares uma formula e dps seleccionares o filtro "statistical"
    tv keiras o "confidence" ou um "f-test".

6. Eu_Mesmo

Eu_Mesmo Power Member

Ho campuz nao sei se sabes mas os numeros aleatorios do Excel, não são na verdade numeros aleatórios, mas sim números pseudo-aleatórios. Isto é, esses números são gerados com base numa fórmula matemática, a qual, no longo prazo, da origem a uma padronização dos números obtidos....aconselho a mudares de estratégia quanto à geração de números aleatórios...podes utilizar tabelas de números aleatórios, as quais poderas encontrar facilmente no 2º volume do livro " Probabilidades e Estatística" do prof Bento Murteira...

Quanto à tua dúvida, o melhor mesmo é a utilização do VAB tal como foi sugerido pelo Koma...a cena dos cenários, nao posso falar porque nao conheço.
    Espero ter sido útil

EDIT: Qt às tabelas de números aleatórios, referi o libvro q referi pq é o unico q conheço com tais tabelas, mas certamente existiram mais.
    Ja agora...na tua tabela tens la uma cena a dizer: "Odd 1,91" Mas uma odd nao é o termo Anglo-saxónico de probabilidade? Então e existem probabilidades >1?:D
    Espero nao ter dado a ideia de arrogância:P. Estou so a querer melhorar essa tua ideia;)
    Bem hajam

Última edição: 8 de Novembro de 2006
  7. KAMPUZ

KAMPUZ Power Member

Isso da Odd a 1,91 é também um termo usado nas apostas que significa que por cada Euro apostados há um retorno de 1,91 euros caso a aposta seja ganha. No fundo é uma probabibilidade invertida, do tipo 1/1,91 = 0,52 o que significa que só devemos apostar em algo com essa "odd" se acharmos que a probabilidade de esse resultado acontecer for superior a 0,52.

Por acaso não tinha conhecimento disso dos números aleatorios, é sempre bom saber mas para o rigor que eu pretendia, a formula random() do excel é mais do que suficiente.

Como não era nada com muito rigor, era mais para clarificar umas ideias, acabei por copiar aquilo N vezes para a mesma folha e depois fiz uma média dos valores obtidos.

Partilhar esta Página