1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida em exercicio c++

Discussão em 'Programação' iniciada por Woans, 21 de Janeiro de 2013. (Respostas: 0; Visualizações: 504)

1. Woans

Woans Power Member

Boas, sou estudante de electrotécnica e computadores e irei ter um exame de programação em breve.
    Sinto-me bastante a vontade com a cadeira excepto no que toca à ultima materia (ficheiros e ponteiros) pois nao houve tempo decente nas aulas para a praticarmos e tirarmos duvidas com o prof.

Tenho estado a resolver exames de anos anteriores mas fico sempre preso nos que tocam principalmente a ficheiros. Por exemplo, um dos enunciados de um exercicio que tenho duvida é:

8. Considere um cheiro de texto com dados de produtos em stock de uma empresa. Esse
    cheiro, chamado produtos.txt, contém, na primeira linha, o número n (inteiro)
    de produtos diferentes existentes em stock (ver exemplo abaixo). Cada uma das 2n
    linhas a seguir contém o número de unidades em stock e o valor (real, precisão dupla)
    correspondente ao preço de um produto (cada um desses valores surje isoladamente na
    respectiva linha). O número máximo de produtos que podem existir é de 1000 (ou seja,
    o cheiro tem, no máximo, 2001 linhas).
    Exemplo de um cheiro, com n = 3:
    3
    5
    1200.40
    20
    92135.00
    3
    123032.40

(a) Faça um protótipo e crie uma função para ler este cheiro, preenchendo duas tabelas
    (quantidade e preco) passadas como parâmetros. A função devolve o número
    de elementos lidos para cada tabela ou -1 se houver erro na abertura do cheiro.
    Nota: A função não escreve nada no ecrã nem lê dados do teclado.

(b) Faça um programa para determinar e mostrar o valor total de todos os produtos em
    stock. Esse programa deve ainda mostar o preço do produto mais caro. Deve, claro,
    utilizar a função denida na alínea anterior. Deve ainda escrever uma mensagem de
    erro no ecrã se o cheiro não tiver sido aberto com sucesso. Se não tiver resolvido
    a alínea anterior resolva esta alínea de acordo com o protótipo que escreveu na
    alínea anterior.

Alguem me consegue por o código deste exercicio? Para ter algum exemplo decente onde me basear para os restantes exames. Abrir e ler ficheiros é relativamente simples mas chego ai a uma parte em que empanco e, embora os programas que faço compilem acabam por dar ser "core dumped" ou algo do genero.

Enquanto estamos no assunto, pergunto-me como é que ( e se é possivel) passar tabelas por referencia ( como parâmetros de uma funçao genero " void funcao(int &tab[] ) " ( se tentar passar dest maneira ele da erro na compilacao) .

Obrigado desde ja

Partilhar esta Página