Dúvida em VB6.0

BigMeanMachine

Power Member
Boas :cool:
Estou com uns problemas num programa que estou a fazer em VB para um amigo... É o seguinte, para dar um aspecto mais bonito e tal, fiz um video curto e associei a uma form que aparece e desaparece no fim do vídeo... O problema é que ao criar o .exe, o vídeo fica associado numa localização que meti anteriormente ("C:/Documentos/meunome/video.wmv", exemplo), eu queria que o vídeo ficasse sempre associado ao programa, há possibilidade de tal?
Depois o outro problema, o programa vai ter os botões com as bebidas e preços das mesmas, vai ser género calculadora... Como faço para posteriormente alterar os preços das mesmas (isto é, quando for preciso mudar o preço das bebidas, aumentarem ou diminuir preço...) sem mudar o programa no vb?

Cumps
 
Tudo o que vou dizer não é específico para VB. Aliás nunca programei nessa linguagem e até aconselho que não o façam (a não ser para manter aplicações legacy). O VB 6.0 morreu... já nem a Microsoft o suporta (penso que no Windows 8 ainda dê para correr aplicações VB6 mas nem tenho a certeza e os planos são mesmo para remover o suporte).

Mas quanto ao problema em si. Para o primeiro caso será que não dá para meteres um caminho relativo para o vídeo em vez de um caminho absoluto. Ou seja, em vez de "C:/Documentos/meunome/video.wmv" punhas somente "video.wmv" significando que o programa vai procurar o vídeo na mesma pasta do que onde tenhas o executável do programa.

Quanto a alterares as bebidas e os preços. Pelo que dizes parece que tens tudo "hard-coded" no programa, o que é uma péssima ideia. O ideal é utilizares algum tipo de fonte externa para as bebidas e os seus preços e que faças o load dinâmico para aplicação. Essa fonte externa até pode ser um simples ficheiros de texto formatado conforme o necessário, XML ou uma base de dados. Em todo o caso depois para alterar terás que editar esse ficheiros/base de dados... se for simples e raro fazer-se isso até podes editar à mão. Se não o ideal é desenvolveres algo que permita editar e guardar as bebidas e os preços.
 
Utiliza assim:

Source=App.Path & "\sample.avi"

Source será o caminho completo onde está o vídeo.

e coloca o vídeo junto do exe.
 
Back
Topo