Dúvida entre intel P965 ou nvidia 650i

borbs

Power Member
É assim...estou indeciso entre duas boards, a Asus P5N-E (650i) e a Asus P5B-E (P965). Depois de uma longa pesquisa esbarrei com estas duas boards, sobre as quais tenho algumas dúvidas.

Tenciono comprar umas mems baratas, tou a pensar em 2GB Teamgroup Elite 6400 (+-80€) e 1 e6600 ou 1 e6420, com o objectivo de o por a 3600mhz para o dia a dia com watercooling que já possuo.

A minha primeira dúvida é se a P5B-E só dá para correr as mems 1:1? pq sendo isto verdade tinha que comprar o e6600 para ficar com o cpu a 3600 (400x9=3600), visto que aquelas memórias não me devem permitir ter o fsb a 450 1:1 estável com um e6420 (450x8=3600).

Li algures que a P5N-E reporta mal as temperaturas do ***** e que o southbridge (nf430 MCP) tem ou já teve algum problema de corrupção de dados, alguém confirma isto? Tenho tido sempre placas nforce (2 e 4) e realmente já tive alguns problemas com o southbridge, não sei se este nf430 é o mesmo que tenho agora na nforce4?


Gostava tb de saber se o raid destas duas placas é feito dentro do windows ou na bios? Supunha que era na bios mas vi um artigo no tomhardware em que faziam o raid no windows?!:confused: Sé é assim como instalo o windows numa partição de raid0??


Em suma, tou mais virado para a P5B-E (P965), principalmente pq confio mais no southbridge desta (ICH8R), pq além de ter agora problemas com o SB da minha nforce4 (não posso ligar o usb2.0), pelo que li o raid é bem melhor assim como os controladores de usb.Só fico de pé atrás por causa do sincronismo das memórias e por uma aparente melhor performance do 650i em jogos!


btw, só mais uma dúvida :-D a P5B-E (P965) suporta os novos c2d com fsb a 1333mhz?


PS: pus as dúvidas em bold para ser mais fácil identifica-las.:)
 
Última edição:
Atenção que a P5B-E só suporta RAID com um disco SATA + um disco eSATA.. mas sempre podes fazer o raid pelo Windows..

Acho que suportar os C2D suporta.. mas o FSB só vai até 1066 Mhz (da board)

EDIT: Enganei-me.. a P5B-E suporta RAID sim senhor :)

Cumps
 
Última edição:
Antes de mais, obrigado pela atençao.

A P5B é que só suporta raid da maneira que disseste, tem o SB ICH8 e a P5B-E já tem o SB ICH8R que já suporta o RAID normalmente.
Eu não quero fazer o raid pelo windows, quero fazer na bios, não sei é se é possivel nestas boards.
 
Peço desculpa tens razão, pensei que tinha lido a P5B(fui tolo), a P5B-E suporta RAID normalmente como dizes sim, até porque o PC do meu Pai tem uma e é bem porreira :)
 
pelo que tive a ver a que tem probs a mostrar as temps sao as p5b e nao as p5n... continuando, eu tnh uma p5n e n me keixo... tem estado 24/7 e so me atrofiou no dia em k montei o pc (tem uma incompatibilidade com algumas memorias qdo as colocas nos slots amarelos sem teres os pretos preenchidos, meti.as nos pretos e ja ta td a andar). em jogos ela anda bem e o raid da pa fzr na BIOS.
 
Back
Topo