1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[DÚVIDA] Fontes CSS

Discussão em 'Web Development' iniciada por CMPT, 4 de Março de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 1434)

1. CMPT

CMPT Power Member

oi pessoal...

tenho um projecto em mãos e gostava de saber se é possivel utilizar fontes personalizadas com CSS.

ja andei a procura pelo google e estou a chegar a conclusão de que talvez nao seja possivel.

digam-me se estou enganado, e caso não de mesmo qual a melhor solução para esse problema?

2. SlashString

SlashString Power Member

Boas,
    ao utilizares fonts nos browsers, a visualização dessa font vai depender se o utilizador que vê o site a tem no computador ou não. Logo, ao utilizares fonts como Arial, Verdana, etc.. o site será visto em todos os computadores como tu o vês, pois essa fonte existe normalmente por defeito em todos os SOs..
    Ao utilizares outra fonte fora do comum, é provável que a maioria dos utilizadores comuns não vejam o site com esse tipo de fonte, e automaticamente será trocado pela font default do browser!

Espero ter ajudado.
    Cumps

3. hYpe

hYpe [email protected] Member

Normalmente só se usam fontes trabalhadas em imagens, precisamente pela razão que o SlashString descreveu.

4. CMPT

CMPT Power Member

eu sei disso.. por isso e que tenho procurado.. talvez haja uma forma de fazer com que o browser carregue de alguma forma um tipo de fonte..

e fontes trabalhadas em imagens não me parece que seja uma boa aposta, não era nada bom por alguma razao qualquer o site demorar a carregar e um leitor ter de esperar que carregue todas as letras. (não sei se é esta a solução que o hype estava a dar)

5. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Faz uma pequena pesquisa que penso já haver uma thread bastante detalhada sobre esse "problema".

6. CMPT

CMPT Power Member

na techzone?

7. hYpe

Não era bem usar as letras como imagens..

Mas sim isto:

8. CMPT

CMPT Power Member

o conteudo vai ser em grande parte alterado pelo cliente, e por outros utilizadores, nao podem criar imagens sempre que querem por la algum texto... :\

Última edição: 4 de Março de 2008
  9. DanielGomes

DanielGomes Power Member

Sim, é possível fazer "font embedding".
    Já andei a ver isso por alto e pelo que vi dá trabalho e tem algumas limitações.
    Nunca cheguei a implementar mas sei que é possível.

10. mags

mags Power Member

nao tenho a certeza mas se usares fonts de sistema é capaz de dar. mas o melhor é usares a arial ou verdana para o texto corrido na web (caso seja o caso).
    e como ias instalar a font? ias forçar o pc do visitante a instalar a font sem ele saber? ou perguntavas ao visitante se queria instalar?
    se me aparece-se isso, eu dizia logo que nao.

11. CMPT

CMPT Power Member

era isso que estava á procura :D obrigadao DanielGomes :):)

12. CMPT

CMPT Power Member

procura por "font embedding" como o DanielGomes disse e logo vais perceber ao que quero chegar ;)

13. hYpe

Claro, isso não.

Boa sorte.

14. SlashString

SlashString Power Member

Há formas de fazer isso sim, eu não referi anteriormente porque não sou adepto disso..

Se visitares um portal da Korei, China, Japão, etc.. muitos deles perguntam se queres instalar a font correcta para visualizares o site. Mas depois depende do utilizador, se aceitar, tudo bem.. caso contrário, ou vê tudo a arial por exemplo, ou simplesmente não o vê..

Cumps

15. CMPT

CMPT Power Member

Partilhar esta Página