[Dúvida] - Instalar aplicações (make ou apt-get?)

skcratch

Power Member
Viva!

Pretendo dar uso a um desktop que não estou a utilizar, instalando o Ubuntu Server Edition. Há algum tempo que tenho uma dúvida: não tendo em consideração o tempo de instalação, quais são as principais diferenças entre instalar através do gestor apt-get ou através do binário da aplicação (./configure, make e make install)?

Grato desde já pela ajuda,
Cumps!
:D
 
Vantagens de usar um gestor de pacotes: facilidade de instalação, facilidade de desinstalação, actualizações automáticas, garantia de que as dependências do componente estão presentes ou então são automaticamente instaladas, garantia que o componente a ser instalado foi testado e configurado de maneira a funcionar exactamente com a distro para a qual o pacote foi feito, garantia de que a instalação de outros componentes sabe da presença no sistema desse componente pela sua presença na base de dados, ... e devo ter-me esquecido de alguma...

Desvantagens: alguns programas, ou versões mais recentes desses programas, (ainda) não existem em pacote oficial e não estão nos repositórios - mas pode ser por boa razão, o programa em questão pode ser ainda demasiado buggy/instável e/ou por alguma razão não ser compatível com a distro.

Vantagens de ir buscar o código fonte e compilar: para o utilizador comum, praticamente nenhumas. Todos os pontos acima descritos ficam à tua responsabilidade. Quaisquer problemas que surjam, vais ter de os resolver sozinho. Garantias, nenhumas. Para além de que, se andares a instalar componentes em regime do it yourself, a tua distro deixa de poder ser oficialmente suportada.

Espero que tenha ficado claro que o comum utilizador, na grande maioria dos casos, nem deve sonhar em ir aos sites dos projectos sacar o código fonte e compilar. Para alguma coisa servem as distros e os gestores de pacotes.
 
Back
Topo