[Duvida] Intranet, umas Luzes...

Dkid

Power Member
Boas pessoal,

Vou-me iniciar num estágio, e o que me pediram foi para contruir uma intranet para a empresa.

Para a construir vou ter de usar Java Server Pages, algo que já tenho instalado no meu computador.

Para base de dados vou utilizar Mysql.

Onde reside as minhas dúvidas é o que deve ter uma intranet ?

É o meu primeiro projecto, ainda o vou começar oficialmente, só após as férias da páscoa, mas não
me queria apanhar desprevenido quando chegasse a altura de meter as mãos à obra.

Andei a ler algumas informações na internet, há quem aconselhe CMS para criar uma intranet.

As minhas perguntas são:

Como funciona uma intranet?
O que deve ter ?
Existe algum local onde possa ver exemplos?

Obrigado pela atenção, mas como é um projecto que nunca fiz estou um pouco nervoso, pois não faço ideia ainda do que deverei desenvolver, ou utilizar para realizar o projecto.

PS : Certamente a empresa depois vai-me explicar mais detalhadamente, mas o senhor que está responsável pelo nosso projecto meteu uns dias de férias, e eu, ansioso como sou, gostava de ter umas luzes antes de partir para o projecto.
 
Uma Intranet pode ser vista simplesmente como uma rede local, uma internet interna, no qual podes disponibilizar serviços/ficheiros privados

Tudo depende do que se quer. Podes ter simplesmente um portal com noticias/avisos, um servidor de ficheiros para partilhas, por ai.
 
Boas,

Pelo que entendi o que vai ser pretendido é algo dividido em grupos (departamentos), com disponibilização de agenda, partilha de ficheiros, caixa de mensagens..

Não estou a ver que mais poderei implementar, mas sei que vai ser um projecto bastante extenso e complicado

Obrigado pela atenção e ajuda
 
O ideal para uma Intranet será um Portal ou um CMS.

Se tiver em Dominio com Windows Server (como em principio deverá estar) podes usar o LDAP para fazeres single sign-on no Portal/CMS e teres uma área personalízavel para o utilizador.

Podes meter umas secções depois. Pode exemplo:

- Uma secção de news para comunicações da Administração
- Um cardápio dos pratos e preços da Cantina (se tiverem)
- Uma zona Departamental, onde podem apresentar as actividades mais importantes a decorrer por departamento e consequentemente consolidar sinergias.
- Zona de formação, onde colocas as formações decorrentes na empresa, ou o agendamento das mesmas.
- Conjunto de boas práticas da empresa.
- Zona de progressão de carreira (se a empresa tiver um plano de Progressão de Carreira)

As escolhas são inumeras, agora depende do segmento da empresa e que coisas é que são importantes para aparecerem, mas tens sempre muitos sitios por onde pegar. :)

Boa sorte!
 
Back
Topo