Duvida Linux

Pessoal,

A minha mãe completou à pouco tempo o 12º ano com aquilo do governo, das segundas oportunidades.

Acontece que ela tem uma lista de portateis dos quais pode escolher um e eu estive a vê-los e o que me parece melhor de todos (O que tem mais RAM, uma placa gráfica dedicada, ... ) tem o sistema operativo Linux Caixa Mágica e o OpenOffice. A minha duvida é se ela terá algum problema em termos de compatibilidade, ou seja, ela pode criar documentos (Word, Excel, ... ) naquele computador com Linux e abri-los sem problema em Windows Vista em qualquer computador? E já agora, é possivel formatar aquilo e instalar o Vista sem problemas?

Precisava mesmo de uma resposta rápida e concisa, pois ela tem de mandar o papel amanhã, ou depois de amanhã o mais tardar.
 
Não vai ter problema em abrir documentos do Microsoft Office ( desde que não seja do Office 2007 ) e pode gravar com o formato do mesmo no OpenOffice.

Não irá ter problemas no geral de mais nada, virus, etc, é tudo legal, e simples de usar.

Dá uma hipótese ao sistema, o mundo não vive só de Windows ;)

Mas se queres mm meter Windows naquilo podes meter ninguém te impede, tens é de perder tempo a procura de drivers, anti-virus, etc etc
 
* Não é segundas oportunidades, mas sim Novas Oportunidades!

* Se os documentos forem guardados na extensão certa, não haverá incompatibilidade alguma.

* Poderás sem problemas instalar outro sistema operativo, windows ou linux. Mas se é para meter o Vista piratiado, mais vale comprares um que já o traga. A memória RAM está bem baratinha se quiseres fazer algum upgrade. O único senão é a placa gráfica...
 
Como já foi dito, os ficheiros do open office e do Ms Office, desde que gravados com extensão compatível com os dois, funcionam sem problemas em qualquer um deles.

O Portátil trás 40GB de sobra não particionado, se não quiseres ter trabalho podes instalar o windows nessa partição e já tá, ou podes formatar o disco por completo e instalar o linux e o windows em partições do tamanho que desejares. De qualquer uma das formas ficas com dual boot, depois é so escolher quando ligas o PC em qual SO queres entrar, windows ou linux.

Quanto aos drivers, a inforlândia disponibiliza os drivers (supostamente?) mais actualizados para o hardware dos portáteis Aqui
 
Olá, peço desculpa por me ter enganado naquilo das "Novas Oportunidades", a mãe é minha e nem sei o nome da coisa. :lol:

Estou a pensar em manter o Linux, já experimentei o Caixa Mágica e gostei muito, é só mais por ela, que já se vê à rasca com Windows, quanto mais com Linux. Mas creio que é uma questão de hábito e que não é segredo para ninguém que se o Linux ocupasse o lugar do Windows no mercado, toda a gente iria torcer o nariz se tivesse de mudar para Windows. É uma questão de popularidade.

Só gostava que me explicassem melhor isso da extensão, porque, se eu gravar um documento de Word em Office no Windows, ele fica como .doc, o que sucede em Linux/OpenOffice? Tenho de fazer algo tipo "Salvar como..." e depois escolher .doc? Apenas isso?

Sorry... n00bzord here.
 
Olá, peço desculpa por me ter enganado naquilo das "Novas Oportunidades", a mãe é minha e nem sei o nome da coisa. :lol:

Estou a pensar em manter o Linux, já experimentei o Caixa Mágica e gostei muito, é só mais por ela, que já se vê à rasca com Windows, quanto mais com Linux. Mas creio que é uma questão de hábito e que não é segredo para ninguém que se o Linux ocupasse o lugar do Windows no mercado, toda a gente iria torcer o nariz se tivesse de mudar para Windows. É uma questão de popularidade.

Só gostava que me explicassem melhor isso da extensão, porque, se eu gravar um documento de Word em Office no Windows, ele fica como .doc, o que sucede em Linux/OpenOffice? Tenho de fazer algo tipo "Salvar como..." e depois escolher .doc? Apenas isso?

Sorry... n00bzord here.

Sim o formato predefino do Writer(equivalente ao word) é o odf mas se fizeres salvar como podes guardar em doc
 
Back
Topo