Duvida Mushkin PC3500 Level II

Stardust

Power Member
Comprei umas mushkin Level II pc3500 e estão a correr há algumas semanas no "suposto" default delas 217Mhz 2-2-2-5
Corri há pouco o cpuz e fui ver o SPD delas e o cpuz diz que embora estejam realmente a 2-2-2-5 o spd delas é 2-3-3-7
Alguem faz ideia porque será ? Bug do cpuz? terei sido enganado?
Obrigado
:)

Notas:
1. Não retirei os dissipadores para ver os chips pois n kero perder a garantia ou a hipotese de as devolver. Mas eles são roxos e tem o autocolante mushkin level II pc3500.
2. O sistema: P4 3.0 Asus p4p800 hdd seagate 120 sata gf4 ti4200
 
É o normal! :)

Há muitas memorias que também podem correr a essa velocidade, mas como isso implica esforço por parte não só das memórias como também do sistema, é normal os fabricantes programarem as memórias no SPD com timings mais seguros para a maioria dos utilizadores! :)

Também existem situações em que as memorias podem correr a 2-2-2-5 numa motherboard e noutra só correrem a 2-3-4-7, por maior que seja o Vmem... Logo, é escolhido a utilização de timings mais "relaxados!"


Digamos que é uma questão de segurança! :)
 
Eles puseram esse SPD por causa da Compatibilidade ... se fores ler ah pagina da Mushkin.

Não ha nada de errado com as memorias.

Tens eh de ser tu a forçar os timmings.
 
Obrigado pelas vossas respostas.
No entanto estive a fazer uns testes com o memtest e o sistema só fica sem erros com (fsb default 217):
- 2.75v ; 2-3-2-5
Teoricamente deveria dar 2-2-2-5 a 2.75v
Com umas Corsair PC3500 dei esses timings a essas voltagens.
Mais uma vez pergunto.. algo de errado com as minhas memórias?
Obrigado :)
 
Originally posted by Stardust
Obrigado pelas vossas respostas.
No entanto estive a fazer uns testes com o memtest e o sistema só fica sem erros com (fsb default 217):
- 2.75v ; 2-3-2-5
Teoricamente deveria dar 2-2-2-5 a 2.75v
Com umas Corsair PC3500 dei esses timings a essas voltagens.
Mais uma vez pergunto.. algo de errado com as minhas memórias?
Obrigado :)

Supostamente não! Mas tal como o Raptor disse os resultados variam muito de rig para rig! A mushkin para o 875/865 sugere timings de 2-3-2-6, podes confirmar isso na página do fabricante, logo no teu caso estás a exceder os limites 'impostos'. Sendo chip's BH-5 - que gostam bastante de uma boa alimentação - e para teres 2-2-2-5@2,75V é difícil...

Para teres uma ideia, numa IC7-G@2,8V não consigo fazer o 2-2-2-5 nem mesmo o 2-2-2-7 sugerido pela própria mushkin para a board em questão! Só baixando os timings para 2-3-2-5@225!
 
Embora infeliz sinto-me aliviado. Tinha medo de ter algum bad stick. Acho estranho é as Corsair ter conseguido dar os timings sem probs e windows estável horas a fio a correr mpeg2 encodes!
Mas pronto após ler paginas do forum da mushkin eles "deixam" irmos a 2.85 e elas la se aguentam a 217 2-2-2-5 :p
 
ja agora... alguem sabe pk puseram o SPD das minhas memorias... uma PC3200 e outra PC3500?? (desktop q ta na sig)

cumps!

EDIT: as minha têm dissipadores azuis.. mt bonitos :P
 
Back
Topo