[DUVIDA] Oil cooling

The WolfMan

1st Folding then Sex
Estive a pensar e tive uma ideia, nos sistemas de WC, em vez de usarmos àgua, se usarmos óleo dos carros, não teremos melhores performances? É que nos carros usa-se óleo para para dissipar melhor o calor e também para lubrificar. Num sistema de WC, que vantagens e que desvantagens é que vamos ter? Deve ficar mais feio, mas acho que deve dissipar melhor o calor.
 
Eu nao percebo muito de WC, mas segundo a tua teoria não me parece boa ideia, nos carros o oleo é só mesmo para lubrificar o motor, para refegeracão usa-se a agua ou outro liquido apropriado. O oleo nao tem tanta capaciadade de arrefecimento como a água. Sendo assim acho melhor procurar outra opcao, outro tipo de liquido de refregiramento, o oleo nao é a melhor opcao.
 
Eu nao percebo muito de WC, mas segundo a tua teoria não me parece boa ideia, nos carros o oleo é só mesmo para lubrificar o motor, para refegeracão usa-se a agua ou outro liquido apropriado. O oleo nao tem tanta capaciadade de arrefecimento como a água. Sendo assim acho melhor procurar outra opcao, outro tipo de liquido de refregiramento, o oleo nao é a melhor opcao.


eu só junto uma coisa que ele se esqueceu dixer,é que o oleo é mais espesso que a agua, logo, a tubagem e os blocos, etc...etc... teria que ter o diametro do buraco mto maior...
cumps
 
Última edição:
e só junto uma coisa k s eskeceu dixer é k o oleo é mais espeço k a agua, logo, a tubagem e blocos etx etc teria k k ter o diametro do boraco mto maior...
cumps

:-D
Lindo, já sabe usar um computador mas em duas linhas escreve mais erros do que realmente palavras em portugues.

Adiante, oleo não serve para dissipar calor. O que arrefeçe o motor de um automovel é a agua que por sua vez é arrefecida no radiador. Alem de que seria necessario uma bomba consideravelmente mais potente para bombear oleo pelos blocos e radiadores. Isto naturalmente é problematico a nivel de tamanho e de ruido. Alem de que bombas de agua não podem trabalhar com oleo. Teria de ser uma bomba especifica.

Ainda em relação ao fluido usado, não há nada com um racio melhor de preço/performance do que agua destilada. Ainda é possivel usar agua pura obtida em laboratorio que é apenas um pouco melhor no que respeita a tranferencia de calor em comparação a agua destilada, mas da ultima vez que vi o peço desta (25€/litro) desisti.
 
Boas ppl
Eu ja vi ao vivo e a cores um pc mergulhado em oleo fula!!!!
E o pc tava a correr linux sem kualker problema....

Sim, mas agora já estamos a falar de coisas distintas. Anteriormente falava-se de um suposto sistemana de WC a funcionar com oleo (de motor de automovel) em vez de agua. Nessa situação nao é um sistema desse genero, mas sim de todos os componentes totalmente megulhados em oleo vegetal. O facto de estar a correr Linux tem apenas a ver com o facto de ser um objecto de exposição.
O oleo vegetal nao é condutor electrico mas tambem não é nada de especial na condução termica. Nesses casos o que geralmente se faz é montar-se um cooler colossal no socket do processador e deixar o calor deste ser dissipado pelo oleo.
É bonito de se ver mas nada pratico. O oleo vegetal tem um odor carateristico e este setup ocupa uma quantidade de espaço consideravel.
 
e usar é uma pura estupidez... pois esse óleo é feita para se manter a temperaturas perto dos 300ºC quando fritamos a nossa comida, nao para obter uma temperatura o mais baixa possivel, nesse caso era uma boa ideia era usar oleo industrial, oleo k é usado apra arrefecer transformadores enormes em centrais de distribuição eléctrica etc... e caso ainda n repararam o oleo vegetal é mt viscoso a baixas temperaturas, pois é "feito" para operar a temperaturas msm mt altas (comparadas com as k keremos num pc) o oleo industrial nao.

e ja agora mas kem disse ao nosso colega k o óleo do carro é para refrigerar o motor? (peço desculpa mas lool) o óleo do motor dos carros é viscoso pois serve para lubrificar e n refrigerar.

cumps
 
Bem... vi que responderam em massa. Esqueci-me de falar na viscosidade do óleo, e iniciei este tópico, porque li qualquer coisa na net que se existem injectores de óleo nos carros para injectar oleo a volta do cilindro para lubrificar e dissipar o calor gerado. Dai ter feito este tópico.
 
Bem... vi que responderam em massa. Esqueci-me de falar na viscosidade do óleo, e iniciei este tópico, porque li qualquer coisa na net que se existem injectores de óleo nos carros para injectar oleo a volta do cilindro para lubrificar e dissipar o calor gerado. Dai ter feito este tópico.

Nunca ouvi:headsh:

Quando estive numa feira de exposições sobre energias alternativas, o rapaz que estava a falar sobre os sistemas de aquecimento de agua por painéis disse que a agua já não percorre os ditos painéis para aquecer, o que o fazia era um liquido especial que transportava o calor para o deposito onde se encontrava a agua e ai é que aquecia.

Ao que parece esse liquido serve para transportar o calor, que liquido será?? Agua destilada? Se for algo diferente de agua destilada será que tinha aplicação no WC?
Cumps:kfold:
 
existem sistemas de arrefecimento para motor que funcionam a oleo (outro oleo alem que o de lubrificação do motor)
E para arrefecer transformadores de distribuição e transporte

3_Power-Transformer.jpg


Não é muito dificil perceber onde está o depósito de óleo e os radiadores
 
oleo é pior para arrefecer do que a agua pk é mais viscoso, ou seja menos liquido, logo a capacidade de transferir calor é menor. o pk de haver radiadores a oleo talvez se prenda pela temperatura a que as coisas funcionam, nada mais. pk agua é mais eficaz do que o oleo, mas tem a limitação dos 100ºC. para se conseguir mais temperatura na agua e mante-la liquida, tinhamos que aumentar a pressão da mesma, coisa que eventualmente se poderia tornar perigosa para os sistemas de refrigeração...
 
E para arrefecer transformadores de distribuição e transporte

3_Power-Transformer.jpg


Não é muito dificil perceber onde está o depósito de óleo e os radiadores


Boas..

Nos transformadores não é só para arrefecer, mas também para diminuir o arco electrico.
Eu por acaso arranjo desse olhe, pena ser cancerisno.


Cumps
 
Quando estive numa feira de exposições sobre energias alternativas, o rapaz que estava a falar sobre os sistemas de aquecimento de agua por painéis disse que a agua já não percorre os ditos painéis para aquecer, o que o fazia era um liquido especial que transportava o calor para o deposito onde se encontrava a agua e ai é que aquecia.

Ao que parece esse liquido serve para transportar o calor, que liquido será?? Agua destilada? Se for algo diferente de agua destilada será que tinha aplicação no WC?
Cumps:kfold:

no que eu conheço desse género, o que circula não é um líquido, mas um gás semelhante ao dos frigoríficos.

http://www.energie.pt/historiasistemas.php

Com simples painéis solares de alto rendimento e sem vidro, funcionam por meio de um klea ecológico (frigorigénio)
 
Back
Topo