[Dúvida] Página com PHP+MySQL

NotoriousXavi

Power Member
Boas! Queria começar a desenvolver páginas motores de bases de dados "por trás" e o melhor pelo que tenho visto é usar PHP e MySQL (com a vantagem de serem free). A minha dúvida é: consigo fazer um primeiro site de testes sem gastar um único cêntimo, apenas para aprender a lidar com estas linguagens? E se sim, do que preciso? Já andei a ler algumas coisas e tenho noções de query's e as minhas dúvidas são mais relacionadas com as ferramentas que posso ajudar, o que tenho de instalar e alojamentos para conseguir por a funcionar uma página com este tipo de conteúdo dinâmico.
 
boas,

para já se queres apenas testar os teus conhecimentos e pores-te um pouco à prova e veres do que és capaz então instala o servidor Apache no teu computador, instala o MySQL, e o PHP.

O Apache podes encontrar aqui: www.apache.org

O servidor MySQL podes encontrar aqui: http://dev.mysql.com/downloads/mysql/?rz=gdl#downloads

E a última versão do PHP podes encontrar aqui: http://www.php.net/downloads.php#v5

A instalação destes pacotes já quase não requer conhecimentos muito profundos sobre o assunto.

Mas se queres uma coisa já toda instalada e pronta a funcionar sempre podes googlar um pouco o usar o search pois o tópico de web hosts ía ajudar-te em muito: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=165974

Gosto especialmente do www.awardspace.com.

Espero ter percebido bem o que querias.
 
Obrigado ao slack_guy e ao pascasso, perceberam as minhas dúvidas e os links que me indicaram vao ser muito úteis. O meu problema tem mais a ver com o servidor onde poderia fazer testes. :)
 
Mais umas questões visto que o site do Apache não é muito esclarecedor..

O Apache é um servidor de http que me vai permitir testar localmente os meus trabalhos certo? Ele trabalha como uma aplicação ou trabalha como um SO? E ficando com este servidor no meu pc posso associar a um servidor de nomes e ter assim as páginas alojadas no meu próprio computador ou tenho sempre de procurar alojamento quando tiver projectos reais?
 
Mais umas questões visto que o site do Apache não é muito esclarecedor..
Não é esclarecedor? The Number One HTTP Server On The Internet

O Apache é um servidor de http que me vai permitir testar localmente os meus trabalhos certo?
Certíssimo!

Ele trabalha como uma aplicação ou trabalha como um SO?
É uma aplicação.

E ficando com este servidor no meu pc posso associar a um servidor de nomes e ter assim as páginas alojadas no meu próprio computador (...)
Exactamente.

(...) ou tenho sempre de procurar alojamento quando tiver projectos reais?
Depende da largura de banda para uploads, dos sites e conteúdos que tenhas alojados, da tua habilidade para gerir um servidor web, da forma como vais gerir os emails, entre outras coisas.
 
boas,

como o slack_guy disse, isso depende da tua largura de banda mas para um fucionamento a 99,9% do tempo sem te estares a preocupar em teres o pc ligado e as velocidades de upload ridículas que existem, mais vale pagar.
 
na instalação do apache pediu-me um nome de dominio e um endereço. para eu testar localmente só preciso de usar o nome de dominio?
 
Última edição:
ao instalar o php pede-me a path dos ficheiros de configuração do Apache. coloco o caminho da pasta onde ficaram instalados os ficheiros (ex: c:\Program Files\Apache) ou tenho de ser mais especifico?
 
começou mal, escrevi apenas umas linhas de teste e o browser imprimiu-as literalmente:

<html>
<body>
<?php
echo "Hello World";
?>
</body>
</html>
 
vou usar uma dessas frameworks para começar, parece-me bastante inócuo estar a configurar tudo de raiz quando se pode ter simplicidade. :) obrigado a todos.
 
Back
Topo