1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Dúvida] Página com PHP+MySQL

Discussão em 'Web Development' iniciada por NotoriousXavi, 12 de Maio de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 668)

1. NotoriousXavi

NotoriousXavi Power Member

Boas! Queria começar a desenvolver páginas motores de bases de dados "por trás" e o melhor pelo que tenho visto é usar PHP e MySQL (com a vantagem de serem free). A minha dúvida é: consigo fazer um primeiro site de testes sem gastar um único cêntimo, apenas para aprender a lidar com estas linguagens? E se sim, do que preciso? Já andei a ler algumas coisas e tenho noções de query's e as minhas dúvidas são mais relacionadas com as ferramentas que posso ajudar, o que tenho de instalar e alojamentos para conseguir por a funcionar uma página com este tipo de conteúdo dinâmico.

2. hostmake

hostmake Power Member

Existem muitos alojamentos free.

Não sei nenhum de cor para te indicar.

Não precisas de gastar € nenhum!

3. slack_guy

slack_guy Power Member

4. pascasso

pascasso Power Member

boas,

para já se queres apenas testar os teus conhecimentos e pores-te um pouco à prova e veres do que és capaz então instala o servidor Apache no teu computador, instala o MySQL, e o PHP.

O Apache podes encontrar aqui: www.apache.org

O servidor MySQL podes encontrar aqui: http://dev.mysql.com/downloads/mysql/?rz=gdl#downloads

E a última versão do PHP podes encontrar aqui: http://www.php.net/downloads.php#v5

A instalação destes pacotes já quase não requer conhecimentos muito profundos sobre o assunto.

Mas se queres uma coisa já toda instalada e pronta a funcionar sempre podes googlar um pouco o usar o search pois o tópico de web hosts ía ajudar-te em muito: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=165974

Gosto especialmente do www.awardspace.com.

Espero ter percebido bem o que querias.

5. NotoriousXavi

Obrigado ao slack_guy e ao pascasso, perceberam as minhas dúvidas e os links que me indicaram vao ser muito úteis. O meu problema tem mais a ver com o servidor onde poderia fazer testes. :)

6. NotoriousXavi

Mais umas questões visto que o site do Apache não é muito esclarecedor..

O Apache é um servidor de http que me vai permitir testar localmente os meus trabalhos certo? Ele trabalha como uma aplicação ou trabalha como um SO? E ficando com este servidor no meu pc posso associar a um servidor de nomes e ter assim as páginas alojadas no meu próprio computador ou tenho sempre de procurar alojamento quando tiver projectos reais?

7. slack_guy

slack_guy Power Member

Não é esclarecedor? The Number One HTTP Server On The Internet

Certíssimo!

É uma aplicação.

Exactamente.

Depende da largura de banda para uploads, dos sites e conteúdos que tenhas alojados, da tua habilidade para gerir um servidor web, da forma como vais gerir os emails, entre outras coisas.

8. pascasso

pascasso Power Member

boas,

como o slack_guy disse, isso depende da tua largura de banda mas para um fucionamento a 99,9% do tempo sem te estares a preocupar em teres o pc ligado e as velocidades de upload ridículas que existem, mais vale pagar.

9. NotoriousXavi

na instalação do apache pediu-me um nome de dominio e um endereço. para eu testar localmente só preciso de usar o nome de dominio?

Última edição: 12 de Maio de 2008
  10. Santo38

Santo38 Power Member

Para testar localmente usas o dominio/hostname localhost e o endereço IP 127.0.0.1

Saudações

11. NotoriousXavi

ao instalar o php pede-me a path dos ficheiros de configuração do Apache. coloco o caminho da pasta onde ficaram instalados os ficheiros (ex: c:\Program Files\Apache) ou tenho de ser mais especifico?

12. NotoriousXavi

13. NotoriousXavi

começou mal, escrevi apenas umas linhas de teste e o browser imprimiu-as literalmente:

<html>
    <body>
    <?php
    echo "Hello World";
    ?>
    </body>
    </html>

14. K0mA

K0mA Power Member

15. NotoriousXavi

vou usar uma dessas frameworks para começar, parece-me bastante inócuo estar a configurar tudo de raiz quando se pode ter simplicidade. :) obrigado a todos.

Partilhar esta Página